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Junta do cabeçote queimada: o que causa e como resolver

junta-do-cabecote-queimada
Publicado em 
27
 de 
July
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Quando falamos sobre dispositivos que precisam ser observados com cautela, dificilmente nos referimos ao cabeçote. Na maior parte das vezes, falamos sobre problemas no motor, na correia dentada ou mesmo nos pneus.

Você sabe qual é a função do cabeçote e o que acontece quando ela não está funcionando como deveria?

Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto, além de respondermos à questão título: o que causa e como resolver a junta do cabeçote queimada? Se você gostaria de saber mais, confira o material a seguir:

O que é cabeçote?

Para explicarmos melhor esse tópico, precisamos dar uma olhada em toda a anatomia do motor.

O motor é dividido em três partes: o bloco, o cárter e o cabeçote.

O bloco está relacionado à disposição do motor, que pode ser variável (em V, em linha, com cilindros opostos, rotativo), assim como ao número de cilindros. No bloco, há alguns componentes bem conhecidos, como os pistões, o virabrequim, as bielas e as válvulas.

O cárter, por sua vez, existe para que a lubrificação do motor se mantenha, evitando o superaquecimento, realizando o resfriamento do óleo e evitando que as demais partes sofram com atritos.

O cabeçote é, por fim, o topo, "a cabeça" do motor. Ele é responsável por evitar o superaquecimento do mesmo, uma vez que promove a refrigeração do sistema. Trata-se, como se pode ver, de um dispositivo fundamental para que se possa trafegar com o veículo de forma responsável e segura.

O superaquecimento é um fenômeno que deve ser evitado a qualquer custo, uma vez que pode não apenas danificar o motor, mas as peças próximas a ele, causando derretimento e inutilização de uma série de equipamentos.

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Qual a função do cabeçote?

Já comentamos que uma das principais funções do cabeçote é evitar o superaquecimento. Essa não é a única utilidade do dispositivo, no entanto.

O cabeçote veda a câmara de combustão, fazendo com que a queima do combustível produza energia dentro de um espaço contido. Essa energia, por sua vez, será utilizada para a movimentação dos componentes do motor, como os pistões.

Além disso, o cabeçote guarda o sistema de válvulas, as entradas dos sistemas de arrefecimento e lubrificação, as velas, os bicos injetores e os suportes.

Quando o cabeçote está com mau funcionamento e não há boa vedação das peças que estão dentro dele, não há a correta manutenção da mistura ar-combustível, tampouco a performance esperada pelo motor.

O que acontece quando a junta do cabeçote queima?

Uma junta de cabeçote queimada é capaz de afetar a rotação do motor, promovendo o superaquecimento e fazendo com que ele não funcione como deveria. Em pouco tempo, o motor estará comprometido - e, claro, o veículo não funcionará como deveria.

Não é tão simples avaliar se a junta do cabeçote está queimada ou não. Para tal, geralmente o mecânico faz alguns testes utilizando um aparelho, o chamado "testador de vazamento de compressão". 

Essa ferramenta de nome atípico é capaz de verificar se há qualquer tipo de mau funcionamento na junta e escapamentos no motor. Após essa avaliação, o especialista decidirá se é necessário fazer a retífica do bloco do motor ou do cabeçote ou se uma troca da junta resolverá o problema.

Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?

Quando falamos sobre retificar o cabeçote, não estamos falando sobre fazer a troca de uma peça específica, mas sim sobre fazer a restauração ou correção de todo o cabeçote, para que tentemos fazer o sistema funcionar como deveria. 

Quando a junta do cabeçote começa a apresentar problemas, como já mencionamos, é importante que ela seja avaliada por um mecânico especializado, uma vez que ele tem as ferramentas e os conhecimentos necessários para compreender as falhas que se apresentam. 

Ou seja: nem sempre uma junta de cabeçote queimada implicará em uma restauração completa do motor.

Uma dica importante: quando estamos em dia com as manutenções preventivas do veículo, temos menos chance de esbarrar em problemas do gênero, especialmente mais evoluídos. 

A melhor opção sempre será agir com cautela e manter a atenção nos sinais que o carro manifesta. Daqui a poucos tópicos, daremos algumas dicas para que você seja capaz de identificar problemas no cabeçote antes que eles se tornem mais severos.

Quando não é preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?

Quando se faz a identificação do problema com alguma antecedência, há uma grande possibilidade de que os gastos financeiros sejam menores, assim como os danos. 

Em geral, a retífica não é necessária se o problema é pequeno - nesse caso, costuma-se fazer a troca da junta do cabeçote, em vez de mexer em todo o sistema. Isso representa uma enorme economia de tempo e dinheiro.

Quais são os tipos de cabeçote?

Antes que falemos sobre os “sintomas” da junta do cabeçote queimada, vamos dar uma olhada nos tipos de cabeçote existentes:

Flathead

Esse tipo de dispositivo foi desenvolvido pela Ford, em meados de 1932. O flathead, que pode ser livremente traduzido como "cabeça chata", não tem exatamente um cabeçote, mas uma tampa. 

Nessa tampa, eram colocadas velas e espaços que permitiriam que as válvulas funcionassem como deveriam e conseguissem abastecer a câmara de combustível com a mistura ar-combustível.

OHV

Over Head Valve (OHV) significa "válvula sobre o cabeçote". O nome é bastante autoexplicativo: nesse tipo de dispositivo, as válvulas, presentes no cabeçote, começaram a ser acionadas por meio de varetas específicas, ou seja: elas não ficavam mais no bloco.

Isso permitiu ao dispositivo que elevasse a potência dos motores, assim como a sua eficiência. Apesar disso, o OHV perdeu seu espaço depois de um tempo, já que não permitia grande volume de rotações.

OHC ou SOHC

O Overhead Camshaft (OHC), que pode ser traduzido como "eixo de comando sobre o cabeçote", tem válvulas que podem ser acionadas sem a necessidade de um facilitador, ou seja, de forma direta. Isso colabora para o aumento da eficiência e da performance.

SOHC, por sua vez, é a sigla para Single Overhead Camshaft, que significa que o cabeçote possui um único comando de válvulas.

DOHC

Double Overhead Camshaft significa "duplo comando de válvulas sobre o cabeçote". Nesse modelo evoluído, as válvulas de admissão e escape são comandadas por dois eixos específicos, o que faz com que a performance melhore significativamente.

Tanto o DOHC quanto o SOHC são bastante populares nos dias de hoje. 

Posso andar com a junta do cabeçote queimada?

Acabou de descobrir a junta do cabeçote queimada e não tem como parar o veículo para fazer uma avaliação? Ande enquanto puder, mas, assim que possível, solicite uma análise especializada.

Quando o problema é pequeno, você consegue manter o seu carro funcionando bem e até pode fazer algumas viagens com ele sem perceber grandes modificações. Não se pode negar, porém, que “deixar para depois” qualquer manutenção é apostar na sorte - e colocar em risco a sua saúde física e financeira.

Prefira, ao perceber que algo está errado em seu veículo, interromper a sua viagem e solicitar ajuda. A prevenção, como já comentamos em outro tópico deste artigo, frequentemente se reflete em grandes economias e em integridade.

Quanto custa para arrumar a junta do cabeçote queimada?

Para consertar a junta do cabeçote queimada, geralmente investimos cerca de R$150,00 reais. Esse valor, importante salientar, pode variar de acordo com o local onde o motorista está, com a qualidade da peça escolhida e com os valores cobrados pelo especialista.

Para que se tenha uma ideia, a retífica do cabeçote pode custar bem mais: há relatos de valores que vão de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00, a depender do veículo, da severidade dos problemas apresentados, da localidade do motorista, etc.

Mais uma vez, salientamos a importância de buscar resolver pequenos problemas no momento em que eles se apresentam. Quanto mais demoramos para normalizar o funcionamento do nosso veículo, maiores são as chances de que as demandas presentes se transformem em circunstâncias muito mais dramáticas - e caras.

Quais são os sinais de que a junta de cabeçote está queimada?

A seguir, confira alguns dos sinais que podem significar que a junta do seu cabeçote está queimada e precisa ser avaliada por um mecânico de confiança:

  • Diminuição da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor;
  • Fumaça excessiva.

Sempre importante pontuar que quaisquer sinais atípicos do carro devem ser investigados. Mesmo o que parece inofensivo pode, na verdade, estar atrelado ao funcionamento de algum sistema vital do veículo.

O carro é como o nosso organismo: quando algo não vai bem, ele até consegue funcionar. Com o passar do tempo, porém, a tendência é que aquilo que não está alinhado comece a afetar o funcionamento do todo. Uma vez que problemas maiores estão instalados, é difícil resolvê-los.

Assim, lembre-se de se manter sempre em dia com a manutenção do seu veículo e de procurar uma opinião profissional sempre que algo lhe parecer “fora do lugar”. Afinal, trocar a junta do cabeçote queimada é muito mais simples e barato do que fazer a retífica do cabeçote, como você mesmo viu.

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