Dirigir Bem
Dicas Suaves
Como parcelar IPVA atrasado: consulte e veja como resolver
O IPVA, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é uma taxa obrigatória para todas as pessoas que possuem um ou mais carros. Esse imposto deve ser pago anualmente.
O dinheiro arrecadado durante os primeiros meses do ano é distribuído para o estado e para os municípios próximos de onde o veículo está registrado. A divisão do dinheiro é variável, o que significa que ele pode alimentar diversos fundos.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é calculado o valor do IPVA. É preciso que entendamos, antes de tudo, que existe uma fórmula: valor venal do veículo de acordo com a tabela Fipe x alíquota do estado.
A tabela Fipe não muda; ela é válida para todo o território brasileiro. O que gera alterações nos valores a serem pagos é justamente a alíquota, que varia de estado para estado.
Agora, vamos ao assunto principal deste artigo: o que acontece se, por acaso, você deixar de pagar o imposto obrigatório? É possível pagar depois? Se sim, como parcelar IPVA atrasado? Confira o material que preparamos para você a seguir:
O que pode acontecer se o IPVA não for pago?
O não-pagamento do imposto obrigatório tem uma série de consequências, como:
Pagamento de multa
Não pagar o IPVA na data certa implica em multa. A porcentagem varia de acordo com o estado - em São Paulo, por exemplo, a multa é de 0,3% ao dia. Em 60 dias, o valor dela alcançará o patamar de 18%, que é o teto máximo.
Para consultar os valores de multa diária, acesse o site oficial do Detran do seu estado e verifique o que foi publicado.
Proibição de fazer o licenciamento
Se você não fizer o pagamento do imposto obrigatório, não conseguirá fazer o licenciamento do carro. Sem a documentação correta, você pode ter o seu veículo apreendido pela polícia.
Apreensão do veículo
Caso isso aconteça, você terá que pagar não apenas o imposto atrasado, mas uma multa e os juros relacionados aos dias em que o seu veículo esteve no pátio do Detran.
Para fazer a retirada do carro, vale lembrar, será preciso fazer outros investimentos financeiros e de tempo. Se não for possível quitar a dívida, o veículo pode ir à leilão.
Nome sujo
Quando atrasamos o IPVA, recebemos, por correio, um comunicado. Caso não façamos o pagamento, o nosso nome pode ser encaminhado para as listas de nomes "sujos" de órgãos como o Serasa ou o SPC.
Se você não conseguiu fazer o pagamento do imposto na íntegra, é possível que queira saber como parcelar IPVA atrasado. Fique tranquilo: falaremos sobre isso nos próximos parágrafos.
Como consultar o IPVA atrasado pelo Renavam?
A consulta do IPVA atrasado é feita diretamente pelo site do DETRAN do seu estado. Por lá, também é possível fazer a impressão do boleto para pagamento. Para acessar essas informações, porém, será necessário ter o número do RENAVAM (que está disponível no documento do carro).
O boleto pode ser pago em casas lotéricas, por meio de internet banking e também na agência bancária autorizada (há diversos bancos que possuem autorização pra recebimento do IPVA).
Como saber se tenho uma dívida Ativa?
Como mencionamos há pouco, é possível que, após alguns dias de dívida ativa, você receba um comunicado de órgãos de proteção ao crédito.
Se isso não aconteceu, mas você suspeita de que esteja nessa situação, confira o que está disponível no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
Nele, você encontrará uma seção dedicada especificamente ao IPVA e aos débitos do veículo. Para acessar essas informações, novamente, será necessário ter em mãos os dados do seu veículo, como o RENAVAM.
Como pagar o IPVA atrasado?
Se você possui uma dívida e deseja fazer a sua regularização, siga o que já dissemos até aqui: acesse o site do DETRAN ou da Secretaria da Fazenda do seu estado e emita uma nova guia de pagamento.
Lembre-se: o valor da guia varia de acordo com o tempo da dívida. Há, além do valor normal do IPVA, multas e juros.
Se você quer saber como parcelar IPVA atrasado, veja:
Tem como parcelar o IPVA vencido?
No site da Secretaria da Fazenda do seu estado, você pode emitir a guia de pagamento com parcelamento. A quantidade de parcelas permitida varia de acordo com o estado.
É melhor pagar o IPVA vencido à vista ou parcelado?
Não existe resposta certa para essa pergunta, porque se trata de uma questão bastante particular - e que deve levar em consideração o momento financeiro do motorista.
Em geral, recomenda-se ao motorista que faça o pagamento da dívida em sua inteireza se for possível, uma vez que isso garante que aquele débito foi solucionado por um ano. Se tal situação não cabe na realidade do condutor, porém, faz todo o sentido que os valores sejam parcelados.
Agora que você já sabe como parcelar IPVA atrasado e está em posse de mais informações pertinentes, planeje-se! O planejamento financeiro ajuda a evitar muita dor de cabeça.
Quanto tempo demora para baixar a dívida ativa do IPVA?
Há um prazo de até 6 dias para que o nome do motorista saia da Dívida ativa. Quando a situação estiver regularizada, será possível ao motorista fazer o pagamento, também obrigatório, do licenciamento anual do seu carro.
Em tempo: o licenciamento anual é a emissão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem a necessidade de vistoria. O licenciamento pode ser feito em aplicativos específicos. Para mais informações, consulte o site do Detran do seu estado.
Como parcelar IPVA atrasado?
Mencionamos em outro momento que o parcelamento deve ser pedido no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, quando você estiver para emitir a sua guia de pagamento do IPVA atrasado.
Como fazer o parcelamento do IPVA no boleto?
No momento de gerar a sua guia de pagamento no site oficial da Secretaria da Fazenda, você pode solicitar o parcelamento de débitos por boleto.
As condições, porém, variam de estado para estado. Para ter certeza sobre o que é válido ou não na sua localidade, confira as informações disponibilizadas no endereço online já mencionado. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Secretaria da Fazenda ou mesmo com o Detran.
Agora que você já sabe como parcelar IPVA atrasado, vamos dar uma olhada em algumas das perguntas mais comuns feitas a respeito do IPVA e de processos similares?
Dúvidas frequentes sobre IPVA
A seguir, confira respostas para questionamentos bastante recorrentes sobre o assunto:
O que é o IPVA?
O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto obrigatório para todos aqueles que possuem um automóvel.
A cobrança, feita anualmente, deve ser realizada - sob pena de apreensão do veículo, multa e até negativação do nome do condutor em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o SERASA.
O surgimento do IPVA remonta ao ano de 1985, quando o imposto foi estabelecido nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1986, a cobrança ganhou o território brasileiro e houve, a partir daí, a definição individual das alíquotas de cobrança (ou seja, cada estado decide a porcentagem da sua alíquota).
O IPVA veio para substituir outro imposto: o TRU (Taxa Rodoviária Única), que surgiu em meados de 1969 e era cobrado nacionalmente.
O valor da cobrança do IPVA é variável, exatamente por conta da alíquiota já mencionada. Em todos os estados, porém, respeita-se a seguinte fórmula: para cobrança do IPVA, calcula-se o valor venal do veículo na Tabela FIPE x a alíquota daquele estado.
A Tabela Fipe é nacional, o que faz com que este valor seja o mesmo para todos os locais. A cobrança fica diferente apenas por conta da alíquota.
O pagamento do IPVA por ser à vista ou parcelado. As condições, porém, são bastante variáveis - e esse é o motivo pelo qual sempre se sugere ao interessado que envie seus questionamentos diretamente para o Detran ou para a Secretaria da Fazenda.
O atraso do IPVA pode gerar multa. Há, além disso, cobrança de juros por cada dia de atraso. Pessoas que não fizerem o pagamento do IPVA podem ter o seu veículo apreendido e não poderão fazer o licenciamento anual.
Para que serve o IPVA?
Como dissemos no início do artigo, o IPVA é um imposto que tem como objetivo arrecadar dinheiro para o governo do estado. Os valores são utilizados para fins diversos, que podem também variar de acordo com cada governo.
Qual a importância do IPVA?
O valor arrecadado pelo IPVA é utilizado para cumprir uma série de demandas. O valor pode ser usado em benefícios para a educação, saneamento, cultura, saúde, trânsito, transportes, entre outras coisas.
Cada estado tem a sua própria definição de prioridades e planejamento. Se você tem dúvidas sobre o que está sendo feito com o dinheiro arrecadado em seu estado, pode buscar informações na Secretaria da Fazenda.
Tirou todas as suas dúvidas sobre como parcelar IPVA atrasado? Vamos, então, aproveitar para falar sobre outro assunto muito importante para você, condutor ou condutora:
Conte com a Justos
Por mais que façamos o possível para dirigir de forma defensiva e cautelosa e mantenhamos as nossas atitudes alinhadas com as leis de trânsito, há coisas que infelizmente não podemos prever.
Acidentes, pequenos defeitos e até um pneu furado podem nos gerar muita dor de cabeça e interromper as nossas viagens. É por isso que é fundamental ter um bom seguro veicular, com cobertura 24h.
A Justos chegou para auxiliar! A nossa equipe é treinada para ajudá-lo durante momentos delicados e oferecer empatia, tranquilidade e resolução. Além disso, nosso atendimento 24h fornece ao condutor as seguintes vantagens:
- Guincho;
- Pane mecânica;
- Falta de gasolina;
- Reparo de pneus;
- Chaveiro;
- Estacionamento por uma noite;
- Continuação da viagem ou retorno;
- Acomodação;
- Motorista particular;
- Acomodação familiar;
- Remoção hospitalar;
- Traslado de corpo;
- Reparo de vidros;
- Troca de retrovisor lanterna ou farol;
- Carro reserva.
E isso não é tudo: preparamos benefícios exclusivos para motoristas conhecidos por sua condução zelosa. Acreditamos, antes de tudo, que o cuidado individual é capaz de transformar o trânsito e, assim, preservar a integridade de todos.
Se esse é o seu caso, então, não perca tempo: faça agora orçamento em nosso site oficial.
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!