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O que é pneu remold: entenda como é feito e se é permitido por lei

pneu -remold
Publicado em 
12
 de 
February
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

O pneu remold é um tipo de pneu que passa por um processo de reforma, no qual a carcaça de um pneu usado recebe uma nova camada de borracha, tanto na banda de rodagem quanto nas laterais. Assim, o pneu remold se assemelha a um pneu novo, mas com um custo bem menor.

É uma opção econômica e sustentável para quem quer trocar os pneus do seu veículo sem gastar muito e sem gerar mais lixo. Mas será que ele é seguro e confiável? Será que ele atende aos requisitos legais e técnicos? Será que ele vale a pena? Vamos descobrir!

O que é pneu remold?

O pneu remold é um tipo de pneu reformado, ou seja, que utiliza a carcaça de um pneu usado para receber uma nova camada de borracha. O termo remold vem do inglês e significa "remodelar", indicando que o pneu passa por uma transformação completa.

O processo de fabricação do pneu remold consiste em retirar toda a borracha antiga da carcaça do pneu usado, limpar e inspecionar a estrutura interna, aplicar uma nova camada de borracha vulcanizada em toda a superfície do pneu, incluindo as laterais, e submeter o produto a uma prensa quente, que molda o novo desenho da banda de rodagem.

O resultado é um pneu que tem a aparência e o desempenho muito similares aos de um pneu novo, mas com um preço bem mais acessível. Além disso, o pneu remold contribui para a preservação do meio ambiente, pois evita que milhares de toneladas de pneus usados sejam descartados na natureza.

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Como é feito o pneu remold?

O processo de remoldagem de pneus envolve a inspeção, a preparação da carcaça, a aplicação da nova banda de rodagem e a vulcanização. Durante a vulcanização, a banda de rodagem é fundida à carcaça do pneu por meio de calor e pressão. O processo de fabricação dos pneus remold começa com as inspeções visuais para garantir que as carcaças não estão danificadas.

Caso a estrutura não esteja danificada, o restante da banda de rodagem é removido antes de começar o processo de remodelagem. Os pneus remold ainda passam por uma espécie de raio-x para verificar a malha de aço interna e só moldando uma nova banda de rodagem. Depois de testes de qualidade (da mesma forma que acontece com os pneus tradicionais), a banda de rodagem é vulcanizada à carcaça do pneu.

O processo de fabricação do pneu remold envolve as seguintes etapas:

- Raspação: nesta etapa, toda a borracha antiga da banda de rodagem e das laterais do pneu usado é raspada por meio de máquinas especiais, deixando apenas a carcaça metálica exposta.

- Limpeza: em seguida, a carcaça é lavada com água e sabão para remover qualquer resíduo ou impureza que possa comprometer a aderência da nova borracha.

- Inspeção: depois da limpeza, a carcaça passa por uma rigorosa inspeção visual e eletrônica, para verificar se há algum dano ou defeito na estrutura interna do pneu. Caso haja algum problema, o pneu é descartado ou reparado.

- Aplicação da borracha: nesta etapa, uma nova camada de borracha vulcanizada é aplicada sobre toda a superfície da carcaça, cobrindo tanto a banda de rodagem quanto as laterais do pneu. A borracha pode ser de origem natural ou sintética, dependendo do fabricante e do tipo de veículo.

- Prensagem: por fim, o pneu recebe uma forma metálica que define o novo desenho da banda de rodagem. Em seguida, ele é submetido a uma prensa quente, que molda e fixa a borracha na carcaça. O tempo e a temperatura da prensagem variam conforme o tipo e o tamanho do pneu.

O pneu remold é permitido por lei?

Sim, o pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a Resolução nº 158/2004 do Contran, os pneus reformados devem apresentar as seguintes características:

- Ter as mesmas dimensões dos originais;

- Ter os mesmos índices de carga e velocidade dos originais;

- Ter a mesma categoria de uso dos originais;

- Ter a mesma posição de montagem dos originais;

- Ter a mesma estrutura (radial ou diagonal) dos originais;

- Ter a mesma aplicação (passeio, carga, misto, etc.) dos originais.

Além disso, os pneus reformados devem ter uma marcação específica na lateral, indicando o tipo de reforma (remold, recauchutado ou recapado), o nome e o CNPJ do reformador, o número do lote e o símbolo do Inmetro.

Quais são as vantagens e desvantagens do pneu remold?

O pneu remold apresenta algumas vantagens e desvantagens em relação aos pneus novos ou aos outros tipos de pneus reformados. Veja a seguir:

Vantagens do pneu remold

  • Economia financeira: Os pneus remoldados geralmente custam menos que pneus novos.
  • Sustentabilidade: A remoldagem de pneus contribui para a redução do descarte de pneus usados e, portanto, para a preservação do meio ambiente.
  • Variedade de opções: A remoldagem permite a disponibilidade de pneus para veículos mais antigos ou com tamanhos menos comuns.
  • Desempenho similar: Quando produzidos de acordo com as normas, os pneus remoldados podem ter desempenho similar a pneus novos.

Desvantagens do pneu remold

  • Vida útil mais curta: Em comparação com pneus novos, os remoldados tendem a ter uma vida útil mais curta.
  • Limitações de uso: Podem ter restrições de uso em termos de velocidade e carga.
  • Menor resistência a furos: Alguns pneus remoldados podem ter menor resistência a furos e impactos.
  • Desempenho em condições extremas: Em condições de alta velocidade, frenagem brusca ou em terrenos acidentados, o desempenho pode ser inferior ao de pneus novos.
  • Qualidade variável: A qualidade dos pneus remoldados pode variar de fabricante para fabricante.

Quais pneus podem ser remoldados?

Pneus de passeio, comerciais e industriais podem passar pelo processo de remoldagem, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo Inmetro.

Qual a diferença do pneu remold para o pneu recauchutado ou encapado?

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das necessidades individuais do consumidor e do tipo de veículo em questão. Veja as diferenças abaixo:

Pneu Recauchutado

O pneu recauchutado passa por um processo no qual apenas a banda de rodagem desgastada é removida e substituída por uma nova camada de borracha. O restante da estrutura do pneu é mantido, desde que esteja em boas condições. Esse método visa prolongar a vida útil do pneu, proporcionando uma alternativa mais econômica em comparação com a compra de um pneu completamente novo.

Pneu Recapado

O processo de recapagem é semelhante ao recauchutamento, porém com uma diferença significativa. Além da substituição da banda de rodagem, é aplicada uma camada de borracha mais espessa em comparação com a recauchutagem tradicional. Essa camada adicional visa oferecer maior durabilidade e resistência, tornando os pneus recapados uma opção interessante para veículos que demandam maior robustez.

Pneu Remold

O pneu remold, por sua vez, difere tanto do recauchutado quanto do recapado. No processo de remoldagem, a banda de rodagem desgastada é completamente removida, e uma nova camada de borracha é aplicada, resultando em uma renovação mais abrangente do pneu. Esse método busca oferecer características similares às de um pneu novo, proporcionando economia e sustentabilidade ao consumidor.

Em resumo, enquanto o pneu recauchutado preserva a estrutura original, substituindo apenas a banda de rodagem, o pneu recapado adiciona uma camada mais espessa para maior resistência. O pneu remold, por sua vez, envolve a remoção completa da banda de rodagem e a aplicação de uma nova camada de borracha, proporcionando uma renovação mais abrangente em comparação com os outros dois métodos.

Qual a diferença entre um remoldado e um novo?

A diferença entre um pneu remoldado e um novo geralmente reside na durabilidade e no preço. Enquanto os pneus remoldados oferecem uma opção mais acessível, os pneus novos costumam proporcionar uma vida útil mais longa e, em alguns casos, um desempenho superior.

Quanto tempo dura um pneu remold?

A durabilidade de um pneu remold pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de veículo, condições de uso e manutenção adequada. Em média, a vida útil de um pneu remold pode ser menor em comparação com um pneu novo.

O pneu remold precisa ter certificação do Inmetro?

A certificação do Inmetro é essencial para garantir a conformidade do pneu remold com as normas de segurança. Antes de adquirir um pneu remold, verifique se ele possui a certificação necessária para garantir sua segurança e a legalidade de seu uso.

pelo Inmetro e exibir o selo de certificação do órgão.

Conclusão

Os pneus remoldados representam uma opção atraente para motoristas que buscam economia e sustentabilidade. No entanto, é importante considerar as vantagens e desvantagens desse tipo de pneu, bem como garantir que atendam aos padrões de segurança estabelecidos. 

Compreender o processo de remoldagem, as regulamentações e as características desses pneus é essencial para tomar uma decisão informada sobre seu uso.

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