Carros

Dicas Suaves

Para que serve o coxim do motor: como funciona e quando trocar

coxim-motor
Publicado em 
02
 de 
December
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

O carro é um organismo complexo que dá sinais quando não está se sentindo bem - em alguma instância, ele é bem parecido com o nosso corpo. Às vezes, ele pode seguir bem mesmo que não busquemos remediar aquele problema; no entanto, uma coisa é certa: haverá um momento em que será impossível “deixar para depois”.

A nossa demora para corrigir determinados problemas, em ambos os casos, pode fazer com que outros sistemas fiquem sobrecarregados e parem de funcionar como deveriam.

A metáfora foi intensa, concordamos, mas a ideia foi passada, certo? 

Então vamos lá: neste artigo, falaremos sobre um artigo fundamental para o bom funcionamento do seu veículo, e também responderemos às seguintes questões: para que serve o coxim do motor e quando devemos trocá-lo? Se o assunto lhe interessa, fique por aqui.

O que é coxim do motor?

O coxim do motor, que também pode ser chamado de calço do motor, é responsável pela diminuição das vibrações do próprio motor.

Em boa parte dos carros que utilizamos - normalmente, nos carros populares -, faz-se uso de três coxins. Outros carros mais robustos, geralmente veículos importados, têm um número maior de coxins, já que a busca é pela inexistência ou quase inexistência de vibrações oriundas do motor. 

Nem todos sabem, mas o coxim também pode ser encontrado em outras estruturas do carro, como o câmbio, a suspensão e o escapamento. Em qualquer um desses casos, a ideia é sempre a mesma: evitar as vibrações excessivas, que tornariam a condução bastante difícil, senão impossível, além de bastante perigosa.

{{cta-component}}

Para que serve o coxim do motor?

Como mencionamos no tópico acima, os coxins, independentemente de sua localização, atuam para diminuir as vibrações. No caso dos coxins do motor, a ideia é que a vibração diminua significativamente, tornando a condução mais fluida e desejável.

Onde fica o coxim do motor?

O coxim fica localizado entre as regiões do motor e da lataria. Não é difícil reconhecê-lo, mas, se você estiver em dúvida, pode entrar em contato com um mecânico de sua confiança.

Agora que você já sabe para que serve o coxim do motor, vamos dar uma olhada em outros assuntos relacionados, que também são bastante importantes (especialmente se você tem um carro e acha que algo pode estar fora do normal):

Quais os problemas mais comuns no coxim do motor?

Geralmente, os problemas começam a acontecer quando um ou mais coxins apresentam desgaste. 

Às vezes, a situação só fica clara quando há um sinal abrupto, como a interrupção do funcionamento do carro ou o deslocamento do motor. 

Nesses casos, geralmente não há o que fazer além de buscar o apoio de um mecânico especializado (ou, se você for cliente Justos, solicitar apoio de um guincho, disponível em nosso atendimento 24h!).

Outra informação relevante: se você tem tido problemas para engatar as marchas, não deixe de verificar a saúde do seu veículo. Coxins com mau funcionamento podem aumentar a possibilidade de acidentes.

O que acontece quando o coxim do motor está ruim?

Além do que mencionamos no tópico acima, você consegue identificar problemas nos coxins quando:

  • A marcha está dura;
  • Há vibrações demais no automóvel, especialmente na alavanca do câmbio;
  • O motor emite sons atípicos, principalmente durante a partida ou em caso de arrancadas.

Agora que você sabe para que serve o coxim do motor e consegue identificar os sinais de que algo não vai bem, vamos falar sobre outro assunto bastante pertinente:

O que desgasta o coxim do motor?

Primeiro, é importante que saibamos que os coxins também têm tempo de vida. Todos os componentes de um carro precisarão ser trocados em algum momento, uma vez que o desgaste é inevitável. Porém, existem algumas atitudes que podem acelerar o processo de desgaste.

Se você tem o costume de acelerar de forma muito firme em ladeiras, rampas, lombadas e similares, saiba que esse é um dos hábitos que pode desgastar os coxins antes do tempo. Da mesma forma, acelerar em ruas com muitos buracos também não é uma boa ideia.

Uma má notícia, agora, para os amantes de carros rebaixados: essa prática não é recomendada por uma série de razões, e também está associada à diminuição do tempo de vida da peça.

Sempre que possível, evite pistas de difícil locomoção ou estradas conhecidas por sua irregularidade ou periculosidade. Se é necessário fazer esses trajetos, porém, você pode preferir andar com mais cautela, atento às informações da geografia do local onde está, e respeitando os limites e particularidades do seu veículo.

Como identificar barulho no coxim do motor?

Barulhos atípicos, que podem soar como estalos e virem acompanhados por vibrações, devem chamar a sua atenção. Os coxins existem justamente para que não sintamos tantas vibrações oriundas do motor, então se isso está acontecendo, é necessário levar seu veículo para uma oficina.

Não é uma boa ideia deixar “para depois”, visto que alguns problemas apenas evoluem e tornam-se mais difíceis de resolver - o que pode, claro, aumentar os valores que terão que ser investidos para deixar o carro pronto para pegar a estrada novamente.

Além disso, coxins em estado precário podem quebrar durante um passeio, colocando em risco a vida dos ocupantes do carro e também de outros pedestres. Por isso, recomenda-se que qualquer alteração no funcionamento do carro ou qualquer som diferente sejam investigados.

Quanto tempo dura o coxim do motor?

Em geral, o tempo de vida de um coxim é de cerca de três anos ou 30 mil quilômetros. Como dissemos em outro tópico, porém, algumas práticas podem acelerar esse processo de desgaste.

O que fazer quando o coxim do motor quebra?

Se o coxim apresentar defeitos ou quebrar, a melhor opção, como já dissemos, é acionar o seu guincho. Não é uma boa ideia andar por muito tempo com essas peças em mau funcionamento.

Coxins quebrados geram barulhos muito altos. Além disso, desgastam os pneus do carro, diminuem a capacidade de condução do motorista e fazem vibrar diversos componentes do veículo, inclusive o volante. 

Quanto mais tempo andamos com um carro nessa situação, pior também para a suspensão, que pode apresentar outros problemas.

Você já sabe para que serve o coxim do motor, os perigos de andar com essas peças em mau estado e até o que pode piorar o problema. Vamos, agora, dar uma olhada em algumas dicas que podem ajudá-lo a manter os seus coxins íntegros por mais tempo:

Como prolongar vida útil do coxim do motor?

Existem alguns cuidados que podem fazer a diferença. São esses:

Use peças originais

Não tem jeito: optar por peças muito baratas, compradas de sites que não são confiáveis ou em lojas “suspeitas” não é uma escolha. Ao fazer isso, você coloca em risco o pleno funcionamento do seu automóvel - e a vida de muitas pessoas.

Evite instalar suspensões baixas

As suspensões baixas sobrecarregam o sistema de suspensão e deixam o carro mais suscetível aos impactos da estrada - o que, por sua vez, colabora para que os coxins se desgastem mais depressa.

Tenha bons hábitos de condução

Ser um bom motorista tem a ver com muitas coisas - e inclui, sem dúvidas, dirigir de forma cautelosa, prestando atenção nas particularidades da estrada por onde você anda. 

Correr demais não é indicado em nenhuma circunstância, mas é especialmente perigoso quando você está em um terreno acidentado ou se já suspeita que há alguma coisa “fora do lugar” em seu automóvel.

Quando trocar o coxim do motor?

Além de já termos mencionado para que serve o coxim do motor, falamos sobre a recomendação de trocá-lo a cada 30 mil quilômetros rodados ou após três anos. Isso pode ser variável de acordo com a peça e a instrução do fabricante, no entanto, então o indicado é sempre ler aquilo que está descrito no manual.

Além disso, como você já sabe, hábitos negativos de condução podem fazer com que você tenha que substituir as suas peças antes do tempo. 

Qual o valor para trocar o coxim do motor?

Os valores variam de acordo com o local onde está o motorista, mas coxins novos podem ser adquiridos por cerca de R$100 por unidade. A troca também pode ter valores múltiplos, mas pode-se dizer que se trata de um serviço que custa entre R$200 e R$600.

Conclusão

Como se pode ver, não basta saber para que serve o coxim do motor: é necessário compreender quais são as atitudes interessantes para mantê-lo em bom estado por mais tempo, quais são os sinais de que algo não vai bem e também a hora certa de fazer a troca da peça.

Dessa maneira, você estará sempre com o seu veículo funcionando bem, de forma íntegra, e segura para todos os envolvidos!

Conte com a Justos

Não basta ter um carro em dia com as manutenções (embora isso seja fundamental): é necessário buscar garantias para ter mais tranquilidade no cotidiano!

Ter um seguro auto é a melhor opção para quem usa o carro tanto nos fins de semana quanto durante os dias úteis, para trabalhar ou viajar. Essa é a única maneira de garantir que, em situações de adversidade, você terá apoio e soluções rápidas e eficazes.

A Justos é uma startup especializada em seguros e tem uma equipe disponível 24h para atender e auxiliar. E isso não é tudo: por aqui, acreditamos que um trânsito melhor começa com atitudes individuais. É por isso que oferecemos grandes vantagens aos nossos motoristas.

Se você é conhecido pela sua direção cautelosa e é frequentemente o motorista da rodada, a Justos foi feita para você! Faça agora um orçamento em nosso site oficial: é grátis, rápido e sem burocracia.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos