Dirigir Bem

Dicas Suaves

O que é um rastreador veicular? Veja os tipos e como funciona!

rastreador-veicular
Publicado em 
08
 de 
August
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Não é novidade que os índices de roubo e furto de veículos aumentam cada dia mais, além disso, prever acidentes de carro também não está ao nosso alcance.

Mas existem maneiras de se proteger  além do seguro auto, sendo possível apostar em um rastreador veicular.

Esse dispositivo nada mais é do que um aparelho que dá a localização do seu carro em tempo real, auxiliando no dia a dia.

Porém, muitas dúvidas surgem na hora de escolher um rastreador. Vem com a gente entender quais são os tipos e como ele funciona:

O que é um rastreador veicular?

Um rastreador veicular é um aparelho que rastreia o seu carro, utilizando a tecnologia de geolocalização para saber onde ele está 24 horas.

Com esse dispositivo, você pode acompanhar a localização do veículo em um mapa no seu celular ou computador em tempo real.

Além disso, o rastreador também pode te avisar caso o carro esteja sendo usado fora de um local específico (como a área da sua cidade), se estiver em alta velocidade ou até mesmo em caso de roubo.

O dispositivo geralmente é uma ótima opção para proteger o veículo e também monitorar como ele está sendo usado por motoristas, como em empresas de transporte, frotas de caminhões, ônibus, etc.

Os rastreadores veiculares geralmente são pequenos e discretos, para que possam ser 

facilmente escondidos em um veículo.

Eles são alimentados por bateria e se comunicam com uma central de monitoramento por meio de uma rede de celular.

Além disso, os dados de localização do dispositivo podem ser visualizados em um mapa na central de monitoramento ou enviados por e-mail ou mensagem de texto para o proprietário do veículo.

{{cta-component}}

Como funciona um rastreador veicular?

Os rastreadores de veículos são dispositivos instalados em carros, motos, caminhões e ônibus com a finalidade de monitorar sua localização e obter outras informações relevantes ao motorista. 

Esses rastreadores funcionam por meio da emissão de sinais, que podem ser transmitidos de três maneiras principais: via satélite, radiofrequência ou chip.

No método de rastreamento por radiofrequência, as informações são enviadas através de ondas eletromagnéticas, que são captadas por antenas.

Embora o alcance dessas ondas seja menor, a área de cobertura é ampla, permitindo rastrear veículos em locais como túneis e subsolos.

Por outro lado, o rastreamento por satélite utiliza a conhecida tecnologia GPS, onde estabelecem contato com uma rede de satélites ao redor da Terra, que enviam sinais aos dispositivos GPS, fornecendo coordenadas geográficas em resposta.

Esses dados são enviados em tempo real para uma central de rastreamento, onde podem ser analisados a qualquer momento através de diferentes dispositivos como site, app, mensagem de texto, e-mail, entre outros. 

Além de rastrear a localização do veículo, os rastreadores também oferecem a funcionalidade de bloqueio do carro, proporcionando um controle adicional de segurança. 

Esse recurso permite que os proprietários bloqueiem o veículo remotamente em situações suspeitas, através de aplicativos ou computadores, garantindo maior segurança. 

Independente da tecnologia utilizada no dispositivo, ele é um ótimo aparelho para aumentar a segurança do carro e também dos seus ocupantes, já que permite a rápida localização e recuperação do veículo em caso de roubo.

Em certos modelos de rastreadores, há também com microfones integrados, permitindo a comunicação bidirecional com a central e fornecendo suporte em situações urgentes.

O microfone pode ser usado para gravar conversas no veículo, reforçando ainda mais a segurança, como no caso de carros de aplicativo, táxi, ônibus de turismo, frotas de caminhões, entre outros.

Tudo isso pode ser acessado por meio de um aplicativo ou site, permitindo visualizar em tempo real a localização do veículo, além de outras informações relevantes, como velocidade e quilometragem percorrida.

Quais são os tipos de rastreador veicular?

Existem principalmente três tipos de rastreadores veiculares, cada um com suas próprias características, confira os principais:

Rastreador veicular via satélite (GPS)

O rastreador veicular via satélite utiliza a transmissão do sinal para uma rede de satélites, distribuindo a localização exata do veículo à central de rastreamento, com isso, você pode consultar todas as informações pelo site ou aplicativo da empresa que fornece o serviço.

O dispositivo é excelente para ambientes abertos, mas pode ser menos preciso para lugares fechados como túneis, estacionamentos, entre outros, além disso, seu custo é elevado e não permite a transmissão em tempo real.

Rastreador veicular via radiofrequência (RF)

O rastreador de radiofrequência funciona através da emissão de sinais de ondas de rádio fornecendo informações sobre a localização do veículo.

Esses sinais são captados pela central de monitoramento processados e, em seguida, exibidos ao motorista.

O dispositivo via radiofrequência acaba tendo um alcance limitado, pois depende da proximidade com uma estação de recepção, porém pode ser um pouco mais barato em termos de custo e instalação.

Rastreador veicular por chip (GSM)

O rastreador veicular por chip, utiliza a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications), a mesma usada em telefones celulares.

Esse dispositivo usa a rede de celular para determinar a localização do seu carro, onde envia os dados de localização para a plataforma de monitoramento através das torres de sinal.

O rastreador por chip é um dos mais modernos, porém, é válido ficar atento a como os dados são disponibilizados, pois, isso pode afetar a atualização em tempo real das informações.

Então, na hora de escolher um rastreador para o seu carro é essencial considerar suas vantagens e desvantagens de cada modelo, bem como o tipo e precisão de monitoramento que você deseja.

Quais são os benefícios do rastreador veicular?

Os rastreadores veiculares podem oferecer uma série de benefícios não só para as empresas, mas também para os motoristas com carros de passeio.

O primeiro e mais procurado benefício é se o seu veículo for roubado ou furtado, o rastreador possibilita saber sua localização imediatamente e iniciar todo o processo de recuperação com as autoridades competentes, aumentando as chances de ser encontrado.

Além disso, a recuperação de carros com rastreamento chega a atingir 98%, um número relevante para a segurança, não é mesmo?

Com os índices de criminalidade aumentando, alguns equipamentos oferecem a possibilidade de instalar um botão de pânico em um local discreto, capaz de enviar um alerta de perigo diretamente para a central de monitoramento do rastreador.

Alguns rastreadores podem registrar informações sobre a condução do veículo, como velocidade, quilometragem e hábitos de condução. Essas informações podem ser ótimas para identificar padrões de uso, eficiência de combustível e manutenção preventiva.

Além disso, os rastreadores permitem que os proprietários monitorem a localização de seus familiares ou jovens motoristas, proporcionando tranquilidade e segurança, especialmente em situações de emergência.

Quais são as diferenças entre rastreamento, monitoramento e telemetria?

O rastreamento, monitoramento e telemetria são conceitos utilizados para descrever a coleta e análise de dados de objetos ou processos, mas há diferenças importantes entre eles.

No contexto de um rastreador de carro, essas diferenças estão relacionadas às informações coletadas e ao escopo das funcionalidades oferecidas. A seguir, vamos explicar cada um deles em detalhes:

Rastreamento

Rastreamento pode ser usado para rastrear o movimento de um carro, para acompanhar sua localização atual ou para acompanhar seu histórico de trajeto.

Monitoramento

O monitoramento, além de acompanhar a rota, possibilita o acompanhamento de outros dados relevantes, como o consumo de combustível, quilometragem, oferecendo uma análise abrangente das informações sobre o veículo durante o percurso e as paradas realizadas.

Com isso, o proprietário pode ter uma visão completa do desempenho do veículo. Além disso, esse recurso é também bastante utilizado em frotas de caminhões.

Telemetris

Essa é uma tecnologia que permite a medição remota e a comunicação de informações entre sistemas, através de dispositivos de comunicação sem fio.

A telemetria veicular é uma tecnologia que acompanha e registra dados importantes sobre a operação do seu carro, visando aprimorar seu desempenho e a segurança da sua condução.

Entre as informações coletadas estão: o modo de dirigir, o consumo de combustível, as rotas percorridas, excesso de velocidade, frenagens bruscas, acelerações agressivas, rotações elevadas do motor, entre outras informações.

E essa é a mesma tecnologia utilizada no aplicativo da Justos para incentivar um trânsito mais seguro, avaliando a forma de cada um dirigir e dando descontos no valor do seu seguro.

Explicamos um pouco mais sobre como funciona a tecnologia e segurança de dados da Justos, nesse vídeo no nosso canal do Youtube.

Como saber qual rastreador veicular é ideal para mim?

Antes de escolher um rastreador veicular, é necessário definir os motivos pelos quais você deseja esse dispositivo.

O objetivo é apenas acompanhar a localização do veículo em tempo real garantindo a segurança? É para contratar um seguro auto seguro auto? Ou é para acompanhar o comportamento de condução, informações de telemetria ou relatórios de desempenho?

São algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar o rastreador mais adequado às suas necessidades.

Além disso, é fundamental entender o sistema de cada aparelho de rastreamento, garantindo que a tecnologia será adequada para o que você procura. Compare os custos e recursos de aparelhos via GPS, radiofrequência e chip, garantindo que você escolha a melhor cobertura.

Alguns rastreadores dependem de tecnologias de comunicação por satélite ou redes de telefonia móvel, portanto, é essencial garantir que a cobertura seja adequada onde você pretende utilizar o veículo.

Lembra das perguntas que te fiz ali em cima? É um bom momento para avaliar as funcionalidades oferecidas por cada rastreador veicular e verificar se elas atendem às suas necessidades.

Além do rastreamento de localização, você pode querer outros recursos, como monitoramento de velocidade, relatórios de viagem, notificações de alerta, telemetria, fácil acesso pelo app, entre outros.

E claro, analise o custo do rastreador veicular, bem como as taxas de serviço associadas e mensalidades, considere também a facilidade de instalação e manutenção do dispositivo.

Por fim, entenda como os dados do rastreador são tratados, quem tem acesso a eles e quais são as políticas de privacidade.

É importante escolher um rastreador que ofereça segurança adequada para evitar o acesso não autorizado aos seus dados em caso de imprevistos.

Perguntas frequentes sobre o que é um rastreador veicular

Confira as principais perguntas e respostas sobre o rastreador veicular:

O que faz um rastreador veicular?

Um rastreador veicular utiliza GPS, radiofrequência ou chip para monitorar em tempo real a localização e movimento do veículo.

Ele fornece informações sobre a posição do veículo em um mapa, registra o histórico de viagens, auxilia na recuperação de veículos roubados, monitora o comportamento do motorista e oferece alertas e notificações em situações específicas.

Onde fica instalado o rastreador do veículo?

Você pode instalar o rastreador veicular em diferentes locais do carro, dependendo do tipo de rastreador escolhido e das suas preferências. Alguns dos lugares mais comuns são:

  • Embaixo do painel do veículo.
  • No porta-malas do veículo.
  • No compartimento do motor do veículo.
  • Sob o assento do veículo.
  • No porta-luvas do veículo.

Ao fazer a instalação, é necessário escolher um local seguro e de fácil acesso, para não interferir no funcionamento do carro.

Além disso, grande parte dos rastreadores são conectados pela entrada OBD, então o profissional precisa garantir uma conexão adequada à fonte de alimentação do veículo.

Vale ressaltar que a instalação do rastreador é feita por profissionais qualificados, para assegurar seu correto funcionamento e evitar danos ao veículo.

Como funciona o rastreador veicular com chip?

O rastreador veicular por chip, utiliza a mesma usada em telefones celulares. Ele coleta constantemente informações sobre a localização do veículo e as envia para um sistema centralizado.

Você pode acessar esses dados de forma simples e direta através de um aplicativo ou plataforma online, o que possibilita sempre saber onde seu carro está.

Quanto custa o rastreador veicular?

Em média, o custo de instalação fica entre R$ 300 e $600 reais, enquanto a mensalidade varia entre R$50 e R$150 reais, mas uma única empresa pode ter planos básicos até os mais avançados e esse preço pode variar.

Por isso, é necessário avaliar não só o preço da instalação, mas também a mensalidade do do monitoramento e eventuais adicionais.

O rastreador veicular precisa de um sinal de telefonia para funcionar?

Existem áreas isoladas em que os rastreadores podem não ter cobertura de rede, e quando o seu veículo entra nessas “sombras”, o rastreador armazena todas as informações de localização.

E assim que você sair desse local e o sinal for restabelecido, o rastreador atualiza automaticamente todas as informações coletadas e envia para a empresa de monitoramento.

Além disso, alguns modelos de rastreadores possuem uma entrada para cartão de memória. Isso significa que, quando você estiver em uma área sem sinal, todos os dados de localização serão salvos no cartão de memória.

Dessa forma, mesmo em lugares mais isolados, você pode ficar tranquilo, pois o rastreador veicular continua funcionando e mantendo você informado sobre a localização do seu carro.

Todo veículo pode ter um rastreador?

Sim. A disponibilidade e a instalação do rastreador pode ser feita em qualquer veículo, seja ele carro, moto, ônibus, caminhão, entre outros.

Porém, como grande parte dos rastreadores são conectados pela entrada OBD, alguns veículos fabricados antes de 1996 podem não possuir uma entrada compatível.

Além disso, algumas marcas de carro já oferecem o rastreador veicular como um item de fábrica, garantindo a segurança desde a saída da concessionária.

Independente do modelo de rastreador que você escolher, é necessário contar com uma proteção extra, como o seguro da Justos, para te auxiliar em qualquer imprevisto no trânsito.

Nossa modalidade tem uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem, afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.


#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos