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Tudo sobre fluido de freio: o que é, para que serve e quando trocar

fluido de freio mecanica
Publicado em 
24
 de 
May
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Quem busca estar sempre atento ao estado do carro que utiliza - visto que isso dialoga com a segurança do motorista, dos seus passageiros e até de quem está atravessando a rua! - também precisa estar atento ao estado dos freios e do fluido de freio.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto, além de esclarecermos algumas dúvidas bastante comuns relacionadas a este elemento fundamental em um veículo. Se o tema lhe é interessante, confira o conteúdo que preparamos para motoristas suaves 😎

O que é fluido de freio?

O fluido de freio é um líquido que tem como objetivo fazer a transferência da pressão feita nos freios (quando o motorista "pisa" no freio) até as pastilhas e sapatas de freio - o que, por sua vez, permite que o processo de frenagem aconteça.

Ele está diretamente ligado à capacidade de frear de forma correta e rápida - o que pode acontecer em momentos inesperados. Se o fluido é muito antigo ou tem qualidade duvidosa, será necessário fazer muito mais pressão nos freios para conseguir uma frenagem adequada.

O fluido de freio pode ser classificado como DOT 3, DOT 4 e DOT 5. As diferenças entre eles estão principalmente no ponto de ebulição. Essa classificação, convém dizer, vem do Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

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Para que serve o fluido de freio?

Como mencionamos no tópico anterior, o fluido de freio é fundamental para que seja possível frear com segurança e velocidade, tanto em situações cotidianas quanto em situações de emergência.

O que acontece quando o fluido de freio está baixo?

Assim como o corpo humano, o carro manifesta sintomas quando algo está fora do desejado. No caso do baixo nível de fluido de freio, os sintomas são:

  • Luz de aviso: você sabia que a luz de "exclamação" que você vê no painel do carro também pode ter relação ao nível de fluido? Sempre que uma luz distinta se acender no painel, confira depressa o que pode estar acontecendo;
  • Alteração na cor: em geral, o fluido pode ter cores diferentes, a depender do fabricante e do tipo de produto. É importante saber, porém, que na maioria das vezes o produto tem coloração mais clara. Se estiver muito escuro, pode ser a hora de fazer uma substituição;
  • Validade: o fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos ou após 10 mil quilômetros rodados. Outras especificações podem acontecer a depender do modelo do carro, idade, etc. O que importa é ter o costume de verificar o fluido de freio e não se esquecer de fazer as trocas quando necessário.

Quais são as principais causas de fluido baixo?

Existem muitas possibilidades. Se houver rachaduras no reservatório do fluido, por exemplo, pode haver perda de volume do líquido.

Os tambores desregulados, por sua vez, também podem contribuir para falhas no sistema de frenagem (e nos níveis de fluido!).

Outras causas comuns: cilindro mestre defeituoso, pastilhas com instalação incorreta e, como já citamos, idade do fluido.

Pode repor fluido de freio?

Se os níveis de fluido estão baixos, não devemos completá-los - na verdade, o que devemos fazer é investigar a causa dessa situação, pois pode haver um vazamento ou problemas que podem comprometer o bom funcionamento do sistema de frenagem.

É válido ressaltar que também não devemos abrir a tampa do reservatório. Isso acontece porque o fluido, que tem tendência a absorver água, absorve também a umidade do ar. Isso faz com que se formem gotículas de água no fluido.

Quando ativamos o sistema de frenagem, as gotículas de água fervem e geram bolhas - o que, por sua vez, eleva a temperatura do circuito hidráulico e compromete o bom funcionamento do freio.

Qual é a hora certa de trocar o fluido de freio?

Se você percebeu qualquer dificuldade para frear, já é hora de avaliar o estado do fluido (e dos demais componentes do sistema de frenagem).

Além disso, deve-se sempre obedecer às normas do fabricante. Em geral, como já assinalamos, o fluido deve ser trocado após dois anos ou depois de 10 mil quilômetros rodados. A luz de advertência, por fim, também pode nos dar uma dica do que é necessário fazer.

Como verificar o nível do fluido de freio?

A seguir, confira o passo a passo para avaliar o nível do fluido de freio de seu veículo:

  • Verificar se há alguma sujeira no reservatório. Se ele for novo, será mais fácil fazer isso;
  • Analisar se há um arco de partículas pretas e se o fluido está com uma cor muito escura;
  • Trocar o fluido se estiver escuro;
  • Caso não esteja, fazer a troca do fluido de freio de dois em dois anos.

Qual fluído utilizar?

Para falar sobre tipos de fluidos, utilizamos a sigla DOT (Department of Transportation). Lembra-se do que falamos sobre o departamento de transportes dos EUA?

O DOT existe para que possamos separar os tipos de fluidos em categorias, dadas as suas particularidades físico-químicas.  Eles são classificados segundo a sua temperatura de ebulição. Quanto maior o DOT, maior a resistência a temperaturas altas.

DOT 3

O fluido DOT 3 foi desenvolvido para sistema hidráulico de freios, assim como para embreagens cujo uso é moderado. Ele é utilizado, portanto, em veículos menores, de uso comum. 

O DOT 3 tem pontos de ebulição a 200°C (seco) e 215°C (úmido).

DOT 4

O DOT 4 foi criado para ser utilizado em sistema hidráulico de freios e embreagens de veículos de linha leve, pesada ou importados, como os caminhões, os ônibus, os tratores e as picapes.

Os pontos de ebulição do DOT 4 são de 245° (seco) ou 220° (úmido).

DOT 5 e DOT 5.1

Geralmente utilizados para veículos de linha pesada, leve ou importados, mas principalmente para altas temperaturas ou quando há a necessidade de alta performance.

Os fluidos DOT 5 e DOT 5.1 possuem ponto de ebulição seco de 280°C e ponto de ebulição úmido de 270°C.

É preciso dizer que há diferença entre os fluidos DOT 5 e DOT 5.1. 

Os líquidos DOT 5.1 são formulados com base em glicóis, enquanto os líquidos DOT 5 são feitos com base de silicone - o que, por sua vez, dá a eles mais resistência à umidade.

O DOT 5 é o fluido mais recomendado para veículos que fazem uso do sistema ABS.

Devo trocar o fluido de freio sozinho ou com a ajuda de um especialista?

Apenas um especialista pode fazer a troca do fluido de freio. Embora pareça um procedimento "simples", ele envolve uma série de cuidados. A sua instalação correta garante o bom funcionamento do sistema de frenagem e, por sua vez, a segurança de todos aqueles que fizerem uso do carro.

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