Carros
Dicas Suaves
Estacionar na esquina: quais os riscos e o que diz a lei
Na correria do dia a dia, encontrar uma vaga para estacionar pode ser um grande desafio, e muitas vezes acabamos considerando espaços próximos às esquinas.
Essa prática, além de ser proibida por lei, pode ocasionar diversos transtornos para o trânsito e colocar a sua segurança em risco.
Então vem com a gente entender quais são os riscos de estacionar na esquina e o que diz a lei sobre o tema:
É permitido estacionar na esquina?
Não. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe estacionar a menos de 5 metros de uma esquina, essa proibição visa garantir a segurança de todos no trânsito, tanto de motoristas quanto de pedestres.
O principal problema de estacionar o carro na esquina é a obstrução da visão, o que pode resultar em colisões e até mesmo atropelamentos.
Ao estacionar na esquina, você pode dificultar a manobra de outros veículos, causando congestionamentos e transtornos no trânsito.
Além disso, a maioria das rampas de acessibilidade ficam próximo às esquinas, para garantir a mobilidade das pessoas com deficiência e, ao estacionar o carro na esquina, você está dificultando ou até mesmo impedindo o acesso dessas pessoas.
{{cta-component}}
O que diz o artigo 181 XVII do CTB?
A proibição de estacionar na esquina está presente no artigo 181, inciso I, onde fala que é proibido estacionar “nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal”.
Estacionar na esquina é considerado uma infração média e independe de sinalização para que a infração seja gerada.
O Artigo 181 do CTB também estabelece diversas proibições de estacionamento e em seu inciso XVII explica que é proibido estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pelas placas de sinalização.
Já no caso do inciso XVII, para que haja infração é preciso ter a presença das placas de regulamentação.
Qual a multa para estacionar na esquina?
Estacionar na esquina é considerada uma infração de natureza média com multa de R$ 130,16 e adição de 4 pontos Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, há uma medida administrativa de remoção do veículo.
Para que o estacionamento na esquina seja considerado uma infração, é necessário que seja claro e que não restem dúvidas de que o carro está localizado a uma distância inferior a cinco metros do cruzamento.
Quanto é a multa de estacionar na esquina?
Estacionar o seu carro na esquina acarreta:
- Multa no valor de R$130,16;
- Uma infração de natureza média;
- Adição de 4 pontos na CNH;
- Com medida administrativa de remoção do veículo;
Quais os riscos de estacionar na esquina?
Como já falamos por aqui, além de ser uma proibição prevista em lei, estacionar na esquina traz riscos tanto para a sua segurança quanto para a segurança das vias. E os principais riscos são:
1. Acidentes
Quando há um carro estacionado na esquina, a chance de acidentes fica maior, isso acontece, pois, a esquina precisa estar livre para garantir a boa visibilidade dos condutores que se aproximam do cruzamento.
Além disso, deixar o carro na esquina também prejudica a visão dos pedestres, que muitas vezes precisam ir até à rua para a visibilidade dos carros. Essa atitude pode parecer comum para os pedestres, mas pode resultar em atropelamentos, principalmente em grandes cruzamentos.
2. Dificuldade de circulação
Carros estacionados muito próximos às esquinas dificultam a circulação de outros veículos, criando obstáculos que prejudicam a fluidez do tráfego.
Essa obstrução pode resultar em congestionamentos e transtornos no trânsito devido ao grande movimento, causando atrasos e frustrações para você e outros condutores.
3. Multa e apreensão do veículo
Além dos riscos para a segurança no trânsito, estacionar próximo às esquinas também traz transtornos para o seu bolso com multa e pontos na carteira. Em alguns casos, o seu carro pode ser guinchado, causando ainda mais problemas para você.
Como estacionar próximo à esquina de forma segura?
Se você precisa estacionar próximo de uma esquina, é necessário tomar alguns cuidados para evitar transtornos e garantir a sua segurança.
O primeiro passo para estacionar com segurança é manter uma distância de pelo menos 5 metros da esquina, permitindo uma boa visibilidade para os condutores que se aproximam do cruzamento.
Confira se o seu carro não está obstruindo a visão dos pedestres e se os outros veículos conseguem passar de forma tranquila e segura.
Utilize os retrovisores e a câmera de ré para te auxiliar no estacionamento, garantindo que você está dentro dos limites da vaga e que não está muito próximo de uma esquina.
Seguindo a dica acima, faça as manobras com calma e atenção e não se esqueça de ligar a seta com antecedência para que os outros motoristas estejam cientes que você vai estacionar.
Além disso, esteja atento às placas de sinalização que indicam áreas proibidas ou permitidas para estacionamento. Como já vimos por aqui, estacionar em áreas proibidas pela sinalização é uma infração grave sob pena de multa conforme o disposto no artigo 181, XVII do Código de Trânsito Brasileiro.
Se você sabe que precisa ir a um local muito movimentado ou com pouco estacionamento, planeje com antecedência, procure um estacionamento privado ou opte por outras alternativas ao uso do carro.
Se for possível, evite horários de pico, quando o trânsito é mais intenso e a procura por vagas é maior, evitando que você precise estacionar o seu carro na esquina.
E claro, seja paciente, pois encontrar uma vaga para estacionar pode levar tempo. Tenha paciência e evite estacionar em locais proibidos ou que coloquem em risco a sua segurança e a de outros usuários da via.
Em quais casos é permitido estacionar na esquina?
Embora o Código de Trânsito Brasileiro proíba estacionar a menos de 5 metros da esquina, existem algumas exceções à regra, como, por exemplo, as vagas demarcadas.
Se a esquina tiver vagas de estacionamento devidamente demarcadas, você pode estacionar nelas, desde que respeite a sinalização e a distância mínima de 5 metros do cruzamento.
Antes de estacionar, confira se a vaga está livre de cones, cavaletes ou outras sinalizações que indiquem sua indisponibilidade.
Veículos de carga e descarga, como, por exemplo, caminhão de coleta seletiva podem estacionar na esquina para realizar a coleta, desde que não atrapalhem o trânsito e não obstruam a visibilidade.
Vale lembrar que o tempo de parada deve ser o mínimo necessário para a operação de carga e descarga. Além disso, é necessário utilizar o pisca alerta para garantir a segurança dos usuários da via.
O mesmo vale para ambulâncias e viaturas de emergência em serviço, os quais podem estacionar nas esquinas e em locais proibidos em caso de necessidade, desde que não coloquem em risco a segurança de ninguém.
Essa exceção se aplica a situações de urgência e emergência, como atendimento médico, combate a incêndios ou policiamento ostensivo.
Além disso, mesmo em casos de emergência ou excepcionais, é fundamental estacionar com cuidado e responsabilidade, sem obstruir a visibilidade de outros condutores e pedestres.
Garantir a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por todos, por isso, respeitando as sinalizações e evitando estacionar em esquinas, você está contribuindo para tornar o trânsito um lugar mais seguro e fluido para todos.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são os riscos de estacionar na esquina e como evitar essa prática para não ser penalizado, estará contribuindo para um trânsito mais seguro.
Além disso, para garantir que o seu dia a dia no trânsito seja tranquilo, é necessário pensar em um seguro auto para te auxiliar em diversos momentos no trânsito.
E para essas situações como uma colisão, furto, roubo, pane mecânica e até falta de combustível, você pode contar com um seguro auto como o da Justos.
Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.
Aqui na Justos, além das coberturas básicas e compreensivas, oferecemos assistência 24 horas para todos os imprevistos que podem acontecer, incluindo serviços de:
- Guincho;
- Auxílio para pane mecânica;
- Chaveiro;
- Acomodação;
- Remoção hospitalar;
- Reparo de pneus;
- Falta de gasolina;
- Acomodação familiar;
- Continuação da viagem ou retorno;
- Estacionamento por uma noite;
- Motorista particular;
- Reparo de vidros com peças originais;
- Troca de retrovisor, lanterna ou farol com peças originais;
- Carro reserva.
-
Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!