Carros
Dicas Suaves
Cuidados com o carro no verão: 15 dicas indispensáveis!
Com a chegada do verão, as altas temperaturas trazem dias ensolarados, mas também alguns cuidados extras com a manutenção e bom funcionamento do seu carro.
O calor intenso pode afetar a pintura, a performance e outros componentes do carro, exigindo cuidados especiais para garantir sua segurança.
Pensando nisso, separamos 15 dicas essenciais para proteger e cuidar do seu carro durante a estação mais quente do ano:
Quais são os cuidados necessários com o carro no verão?
Assim como a nossa pele, o carro também sofre com os raios solares e o calor excessivo, por isso, é necessário ter um cuidado especial com o seu veículo nesses momentos.
Confira as dicas para o bom funcionamento e manutenção do seu carro para aumentar a autonomia, garantir a sua segurança e minimizar os problemas decorrentes do calor intenso:
{{cta-component}}
1. Evite estacionar no sol
Nem sempre é possível estacionar o carro em um boa sombra, mas sempre que possível, evite estacionar o carro no sol, já que os raios solares desgastam a pintura e causam a descoloração das áreas expostas ao sol.
Além disso, a exposição prolongada ao sol pode também afetar os plásticos do interior do carro, podendo ter rachaduras e ressecamento a longo prazo.
Por ficar exposto ao sol, a temperatura interna do carro aumenta, tornando o ambiente interno desconfortável, podendo até causar pequenas queimaduras ao encostar em partes como banco e volante.
2. Lave o carro na sombra
Em dias quentes, lavar o carro no sol pode causar manchas devido aos resíduos de sabão e produtos que secaram rapidamente.
Por isso, o ideal é lavar o carro na sombra, assim, você tem mais conforto ao lavar o carro e controle sobre o processo, permitindo que o sabão e a água sejam removidos por completo, evitando manchas e danos à pintura.
3. Calibre os pneus regularmente
Manter a calibragem regular dos pneus é essencial para garantir a segurança e durabilidade dos pneus, por isso, essa prática precisa ser recorrente e não apenas nos dias mais quentes.
Porém, no verão, as altas temperaturas podem afetar a pressão dos pneus, pois o ar quente se expande, causando um aumento na pressão interna, por isso é necessário ficar de olho nos pneus com mais frequência.
Vale lembrar que deixar os pneus vazios ou muito cheios podem diminuir a tração e a frenagem, aumentando o risco de colisão.
4. Mantenha o nível do líquido do radiador
Durante o verão, as altas temperaturas podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do carro.
Por isso, é necessário verificar regularmente o nível do líquido do radiador e garantir que esteja com bons níveis para evitar o superaquecimento do motor.
5. Troque o filtro de ar do motor
O filtro de ar é responsável por filtrar as impurezas e partículas de ar que entram no motor.
Durante o verão, as estradas ficam secas e com mais impurezas que podem resultar em acúmulo rápido de sujeira no filtro de ar.
Por isso, é válido ficar atento e trocar regularmente o filtro de ar para manter a eficiência e potência do motor, bem como garantir o consumo adequado de combustível, evitando gastos extras.
6. Troque o filtro de ar do habitáculo
O filtro de ar do habitáculo, também conhecido como filtro de ar condicionado ou filtro de cabine, é responsável por filtrar poeira, pólen, fumaça e outros contaminantes do ar que entram no interior do carro.
E com as altas temperaturas, quando o uso do ar condicionado é mais frequente, é recomendado fazer uma revisão e se for necessário, trocar o filtro.
Fazer a troca do filtro de ar do habitáculo melhora a qualidade do ar que você respira dentro do carro e evita odores desagradáveis.
7. Mantenha os limpadores de para-brisa em boas condições
Durante o verão, os limpadores podem acumular resíduos de poeira, insetos e sujeira, o que pode fazer com que eles não funcionem da melhor forma e ainda risquem o para-brisa em caso de chuva.
Por isso, é válido fazer a troca das palhetas sempre que estiverem danificadas ou desgastadas.
Além disso, mantenha o reservatório de água do para-brisa sempre cheio com líquidos para a limpeza do vidro, já que auxiliam na limpeza, sem danificar o para-brisa.
8. Verifique o estado dos freios
Os freios são fundamentais para garantir a segurança do veículo, por isso, é válido fazer uma boa revisão, verificando se há desgaste das pastilhas e discos de freio.
Além disso, é válido revisar o nível do fluido de freio, pois qualquer diminuição pode indicar vazamentos ou problemas no sistema.
Seja no verão ou no inverno, se você estiver ouvindo ruídos estranhos ao frear ou uma sensação diferente no pedal podem indicar a necessidade de uma revisão mais detalhada do sistema.
9. Verifique o estado dos pneus
Os pneus são a única parte do veículo em contato direto com a estrada, por isso, deixá-los em bom estado é fundamental para garantir a segurança e evitar acidentes.
Além de manter os pneus calibrados, é necessário ficar de olho se os pneus estão “carecas” ou com desgaste irregular e fazer a manutenção regular deles.
10. Abasteça o carro com combustível de qualidade
O tipo de combustível que você usa pode influenciar diretamente o desempenho do seu carro, por isso, opte sempre que possível por um combustível de qualidade para manter o motor limpo e funcionando de forma eficiente.
11. Revise o carro regularmente
A revisão é essencial para garantir o bom funcionamento do seu carro e evitar imprevistos no futuro.
Independente da estação do ano, realize as revisões conforme previsto pelo fabricante, verificando os fluidos, como óleo do motor, fluido de transmissão, líquido de arrefecimento, entre outros, garantindo que estejam nos níveis adequados.
Além disso, revise sempre que necessário as velas de ignição, filtros e sistemas elétricos pode ajudar a identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes e caros.
Essas revisões também são uma oportunidade para realizar a manutenção preventiva, garantindo a segurança e evitando gastos extras ao longo do tempo.
12. Evite carregar excesso de peso
O peso extra aumenta a carga sobre os sistemas de suspensão, freios e pneus, resultando em um desgaste mais rápido, podendo até comprometer a dirigibilidade do carro.
Além disso, o aumento do peso requer mais energia para o carro se movimentar, aumentando o consumo de combustível.
13. Não deixe o carro ligado em marcha lenta por muito tempo
Manter o carro em marcha lenta por longos períodos resulta em uma queima incompleta de combustível, levando ao acúmulo de resíduos nos cilindros e prejudicando a eficiência do motor.
Por isso, se for possível, desligue o motor quando estiver parado por muito tempo, assim você evita o superaquecimento do motor, bem como economiza combustível.
14. Não estacione o carro em locais fechados e sem ventilação
Estacionar o veículo em locais fechados e sem ventilação pode permitir o acúmulo de monóxido de carbono liberado pelo escapamento do carro, sendo a inalação desse gás perigosa para a nossa saúde.
Além disso, estacionar em locais sem ventilação também pode aumentar a umidade dentro do veículo, promovendo a proliferação de mofo e causando danos aos componentes internos do carro.
15. Tenha cuidado com a maresia
A maresia, resultado da exposição frequente do veículo a ambientes marinhos, pode causar corrosão, danos aos componentes metálicos e elétricos do carro, isso fica ainda mais severo para pessoas que moram na praia.
A alta concentração de sal presente no ar próximo ao mar acelera o processo de oxidação e corrosão, afetando partes como carroceria, chassis, sistemas de freios e suspensão.
Para minimizar os efeitos da maresia, é necessário lavar o carro com mais frequência usando água doce para remover o sal.
O que estraga mais o carro sol ou chuva?
Tanto o sol quanto a chuva podem afetar o carro, embora de formas distintas.
A exposição prolongada ao sol prejudica a pintura, bem como danifica materiais plásticos e de borracha, como os painéis internos, o painel do carro e os estofamentos, levando ao ressecamento e à formação de rachaduras.
Por outro lado, a chuva também pode causar danos, principalmente quando há exposição contínua a condições úmidas.
A água da chuva acaba se infiltrando em pequenas fissuras na pintura, resultando em corrosão e ferrugem em partes metálicas, como a carroceria e componentes da suspensão.
Além disso, chuvas intensas podem até causar inundações, danificando componentes elétricos e eletrônicos do veículo, como sistemas de ignição, central elétrica e eletrônicos internos.
Como evitar o superaquecimento do motor no verão?
Durante os meses mais quentes, é essencial cuidar do sistema de arrefecimento do veículo.
Por isso, é ideal realizar manutenções regulares e garantir que o líquido de arrefecimento esteja em boas condições e no nível correto.
Fique atento à temperatura do motor e tente evitar congestionamentos prolongados sempre que possível.
Caso note que o motor está prestes a superaquecer, desligue o ar condicionado para reduzir o esforço do motor.
Quais são os sinais de que o motor está superaquecendo?
Está parado em um congestionamento e há fumaça saindo do capô? Esse é um dos principais sinais de que o motor está superaquecendo. Mas além desse, existem outros sinais que podem ser facilmente identificados:
- Aumento no medidor de temperatura no painel;
- Odor de queimado indicando vazamento de líquido de arrefecimento;
- Presença de fumaça saindo do capô;
- Barulhos estranhos, como estalos, devido ao calor excessivo do motor;
- Perda de potência e resposta mais lenta ao acelerador;
- Luzes de advertência acesas no painel.
O que fazer se o motor superaquecer?
Assim que perceber sinais de superaquecimento, como aumento repentino na temperatura no painel ou fumaça saindo do capô, pare o carro em um local seguro e desligue o motor.
Permita que o motor esfrie abrindo o capô do veículo, porém fique afastado de qualquer vapor ou fumaça que possa ser emitida ao abrir o capô, garantindo a sua segurança.
Além disso, evite abrir a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente, pois pode haver pressão no sistema e o líquido de arrefecimento sob alta temperatura pode jorrar e causar queimaduras graves.
Deixe o motor esfriar completamente antes de tentar verificar o nível do líquido de arrefecimento, vale lembrar que esse período leva cerca de 30 minutos ou mais, dependendo do grau de superaquecimento.
Após o motor esfriar, verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório: se estiver baixo, adicione líquido de arrefecimento conforme necessário e verifique se há vazamentos.
Mas vale mencionar que a sua segurança vem em primeiro lugar! Se não se sentir confortável em lidar com a situação ou se o superaquecimento persistir, você pode chamar a assistência 24 horas da Justos ou a sua seguradora para te auxiliar neste momento.
Como prevenir o superaquecimento do motor?
O superaquecimento do motor é um transtorno que pode atrasar a sua viagem e causar danos ao carro.
Para evitar esse problema, você pode seguir as dicas abaixo, dando atenção a sinais que possam indicar um possível superaquecimento:
- Faça revisões periódicas do sistema de arrefecimento e substitua o líquido conforme recomendado.
- Se possível, evite congestionamentos prolongados em dias muito quentes.
- Esteja atento aos indicadores de superaquecimento no painel do carro.
- Confira sempre o termostato do veículo e esteja atento a altas temperaturas.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são os cuidados que você precisa tomar com o seu carro no verão, em caso de imprevisto ou superaquecimento do motor, você pode contar com a assistência 24 da Justos para te auxiliar neste momento.
Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem.
Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.
Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. É simples, rápido e fácil: em poucos minutos você tem a sua cotação e pode personalizar o seguro do seu jeito.
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!