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Luz da injeção eletrônica acesa ou piscando: como apagar?

mão apontando para símbolo da injeção eletrônica em painel de carro
Publicado em 
04
 de 
January
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

A luz da injeção eletrônica acendeu no painel e não apagou mais, e agora? Esse é um problema comum em diversos veículos, mas pode ser resolvido ou evitado com revisões periódicas no carro. 

Quando há um problema com o sistema de injeção eletrônica, a luz de aviso pode ligar no painel de instrumentos, alertando o motorista de que há um problema que precisa ser corrigido. 

Em casos assim, é importante levar o veículo a um mecânico assim que a luz de injeção eletrônica acender, para que o problema possa ser diagnosticado e corrigido rapidamente.

Nesse artigo você confere um guia completo sobre o que é, o que fazer nos casos em que a luz está acesa e piscando e quais são os possíveis problemas causados pela luz da injeção eletrônica:

Qual é a luz da injeção eletrônica?

A luz da injeção eletrônica é um indicador no painel de instrumentos de um veículo que se acende quando há algum problema com o sistema. 

Ela é geralmente um símbolo de uma bomba de combustível ou um motor, e pode ser acompanhada por uma mensagem de aviso no visor do painel de instrumentos.

O sistema de injeção eletrônica é crítico para o funcionamento adequado do motor e um problema com esse sistema pode afetar a performance e a eficiência do veículo.

Por isso, se a luz acender, é interessante levar o veículo a um mecânico o mais rápido possível para que o problema possa ser diagnosticado e corrigido.

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Como funciona a luz da injeção eletrônica?

A luz da injeção eletrônica, também conhecida como luz "Check Engine", é um indicador de problema no sistema de injeção eletrônica do seu veículo. Ela é ligada ao sistema de gerenciamento do motor, que é responsável por monitorar o funcionamento do motor e do sistema de injeção eletrônica.

Quando o sistema de gerenciamento do motor detecta um problema com o sistema de injeção eletrônica, ele envia um sinal para a luz da injeção eletrônica para acender.

Essa luz também pode ser acionada por problemas com outras partes do sistema de injeção, como sensores de fluxo de ar ou pressão de combustível.

Se o aviso ascender, é importante levar o veículo a um mecânico o mais rápido possível para que o problema possa ser diagnosticado e corrigido.

O que significa a luz da injeção eletrônica acesa?

A luz da injeção eletrônica é controlada por um sensor que monitora o funcionamento desse sistema. Se o sensor detectar um problema, ele envia um sinal para o módulo de controle do veículo que, por sua vez, aciona a luz da injeção eletrônica no painel de instrumentos.

O sensor pode detectar uma variedade de problemas, incluindo falhas no sistema de injeção de combustível, falhas no sensor de fluxo de ar ou no sensor de posição do pedal do acelerador, ou problemas com o módulo de controle do veículo. 

Quando a luz da injeção eletrônica acende, é importante levar o veículo a um mecânico para que o problema possa ser diagnosticado e corrigido.

Em alguns casos, a luz da injeção eletrônica pode acender por causa de um problema temporário, como um sensor sujo ou um mau contato elétrico. De qualquer forma,é importante não ignorar a luz da injeção eletrônica e levar o veículo para ser verificado, pois um problema no sistema de injeção eletrônica pode fazer seu veículo estragar de uma hora para a outra.

O que causa o problema da injeção eletrônica?

Existem várias razões pelas quais o sistema de injeção eletrônica de um veículo pode falhar. Alguns possíveis problemas incluem:

Problemas nos componentes do sistema de alimentação do motor

Um problema no sistema de injeção eletrônica pode afetar vários componentes do sistema de alimentação do motor. 

Por exemplo, se a quantidade de combustível que é injetada no motor não estiver correta, isso pode afetar a mistura ar-combustível e levar a problemas como falhas de ignição ou falhas de combustão. 

Além disso, um problema no sistema de injeção eletrônica pode afetar a pressão do combustível e levar a problemas como vazamentos ou falhas na bomba de combustível.

Em alguns casos, um problema no sistema de injeção eletrônica também pode afetar outros componentes do veículo, como o sensor de velocidade ou o sensor de temperatura do motor.

Problemas no sistema de escapamento

Um problema no sistema de injeção eletrônica pode afetar o sistema de escapamento de um veículo de várias maneiras.

Por exemplo, se o sistema de injeção eletrônica estiver injetando uma quantidade incorreta de combustível, isso pode afetar a mistura ar-combustível e levar a problemas como o excesso ou a falta de combustível no motor. 

Isso pode danificar o catalisador, que é um componente do sistema de escapamento responsável por reduzir as emissões de gases poluentes.

Além disso, um problema no sistema de injeção eletrônica pode levar a falhas no sistema de ignição, o que pode afetar a queima do combustível e levar a problemas como falhas no motor ou dificuldade para ligar o veículo.

Esses problemas podem resultar em emissões de gases poluentes mais elevadas e podem danificar o sistema de escapamento.

Mau contato nos sensores

Um mau contato nos sensores do sistema de injeção eletrônica pode afetar o funcionamento do sistema e causar problemas no veículo. 

Os sensores são componentes críticos do sistema de injeção eletrônica, pois medem várias informações, como o fluxo de ar, a temperatura do motor e a posição do pedal do acelerador.

Essas informações são usadas pelo módulo de controle do veículo para calcular a quantidade correta de combustível a ser injetada no motor.

Se um sensor tiver um mau contato, pode enviar sinais incorretos para o módulo de controle do veículo, o que pode afetar a quantidade de combustível que é injetada no motor. Isso pode levar a problemas como falhas no motor, falhas de ignição, dificuldade para ligar o veículo e problemas com a performance e a eficiência do veículo.

Combustível ruim acende a luz da injeção?

Sim, o uso de combustível de baixa qualidade ou contaminado pode acender a luz da injeção eletrônica em um veículo. 

Isso ocorre porque o combustível ruim pode afetar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica e levar a problemas como falhas no motor ou dificuldade para ligar o veículo.

O combustível de baixa qualidade pode conter impurezas ou contaminantes que podem obstruir os sensores ou as válvulas de injeção de combustível, consequentemente afetando a quantidade de combustível que é injetada no motor. 

Além disso, o combustível adulterado pode ter um teor de octanas insuficiente, o que pode afetar a queima do combustível e levar a falhas no motor.

Para evitar problemas com a luz da injeção eletrônica, é importante sempre usar combustível de qualidade e verificar regularmente o nível de combustível no veículo. 

Agora, se a luz da injeção eletrônica acender, é válido levar o veículo a um mecânico para que o problema possa ser diagnosticado e corrigido.

E se a luz de injeção está piscando?

A luz da injeção pode estar piscando devido a partida do motor ou um problema comum como o combustível adulterado, mas caso o problema persista é necessário investigar. 

Outras  possíveis causas da luz da injeção eletrônica piscar incluem falhas no sensor de pressão de combustível, no sensor de massa de ar, na bobina de ignição ou catalisador. 

Sem correção, o problema pode causar danos ao motor e interrupções na performance do veículo. É interessante não ignorar a luz da injeção eletrônica piscando e levar o veículo para uma revisão o mais rápido possível.

E se a luz da injeção acender após abastecimento?

Se a luz da injeção eletrônica acender após o abastecimento, isso pode indicar  problemas no sistema  como falhas no sensor de combustível devido a combustível adulterado, na bomba de combustível, na bobina de ignição ou no módulo de controle da injeção eletrônica, bem como problemas no catalisador ou nos gases que saem do motor. 

Sem correção, o problema pode afetar a performance do veículo e aumentar o consumo de combustível, por isso é recomendável levar o veículo a um mecânico especializado ou acionar o seguro do automóvel.

É perigoso andar com a luz da injeção eletrônica acesa?

Sim. Andar com a luz da injeção eletrônica acesa pode ser arriscado, pois pode indicar um problema nesse sistema. O sistema de injeção eletrônica é responsável por controlar a mistura ar/combustível do motor, e uma falha no sistema pode afetar o desempenho e a eficiência do motor. 

Além disso, um problema no sistema de injeção eletrônica pode levar a falhas em diversas partes do sistema, como no motor, no sensor de oxigênio, no sensor de temperatura do motor, no sensor de rotação do motor ou falhas no sensor de pressão do combustível, o que pode causar danos ao veículo e representar um risco de acidente. 

Por isso, é importante levar o veículo a um mecânico assim que a luz da injeção eletrônica foi acionada, para que o problema possa ser identificado e corrigido.

Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa?

Não é recomendado continuar dirigindo com a luz da injeção eletrônica acesa por muito tempo, pois o problema pode se agravar e causar danos maiores ao veículo. 

Se a luz estiver acesa, é aconselhável parar o veículo o mais breve possível e procurar ajuda profissional. 

Caso você esteja em uma situação de emergência e não tenha como parar o veículo imediatamente, procure dirigir o mais devagar possível e tente chegar a um lugar seguro o mais rápido possível para fazer a verificação.

Continuar dirigindo o veículo com a luz da injeção eletrônica acesa por um longo período de tempo pode aumentar o risco de problemas mais graves no sistema de injeção eletrônica e pode ser perigoso para o motorista e os passageiros.

Como apagar a luz da injeção eletrônica?

A luz da injeção eletrônica só pode ser apagada depois que o problema que a causou for corrigido.

Portanto, se a luz estiver acesa, é importante fazer uma verificação do veículo o mais rápido possível para identificar e resolver o problema.

Mas, existem algumas coisas que você pode fazer para tentar apagar a luz da injeção eletrônica:

Com a ajuda de um profissional

Para apagar a luz da injeção eletrônica com a ajuda de um profissional, você deve levar o veículo a uma oficina especializada para que o profissional possa fazer uma verificação com a ajuda de um scanner de diagnóstico e identificar a causa da luz acesa. 

Com base nos códigos de falha lidos pelo scanner de diagnóstico, o mecânico deve identificar qual componente está causando o problema.

Depois que a causa do problema for identificada, o profissional deve corrigir e realizar os devidos reparos para apagar a luz da injeção eletrônica.

Essa é a maneira mais segura  e indicada de apagar a luz da injeção eletrônica, por isso  é importante levar o veículo para uma verificação periódica para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e evitar problemas futuros.

Com a ajuda manual

Não é raro encontrar carros em que a luz da injeção eletrônica se apaga depois de ligar e desligar o veículo algumas vezes. 

Para realizar essa manobra basta colocar a chave na ignição, virar a chave por 1 segundo e desligar por 1 segundo.  Repita o procedimento três vezes e depois desligue o veículo por completo. 

É importante lembrar que tentar apagar a luz da injeção eletrônica sem identificar e corrigir o problema que está causando a luz acesa pode levar a problemas maiores no futuro. 

Portanto, é importante fazer a verificação e as reparações necessárias para garantir que o seu veículo esteja em bom funcionamento.

Com a ajuda da bateria

Não é recomendado tentar apagar a luz da injeção eletrônica com o auxilio da bateria, porém, se o motorista quiser realizar a manobra basta manter o carro totalmente  desligado, localizar o cabo positivo da bateria e retirá-lo por 15 minutos. 

Passado o tempo, coloque a chave na ignição e gire três vezes para ligar e desligar. Após esse procedimento, desligue o carro por completo e conecte novamente o cabo da bateria. 

Com o cabo no lugar, feche o capô, ligue o carro e verifique se a luz da injeção eletrônica apagou. 

Tentar apagar a luz da injeção eletrônica com a ajuda da bateria pode causar danos ao veículo e pode ser perigoso. Em vez disso, é importante identificar e corrigir a causa do problema que está causando a luz da injeção eletrônica a acender. 

Isso pode ser feito por um mecânico usando uma ferramenta de diagnóstico especializada para ler os códigos de erro do sistema de injeção eletrônica. 

Depois de corrigir o problema, a luz da injeção eletrônica deve apagar automaticamente.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga?

Existem algumas razões pelas quais a luz da injeção eletrônica pode não desligar, mesmo depois que o problema que a causou for corrigido. 

Em geral pode sinalizar que o problema não foi corrigido corretamente, já que isso pode ocorrer se o componente defeituoso não foi substituído corretamente ou se o problema foi corrigido de forma temporária, mas não de forma permanente. 

Um segundo motivo pode ser a presença de outro problema no sistema da injeção eletrônica. 

Além disso, se o sistema de injeção eletrônica estiver com falhas, isso pode fazer com que a luz da injeção eletrônica não se apague mesmo depois que o problema original for corrigido.

Se a luz não se apagar após corrigir o problema, é importante levar o veículo a uma oficina especializada ou acionar o seguro auto  para uma verificação adicional. 

O profissional poderá identificar a causa da luz da injeção eletrônica acesa e fazer as reparações necessárias para apagar a luz. Isso garantirá que o seu veículo esteja em bom funcionamento e evitará problemas futuros.

Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica?

O custo da manutenção da injeção eletrônica pode variar amplamente, dependendo do tipo de veículo e da gravidade do problema, mas, em geral, o custo da manutenção gira em torno de R$100 a  R$200 reais.

Alguns fatores que podem afetar o preço incluem a necessidade de substituir componentes da injeção eletrônica, a complexidade da tarefa de reparo e os custos de mão de obra.

Vale destacar que alguns mecânicos especializados oferecem pacotes de manutenção que incluem a verificação e a substituição de componentes da injeção eletrônica, o que pode ser uma opção mais econômica a longo prazo.

Quais carros apresentam com maior frequência problemas relacionados à luz da injeção?

Todos os veículos podem ter problemas com a injeção eletrônica em algum momento, independentemente da marca ou modelo. 

No entanto, carros como VW Gol G5 e G6, Chevrolet Celta, Hyundai HB20, Fiat Uno Vivace e Fiat Ducato são alguns modelos de veículos que podem apresentar problemas mais comuns devido a fatores como o desgaste natural do componente ou a falta de manutenção adequada.

Conclusão

Ao ver a luz da injeção eletrônica acesa no painel, muitos motoristas tendem a se desesperar, já que  é um sinal de alerta que indica um problema com o sistema de injeção eletrônica do veículo. 

Alguns sinais comuns de problemas com a injeção eletrônica incluem falhas no motor, problemas de partida, falhas no sistema de ignição e falhas no sistema de combustível. 

Por isso, para evitar problemas com a injeção eletrônica, é importante seguir o plano de manutenção recomendado pelo fabricante do veículo, manter o veículo em boas condições de funcionamento e contar com um seguro auto ficando sempre tranquilo e livre de dores de cabeça.

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