Carros

Dicas Suaves

Reboque e semirreboque: qual a diferença e quais os exemplos?

motorista homem sorrindo
Publicado em 
28
 de 
February
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Ao dirigir, você se depara com diversas cenas ao longo do dia certo? Você pode observar carros de modelos e cores distintas, imprevistos no trânsito e muito mais. A essa altura, nós apostamos que você já viu reboque e semirreboque acontecendo também. 

Mas você sabe diferenciar esses dois tipos de transporte? Ao longo do texto, vamos te explicar as principais diferenças entre os dois, além de citar alguns exemplos. 

E caso você não faça ideia do que se trata, basta lembrar das ocasiões em que você presenciou veículos de carga transportando carros ou itens. É exatamente sobre isso que iremos falar a seguir.

Quais são os tipos de reboques?


Quando o assunto é tipos de reboque, saiba que ambos se tratam de equipamentos não motorizados. Ou seja, dependem de outro veículo para ter funcionalidade. 

Antes de explicar a diferença entre eles, é fundamental ressaltar que essa distinção ocorre por uma série de fatores: aspectos como o tipo de mercadoria ou item a ser transportado, as características da viagem e até o peso da carga. 

Existem uma série de equipamentos que podem ser utilizados para armazenagem de cargas em veículos. E ao entender tudo que envolve o assunto, é possível descobrir as principais vantagens de cada um deles. 

Esse assunto se torna ainda mais importante para quem deseja conduzir reboque e semirreboque. Afinal, compreender como esses veículos funcionam garante maior segurança e conformidade com a lei.

{{cta-component}}

O que é semirreboque?

O semirreboque traz algumas particularidades. A principal é o fato dele necessitar de um caminhão trator para ser engatado.

Muito comum para o transporte de cargas pesadas, ele pode ser adaptado para diversas funcionalidades, desde o transporte de carros na cegonha até tanques que levam líquidos a granel.

Além do engate ser feito em caminhões do tipo cavalo mecânico, ele não consegue se equilibrar por conta própria. Portanto, parte do peso do transporte será apoiado nesse veículo.

O que é reboque?

O reboque, por sua vez, se trata de um veículo independente que está sempre engatado no veículo motor. Normalmente com estrutura mais simples e desenvolvido para transportar cargas leves a médias, pode acompanhar carros, caminhões, tratores e muito mais. 

Além disso, ele se estabiliza sozinho, sem que seu peso precise ser depositado no veículo que o conduz. Outro fato interessante é que os reboques são utilizados frequentemente no campo, para transporte de animais, por exemplo.

Qual é a diferença entre reboque e semirreboque?

As diferenças entre reboque e semirreboque ocorrem principalmente por conta do funcionamento distinto dos transportes. A seguir, vamos explicar melhor essas especificações.

Peso e eixos

Como acabamos de te explicar, enquanto o semirreboque fica atrelado ao caminhão trator e parte do seu peso é carregado nele, o mesmo não ocorre no reboque. Nesse segundo caso, o transporte se sustenta por conta própria, e essa distinção acontece por conta dos eixos.

O semirreboque possui entre 1 a 3 eixos e o reboque apresenta dois ou mais eixos para se equilibrar sem auxílio.

Encaixe

O encaixe ou engate do reboque e semirreboque também funciona de forma distinta, mesmo que ambos dependam de veículos motores para funcionar.

O reboque, apesar de se sustentar sozinho, sempre é transportado engatado em veículos automotores. Ou seja, ele funciona como uma armazenagem extra fora do seu carro, do caminhão, trator ou outro veículo em questão. 

Já o semirreboque precisa ser acoplado ao caminhão trator por engate comum, situação em que o pino é conectado ao prato de encaixe. E é por isso que ele exige uma estrutura robusta para sustentá-lo, visto que parte do seu peso é distribuído com o veículo motor.

Transporte

É impossível não notar a diferença de tamanho entre os dois tipos de equipamento, exatamente por serem destinados a diferentes tipos de carga. 

Apesar do reboque apresentar maior capacidade de movimento, ele aguenta muito menos peso. Por isso, costuma ser utilizado para transportes com menos carga, para uso individual ou de pequenos negócios. 

Enquanto isso, o tipo de acoplamento do semirreboque suporta cargas muito maiores, como as de grandes empresas. Mesmo que isso traga algumas limitações de locomoção, como velocidade, traz mais segurança para transportes mais complexos.

Carretinha é reboque ou semirreboque? 

Depois de descobrir as diferenças entre os equipamentos, é muito comum que outras dúvidas surjam. Uma que provavelmente já cruzou sua mente é: será que aquilo que nós utilizamos para realizar carreto, frete e mudanças é reboque ou semirreboque? 

Bom, segundo o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) a carretinha é considerada um reboque. Afinal, ela é acoplada para transportar volumes que vão além da capacidade do seu porta-malas ou caçamba, e possui dois ou mais eixos.

E a carretinha da motocicleta, também é reboque? 

A resposta é sim! A carretinha para moto traz as mesmas características do equipamento utilizado em carros. Ela é ideal para facilitar o transporte de pequenas cargas, auxiliando 

nas entregas de pequenos negócios, como comércios de gás, água e alimentos. 

 

O que diz a lei sobre o reboque e semirreboque?  

Seja para conduzir as carretinhas ou outro tipo de reboque, a nossa recomendação é estudar as regras de trânsito específicas para o uso desses equipamentos. 

Mesmo sem possuir motor próprio, elas exigem documentação e emplacamento, assim como o seu carro. Do mesmo modo, reboques devem contar com as seguintes peças:

  • Para-choque
  • Lanternas
  • Para-lama
  • Setas
  • Faixas sinalizadoras
  • Freios de estacionamento
  • Estepes, de forma facultativa
  • Engate com ligação de energia

Outros dois pontos importantes sobre a condução de reboques é que o motorista precisa ter habilitação na categoria B, e que apesar deles serem livres do pagamento de IPVA, devem ser licenciados.

Caso o peso bruto da junção do veículo automotor e do reboque ultrapassar 3500 kg, a categoria exigida para a CNH é a C

E quanto ao semirreboque? Nesses casos, os veículos com mais de 6000 kg devem estar habilitados para dirigir na categoria E

Vale lembrar que o descumprimento de qualquer uma dessas regras pode resultar na apreensão do veículo, além de apontar infração grave.

Exemplos de reboque e semirreboque  

Agora que você já descobriu mais detalhes sobre o assunto, chegou a hora de conhecer os principais exemplos de reboque e semirreboque. Nós temos certeza que você se depara com um ou mais deles diariamente! 

Confira:

  1. Aberto: ideal para cargas que não precisam de proteção.
  2. Fechado: desenvolvido para cargas que precisam de proteção.
  3. Basculante: semirreboque para cargas a granel que precisam ser despejados.
  4. Frigoríficos: para transportes de cargas a baixas temperaturas, como carnes, oferecendo a estrutura e vedação necessárias.
  5. Tanques: voltado para o transporte de líquidos.
  6. Cegonhas: armazenagem ideal para transportar outros veículos.
  7. Porta-contêineres: semirreboque que transporta contêineres em geral, carregados ou não.
  8. Zorra: tem a finalidade de transportar veículos mais pesados, como máquinas, peças de avião, entre outros. 

Agora ficou mais fácil visualizar esses tipos de transportes, certo? 

O seguro cobre reboque e semirreboque?

Será que tem como fazer seguro para esses equipamentos? Via de regra, o Seguro Auto diz respeito apenas ao cavalo mecânico, ou seja, o caminhão trator de um semirreboque. O mesmo vale para o veículo de passeio que eventualmente possua uma carreta.

Mas há exceções no que diz respeito à extensão da Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V), para acionar a apólice do rebocador caso ocorra algum acidente com os reboques.

Principalmente nos casos de semirreboque, é importante destacar também que as seguradoras geralmente não cobrem a carga transportada. E que caso qualquer imprevisto ocorra por mau acondicionamento da mesma, a indenização poderá ser negada.

Conclusão

Por enquanto, não é possível estender as nossas coberturas para cobrir reboque e semirreboque. Porém, você pode continuar aproveitando nossas dicas suaves para continuar aprendendo sobre o trânsito e dirigir melhor.

O nosso objetivo é te ajudar ao máximo a entender como suas ações impactam em uma condução mais justa e segura. Seja quando o assunto é manutenção de carro, informações sobre a CNH e tudo sobre a legislação vigente.

Você pode ainda aproveitar as nossas facilidades para garantir um seguro do seu jeito, com a cobertura que você precisa. 

Aprender com a gente traz inúmeras vantagens além do conhecimento, e a principal é a possibilidade de ganhar até 1 ano de seguro grátis!

Gostou da ideia? Então faça sua cotação sem compromisso e aproveite para se inscrever no canal da Justos no YouTube. Lá tem muito mais dicas e informações sobre Seguro Auto pra você fazer a melhor escolha e dirigir protegido.

Podemos contar com você nessa?

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos