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O que significa perda parcial do veículo, o que fazer e quem paga

carro com pneu furado
Publicado em 
28
 de 
February
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Ao se envolver em um acidente, é comum ficar em dúvida sobre o que fazer e quem arcará com os custos em caso de perda parcial.

A perda parcial ocorre quando o valor dos reparos necessários é inferior a 75% do valor do veículo na Tabela Fipe.

Nessa situação, é possível acionar o seguro para cobrir os custos de reparo, mas nem sempre é a opção mais viável, por isso, é essencial entender como funciona o processo, quando acionar e quem paga por ele.

O que significa perda parcial do veículo?

Perda parcial do veículo é qualquer incidente que cause danos ao veículo como colisões, arranhões entre outros danos onde o concerto seja menor que 75% do valor de mercado do carro.

Ou seja, imagine que você tem um carro avaliado em R$70 mil na Tabela Fipe e você sofre um acidente com alguns danos. Ao levar o veículo para a oficina, o orçamento dos reparos é de R$35 mil. Nesse caso, o carro sofreu uma perda parcial, pois o valor dos reparos não 

ultrapassou os 75% do valor de mercado do veículo.

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Quando ocorre uma perda parcial, o segurado é responsável por pagar a franquia e a seguradora cobre o valor restante.

No entanto, se o valor dos reparos ultrapassar os 75% do valor de mercado do veículo, o veículo entra na categoria de perda total.

Isso significa que os danos são tão graves que não compensa mais realizar os reparos. Nesse caso, a seguradora considera que o carro não tem mais conserto e indeniza o segurado com o valor integral do veículo de acordo com a Tabela Fipe e as condições da sua apólice.

Qual a diferença entre perda e sinistro?

A perda parcial acontece quando o veículo pode ser reparado. Já o sinistro é qualquer evento previsto na apólice do seguro que pode levar a uma indenização por parte da seguradora.

O que é perda parcial?

A perda parcial acontece quando os danos sofridos pelo carro são menores que 75% do valor total dele e podem ser reparados, de forma que o veículo possa voltar a circular normalmente.

Nesse caso, você pode acionar a seguradora para te auxiliar e cobrir os custos do conserto, porém é válido ficar atento ao valor da franquia que deve ser paga e se vale a pena acionar o seguro para reparar os danos.

O que é sinistro?

Sinistro é um termo que se refere a qualquer evento previsto no contrato de seguro que pode levar a uma indenização por parte da seguradora.

Os eventos que podem ser considerados sinistros no seguro auto incluem, por exemplo, colisões, incêndios, roubos, furtos, enchentes, entre outros.

Quando ocorre um sinistro, você deve informar a sua seguradora o mais rápido possível, para que ela avalie e verifique se o dano está coberto.

Caso o sinistro esteja coberto, a seguradora irá indenizar o segurado de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

Nesse caso, você pode receber o reembolso do sinistro de duas maneiras:  com indenização parcial ou integral.

Explicamos um pouco mais sobre esse assunto no canal do Youtube da Justos, confira!

Qual a diferença entre perda total e parcial?

A diferença entre perda total e perda parcial em veículos está relacionada ao valor dos danos causados pelo sinistro.

Quando os danos são tão grandes que ultrapassam 75% do valor de mercado do veículo, ele é considerado perda total, ou seja, não compensa realizar o conserto.

Já em casos de perda parcial, o valor dos reparos é menor que 75% do valor do carro e, portanto, o veículo pode ser consertado. Essa avaliação é feita por profissionais qualificados para identificar corretamente o tipo de perda e o que fazer.

Quem emite laudo de perda parcial de veículo?

O laudo de perda total do veículo é um documento emitido por peritos para determinar se os 

custos de reparo após um sinistro são mais altos do que o valor de mercado do carro.

Esse processo é conduzido por peritos e avaliadores habilitados, que são contratados pelas seguradoras para garantir uma avaliação precisa.

Eles realizam uma inspeção detalhada do veículo, avaliando sua condição e verificando se há alguma discrepância em relação à descrição do sinistro.

Se a avaliação indicar que os custos de reparo são menores que 75%, é considerado perda parcial, nesse caso, o profissional vai emitir um laudo indicando os reparos necessários.

A seguradora vai indicar a oficina parceira para que você possa realizar o conserto e te informar o valor da franquia que deve ser paga.

O que fazer quando o carro sofre perda parcial?

Ao se envolver em um acidente, o primeiro passo a ser feito é verificar se todos os envolvidos estão bem e se necessário, chamar o socorro para que as vítimas tenham os cuidados necessários.

Depois é hora de acionar a Justos ou a sua seguradora através dos canais de contato disponíveis, para comunicar o ocorrido. Para que a seguradora possa te dar suporte, é importante que você informe todos os detalhes relevantes do acidente, como o local, dia, condutor e pessoas envolvidas.

Você vai precisar agendar uma vistoria com o perito ou avaliador da seguradora, esse profissional irá avaliar o grau de dano e determinar o valor dos reparos.

Leve o veículo à oficina indicada pela seguradora, para que os reparos sejam realizados e você possa circular novamente com o carro.

Além disso, é necessário pagar a franquia, que é a parte do valor dos reparos que fica por sua conta.

Cada seguradora pode ter procedimentos e prazos diferentes para realizar os reparos e a indenização. Portanto, é essencial seguir as orientações da sua seguradora e da oficina credenciada para garantir que o processo seja feito da melhor maneira.

Na perda parcial preciso pagar franquia?

Sim. A franquia corresponde a um valor obrigatório previsto na apólice que deverá ser pago pelo segurado para garantir a proteção contratada.

Ou seja, é um dinheiro que sai do seu bolso caso aconteça algo com o seu carro, como a perda parcial.

Então, em caso de perda parcial do seu carro, se você acionar o seguro para o conserto, é necessário pagar a franquia.

Se o custo dos reparos for menor que a franquia, pode ser mais vantajoso pagar o conserto e não acionar o seguro.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de franquia no seguro auto, por isso, é necessário ver qual é o tipo presente na sua apólice para avaliar se vale a pena acionar ou não a seguradora.

Quando compensa acionar o seguro em caso de perda parcial?

O seguro auto é uma excelente opção para cobrir danos ao veículo, mas nem sempre acioná-lo é a melhor escolha, isso acontece devido ao pagamento da franquia.

Se o valor do reparo for próximo ou superior ao preço da franquia, pode não valer a pena acionar o seguro, pois além de pagar a franquia, você pode perder pontos da classe de bônus.

A classe de bônus é o desconto para quem não teve nenhum sinistro acionado e isso pode resultar em aumento no valor do prêmio nas renovações do seguro.

No entanto, se os custos do reparo do veículo forem altos e ultrapassarem o valor da sua franquia, é uma boa opção acionar o seguro, pois você irá pagar pela franquia e a seguradora fica responsável pelo restante do valor de reparos.

Por exemplo: você tem um seguro auto com franquia de R$2 mil reais e se envolveu em um acidente com perda parcial. Você fez um orçamento e o valor do conserto vai ficar R$1 mil reais. Nesse caso, vale a pena pagar os reparos e não acionar a seguradora, já que o valor é menor que a franquia.

Onde fazer concerto no caso de perda parcial?

No caso de perda parcial, você pode levar o carro em uma oficina credenciada da seguradora ou em uma oficina que preferir.

Se você optar por uma oficina que não esteja credenciada pela seguradora, não se esqueça de verificar se ela aprova o orçamento proposto e se a oficina tem parceria com alguma seguradora, não importa qual delas seja.

Conclusão

Se envolver em um acidente pode ser uma situação estressante e confusa, mas saber como proceder pode ajudar a tornar o processo mais tranquilo.

É interessante entender que em caso de perda parcial é necessário pagar a franquia e que não são todos os casos que é válido acionar o seguro auto, como em situações em que o valor do conserto fica muito menor que a franquia.

Mas para avaliar o melhor a ser feito e não ficar desamparado em situações como essa, é preciso contar com uma seguradora como a Justos, que te dá suporte e auxilia nesse momento.

A Justos é o seguro digital mais barato para quem dirige bem, afinal, se você contribui para um trânsito mais seguro, é justo que você pague menos.

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