Carros

Dicas Suaves

Como saber se o amortecedor está ruim: sintomas e quando trocar

como-saber-se-o-amortecedor-esta-ruim
Publicado em 
24
 de 
December
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Dentro da suspensão do carro, os amortecedores são fundamentais para absorver os impactos, mantendo as rodas em contato com o solo e proporcionando estabilidade ao veículo.

Mas, se algo está errado com os amortecedores ou estão desgastados, é fácil notar barulhos, solavancos e falta de estabilidade.

E para solucionar o problema, fazer as manutenções do seu carro é a peça chave para evitar problemas e melhorar a sua autonomia.

Mas quando saber a hora de trocar os amortecedores? Vem com a gente entender:

Qual é a função dos amortecedores?

Os amortecedores fazem parte do sistema de suspensão do carro e tem duas funções principais: absorver os impactos e manter os pneus em contato com o solo para proporcionar estabilidade ao dirigir.

Além disso, os amortecedores são  indispensáveis para a frenagem e estabilidade do veículo, principalmente em curvas.

A peça é composta por cerca de 50 partes, funcionando com fluido e ar comprimido ou gás para garantir segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

{{cta-component}}

Qual a importância dos amortecedores na segurança do carro?

Os amortecedores são peças essenciais para garantir a segurança do carro, ajudando a manter o controle, a estabilidade e a aderência na pista, em diversas situações como:

Aceleração brusca

Quando você acelera rapidamente, os amortecedores são responsáveis por manter as rodas em contato firme com o solo, transmitindo a potência do motor para o asfalto sem comprometer a estabilidade do carro. 

Nesse caso, os amortecedores garantem a aderência, permitindo que você mantenha o controle do veículo, especialmente em situações de arrancadas rápidas, curvas  ou em superfícies onde a aderência pode variar, como estrada de paralelepípedo, por exemplo. 

Alta velocidade e curvas fechadas

Em altas velocidades e curvas fechadas, os amortecedores garantem o controle do balanço do veículo, fazendo com que as rodas permaneçam firmemente no solo.

Essa função dos amortecedores diminui a inclinação da carroceria, trazendo estabilidade e melhorando a aderência, garantindo assim a segurança para manobras. 

Ao frear

Durante a frenagem, os amortecedores são fundamentais já que transferem o peso do veículo para as rodas dianteiras, traseiras ou para todas elas, mantendo a estabilidade e garantindo que os pneus mantenham o contato adequado com o solo.

Esse desempenho é fundamental para reduzir a distância de frenagem e oferecer um controle mais preciso do veículo, evitando derrapagens e eventuais colisões. 

Como saber se o amortecedor está ruim?

Amortecedores desgastados ou com problemas podem manifestar uma série de sintomas, por isso, é válido ficar atento aos sinais para garantir a segurança e o desempenho do seu carro.

E os principais sintomas são:

Vibração e rolamento do veículo

Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada.

Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação  da carroceria.

Além disso, os amortecedores desgastados podem gerar o empinamento ou rebaixamento do carro, ocasionando os sintomas citados acima.

Por isso, ao perceber essa vibração e desconforto, pode ser hora de trocar o rolamento, evitando que o desgaste danifique outros componentes da suspensão.

Desgaste irregular dos pneus

O desgaste irregular dos pneus nunca é normal, e pode ser a causa de diversos problemas, inclusive os amortecedores.

Esse desgaste nos pneus acontece porque se os amortecedores estiverem gastos, eles não conseguem controlar o movimento das rodas, o que pode fazer os pneus se desgastarem mais do que o normal.

Então, se você notar que as borrachas do pneu estão gastando de forma irregular, pode ser hora de fazer a revisão.

Direção instável

Amortecedores desgastados podem causar uma sensação de direção instável, podendo deixar o seu carro mais difícil de controlar, especialmente ao fazer curvas, já que o veículo perde a aderência ao solo, deixando a direção perigosa.

Por isso, ao notar alguma instabilidade ou dificuldade na frenagem, não hesite em levar o seu carro até um mecânico de confiança para que os amortecedores sejam revisados e, se necessário, sejam substituídos.

Ruídos

Por serem peças hidráulicas, os amortecedores não fazem barulhos, principalmente os metálicos. Por isso Barulhos anormais, como batidas metálicas, rangidos, ou até mesmo um "chapisco" vindo da suspensão ao passar por irregularidades na estrada, podem indicar problemas nos amortecedores.

Quando os amortecedores estão gastos, esses barulhos podem ser comuns ao passar por lombadas, buracos ou irregularidades na pista.

Aumento da distância de frenagem

Se notar que a distância de frenagem está mais longa do que o normal, principalmente quando a estrada está molhada, pode ser que os amortecedores estejam desgastados.

A dificuldade na frenagem quer dizer que a suspensão pode não estar mantendo os pneus em contato adequado com o solo durante a frenagem, podendo causar acidentes.

Por isso, sempre que notar alguma dificuldade para frear, leve o carro até uma oficina especializada para fazer uma revisão nos componentes da suspensão, inclusive os amortecedores.

Instabilidade na condução

Quando os amortecedores estão desgastados, podem gerar uma sensação de instabilidade ao dirigir, fazendo com que o carro balance e tenha movimentos exagerados na carroceria, até mesmo nas pistas retas.

Os amortecedores desgastados, além de balançar mais do que o normal, trazendo desconforto para o motorista e passageiros, podem comprometer a estabilidade do veículo.

Trepidação na carroceria

A trepidação na carroceria não é um problema exclusivo de amortecedores desgastados, mas pode ser um indício a ser investigado.

Se notar trepidações excessivas na carroceria do veículo ao passar por lombadas, buracos e principalmente em estradas asfaltadas é hora de visitar uma oficina especializada e fazer uma revisão no componente.

Molas danificadas

Os amortecedores são responsáveis por controlar o movimento das molas, absorvendo impactos e mantendo a estabilidade do carro.

Então, quando os amortecedores estão desgastados, eles podem causar mais pressão que o normal nas molas, causando problemas e deixando o carro com pouco conforto na condução.

Falta de estabilidade

Problemas nos amortecedores podem causar falta de estabilidade no carro, principalmente com balanço excessivo ao passar por solavancos ou buracos na estrada.

Além disso, a instabilidade ao dirigir, especialmente em alta velocidade ou ao mudar rapidamente de direção pode fazer com que a sua direção se torne perigosa.

Por isso, ao notar instabilidade no seu carro, procure uma oficina especializada para fazer uma revisão em todos os componentes, garantindo a sua segurança.

Distribuição desigual de peso

Devido ao desgaste dos amortecedores, pode haver distribuição desigual do peso do veículo, causando instabilidades, problemas nas molas, danos nos pneus, entre outros.

Vazamento de óleo

Os amortecedores em bom estado de funcionamento, por ser uma peça hidráulica, utiliza óleo para diminuir os solavancos no carro.

Porém, se algo estiver errado, o óleo pode vazar, impedindo que o amortecedor faça o seu trabalho direito.

O ideal é sempre verificar nas revisões se há marcas de vazamento de óleo, já que isso pode indicar problemas ou desgaste dos amortecedores.

Carro mais baixo que o normal

Por fim, esse é um dos sintomas mais comuns caso os amortecedores estejam desgastados ou danificados.

O carro mais baixo que o normal ocorre porque os amortecedores danificam as molas do veículo, deixando ele mais próximo do solo.

Se você notar que o seu carro está mais baixo ou há desconforto na hora de passar por lombadas e buracos, é hora de levar o veículo para uma revisão mais detalhada.

Além disso, se o parachoque estiver muito próximo dos pneus, além do desgaste dos amortecedores, pode acontecer da peça encostar no pneu e causar fissuras.

Como evitar o desgaste dos amortecedores?

O desgaste natural dos amortecedores acontece com qualquer veículo, mas o desgaste prematuro da peça pode ser evitado com simples medidas, e a primeira delas é dirigir conforme a velocidade da via.

Por exemplo, trafegar um pouco mais devagar pode salvar seus amortecedores em estradas de paralelepípedo!

Além disso, passar com cautela por buracos e lombadas não só protege os amortecedores, mas também contribui para a preservação do seu carro.

Fazer as manutenções previstas no manual do proprietário do veículo também é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema, bem como fazer a substituição dos amortecedores sempre que recomendado pelo profissional.

Evitar sobrecarregar o veículo é outra medida que pode melhorar a vida útil dos seus amortecedores, já que o excesso de peso requer mais do veículo, causando danos a longo prazo.

Os amortecedores são apenas uma parte do sistema de suspensão do carro, por isso, é essencial verificar todos os componentes do sistema.

Verificar molas, buchas, coxins e outros itens do sistema de suspensão garante que estejam 

em condições ideais, evitando problemas que possam afetar a vida útil dos amortecedores.

Por fim, manter o alinhamento e balanceamento das rodas sempre em dia contribui para menor desgaste dos amortecedores, já que o carro fica melhor equilibrado em relação ao seu eixo e ao solo.

Qual é o tempo de vida útil dos amortecedores?

Embora os amortecedores tenham o desgaste natural, o ideal é fazer a substituição a cada 40 mil quilômetros rodados ou conforme as informações do fabricante.

Porém, a vida útil da peça pode variar conforme o seu estilo de direção, o tipo de estrada que você percorre com frequência, e também conforme as revisões feitas no seu carro.

Mas vale ficar atento aos sinais de desgaste dos amortecedores, independente da quilometragem percorrida.

Se você sentir o carro com instabilidade ao dirigir, como vibrações excessivas, desgaste irregular dos pneus, ruídos anormais, aumento da distância de frenagem, entre outros, é preciso ficar atento e levar o carro para uma revisão.

Mesmo que ainda não tenham atingido a quilometragem recomendada para substituição, eles podem precisar de manutenção ou troca devido a desgaste prematuro.

Por isso, as revisões a cada 10 mil quilômetros são fundamentais para garantir que o seu carro esteja em boas condições e evitar gastos extras caso você precise trocar a peça com emergência.

Quando trocar o amortecedor?

Alguns profissionais recomendam a troca dos amortecedores a cada 40 mil quilômetros rodados, porém a orientação varia dependendo principalmente do seu estilo de direção e também do tipo de estrada que você dirige com mais frequência.

O ideal é ficar atento aos sinais, barulhos e principalmente trepidação e solavancos ao passar por lombadas e falta de estabilidade em curvas.

Vale lembrar que mesmo sem sinais claros de desgaste, é bom verificar os amortecedores a cada 10 mil quilômetros percorridos e fazer a troca sempre que necessário, garantindo a boa autonomia do veículo.

Conclusão

O desgaste natural do veículo sempre vai acontecer, mas com algumas dicas simples você pode prolongar a duração dos amortecedores do seu carro e garantir uma direção segura.

Além disso, agora que você já sabe identificar os possíveis sintomas do amortecedor desgastado, se houver um imprevisto no caminho, você pode contar com um seguro como o da Justos, para te auxiliar.

Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

‍Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos