Economize

Seguro Auto

O que é RCF: como funciona, quem tem direito e como acionar?

cumprimento de mãos
Publicado em 
21
 de 
March
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

RCF ou Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa, é um cuidado extra para aqueles que buscam se proteger de eventuais danos causados a terceiros em casos de acidentes. 

Esse tipo de seguro, opcional, pode garantir a cobertura de prejuízos causados a terceiros em caso de acidentes em que o segurado seja considerado responsável.

Mas existem algumas particularidades desse adicional que podem gerar confusão, tanto para os motoristas de carros quanto para as empresas de transportes de cargas.  

Nesse artigo você confere o que é o seguro RCF, e tira as suas dúvidas sobre como funciona, como acionar e quem tem direito. Confira:

O que é RCF?

RCF é a abreviação de "Responsabilidade Civil Facultativa", um tipo de seguro que oferece proteção ao segurado contra danos sejam eles materiais ou corporais que possam ser causados a terceiros.

Esse seguro é opcional mas é uma escolha que pode ser feita pelos motoristas, empresas, profissionais liberais, entre outros.

A principal finalidade do RCF é cobrir danos que não são causados no seu veículo mas sim garantindo ao segurado a cobertura necessária para eventuais prejuízos causados a terceiros. 

{{cta-component}}

Qual é a importância do RCF?

O RCF é importante  pois garante a proteção financeira em casos de sinistro. Ou seja, caso aconteça algum incidente e você acabar sendo responsabilizado pelos danos causados, fique tranquilo, pois essa cobertura irá te auxiliar nos custos. 

Segurança

Além disso, contar com o seguro RCF também traz mais tranquilidade e segurança , já que você tem a  certeza de estar protegido em casos de acidentes em que seja considerado culpado.

Como funciona a RCF?

A RCF funciona tanto para veículos particulares como uma proteção extra em caso de eventualidades que podem acontecer no dia a dia quanto para transportadores em casos de roubo de carga, por exemplo. 

A regra prevista em lei é clara: no caso de um acidente de trânsito, por exemplo, a pessoa que causou o acidente terá que reparar os danos causados. 

Porém esses danos podem incluir também danos morais, materiais, estéticos, físicos, entre outros, e nesses casos pode ser uma boa opção contar com um seguro auto que te dê suporte e auxílio, como a Justos. 

Quando você contrata a cobertura RCF em sua apólice de seguro de automóvel, a seguradora promete  assumir os danos que você possa ter causado a terceiros.  

Ou seja, o termo “facultativo” nesse caso quer dizer que a seguradora assume os reparos do dano, mesmo que não tenha a obrigação prevista em lei para isso. 

Nesse caso, você desembolsa um valor adicional que vai estar presente na sua apólice para que a seguradora assuma o seu risco,  desde que esteja dentro das condições previstas no contrato.

Quem tem direito ao RCF?

A cobertura adicional de Responsabilidade Civil Facultativa pode ser contratada por todos os motoristas que já possuem ou querem fazer o seguro auto para aumentar a sua proteção.

Ou seja, se você se envolver em um acidente de trânsito que cause danos a terceiros, você terá direito a cobertura adicional RCF se tiver contratado essa opção no seu seguro.

As condições e o valor máximo de cobertura podem variar de acordo com o contrato de seguro.

Qual é a cobertura oferecida pela RCF?

Existem dois tipos de seguro RCF,  uma para cobertura de carros, chamadas RCF-V e também contra roubo de cargas, conhecido RCF-DC.

Nas duas opções, é uma escolha do segurado adicionar as coberturas na sua apólice, conforme as suas necessidades. Conheça um pouco mais sobre cada uma das coberturas:

 

RCF-V

A cobertura RCF-V é uma modalidade de RCF que garante a cobertura de danos corporais, materiais e morais causados a terceiros durante um incidente no trânsito. 

Essa modalidade opcional pode ser contratada junto com o seguro auto tradicional e oferece diferentes tipos de coberturas. 

Entre as coberturas mais comuns, podemos encontrar reparos de danos materiais como colisões, consertos e perda total do veículo, bem como aquelas que cobrem danos corporais, como cuidados médicos e internações em casos de acidentes.

Além disso,você pode optar por ter a cobertura jurídica, que prevê a possibilidade de utilizar o seguro para arcar com custas de processos cíveis e penais decorrentes de acidentes, incluindo custos advocatícios e indenizações por danos morais.

Aqui na Justos, você pode personalizar a sua cobertura de responsabilidade civil facultativa e adicionar o que for necessário para garantir a sua segurança e necessidades. 

RCF-DC

Já o  RCF-DC é um seguro que protege empresas e transportadoras contra roubo de cargas. 

Ele cobre vários casos, como roubo da carga junto com o veículo durante o transporte, roubo durante o trajeto por meio de violência contra o motorista, roubo em viagem fluvial que complemente a viagem rodoviária na Região Amazônica. 

Além disso, pode cobrir roubo e furto de carga de veículos estacionados em depósitos ou áreas sob o controle ou administração da empresa segurada. 

Existem seguros obrigatórios que ressarcem prejuízos?

No Brasil, existem algumas modalidades de seguro que são obrigatórias, como é o caso do DPVAT e do RCTR-C que podem ser alternativas para ajudar indenizando as vítimas de acidentes de trânsito e também no transporte de cargas. 

Mas, as coberturas não são tão amplas quanto a responsabilidade civil facultativa, vamos entender um pouco sobre cada seguro: 

DPVAT

O DPVAT ou Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é um benefício obrigatório previsto na Lei n° 6.194/74 e exigido por lei para todos os proprietários de veículos automotores.

Essa modalidade indeniza as vítimas de acidentes de trânsito: motorista, pedestre, passageiros ou qualquer pessoa envolvida independente de quem tenha causado. 

No entanto, este seguro  não conta com uma cobertura extensa e não não indeniza os danos materiais causados ao veículo do terceiro, por exemplo. 

Além disso, para receber a indenização do DPVAT é necessário entrar com um pedido na Caixa Econômica Federal e enviar uma série de documentos comprobatórios, o que pode demorar um pouco mais para a indenização. 

Por isso, contratar a cobertura adicional da RCF-V pode ser uma ótima opção para quem quer ter uma proteção mais ampla em caso de acidentes de trânsito.

RCTR-C

O RCTR-C ou seguro responsabilidade civil do transportador de cargas é um seguro obrigatório, porém, sua cobertura acaba sendo limitada.

O seguro garante ao transportador apenas o reembolso por danos às mercadorias transportadas que sejam causados por acidentes, como colisões, capotagens, tombamentos e incêndios.

Ou seja, se a carga for roubada após uma colisão, por exemplo, o seguro não vai cobrir o prejuízo.

Isso se torna um grande problema para a transportadora, que pode ter que arcar com esses custos extras.

Como contratar um Seguro RCF auto?

Para contratar a cobertura de responsabilidade civil facultativa, o primeiro passo é fazer uma cotação com as seguradoras ou se você já tiver um seguro auto, basta pedir essa cobertura adicional. 

Aqui na Justos, por exemplo, você pode adicionar ou excluir seus adicionais e  personalizar a cobertura de terceiros escolhendo também o valor da indenização  para danos morais, corporais e materiais da maneira que achar melhor. 

Depois de escolher a melhor opção, confira todas as condições gerais do seu seguro para conferir os valores e as coberturas, garantindo que você esteja tranquilo em todas as situações. 

Como acionar o Seguro RCF auto?

Para acionar o seguro RCF auto você precisa entrar em contato o mais rápido possível com a sua seguradora   a Justos pelo telefone, ou Whatsapp e comunicar o seu sinistro. 

Você precisa nos passar todos os detalhes do acidente como, data, hora, local, depoimento das testemunhas, se tiver, fotos e tudo o que você achar relevante. 

Assim que a  sua seguradora receber a notificação do sinistro, ela vai realizar uma análise da situação para verificar se o ocorrido está coberto pelo seu seguro. 

Se o evento estiver previsto na sua apólice, a seguradora vai dar toda a assistência necessária ao terceiro, ou seja, a segura vai assumir a responsabilidade de arcar com os prejuízos, desde que o valor dos reparos e indenizações não ultrapassem o contratado na sua apólice.

Entre em contato com a Justos

O RCF é uma forma de proteção para evitar imprevistos no trânsito. Ele pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas que possuem algum tipo de atividade que possa gerar riscos a terceiros, como proprietários de veículos, empresas de prestação de serviços, entre outros.

No dia a dia do trânsito, contar com um seguro de RCF-V pode te dar mais segurança e te proteger em caso de sinistro.

E nesse momento você pode contar com a Justos para te oferecer suporte e  coberturas personalizadas para danos causados a terceiros.

Nossa modalidade traz uma proposta diferente para quem dirige bem, afinal se você deixa o trânsito mais seguro é importante pagar mais barato.

Tudo é 100% digital, pelo app e sem burocracia. Faça sua cotação e personalize as coberturas do jeito que quiser. 

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos