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Como saber se o relé está queimado: saiba como identificar

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Publicado em 
08
 de 
January
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

Componentes elétricos como o relé são essenciais para o bom funcionamento dos componentes do seu carro.

No entanto, como qualquer outro componente elétrico, os relés podem falhar ao longo do tempo e deixar sistemas como bomba de combustível, limpador do para-brisa e outros sem funcionar.

Vem com a gente entender o que é o relé, como ele funciona e saber como identificar se a peça está queimada:

O que é o relé automotivo?

O relé automotivo é um dispositivo eletromecânico, como se fosse um interruptor ligando e desligando um circuito elétrico.

Ele é usado para controlar o fluxo de corrente elétrica de baixa corrente para circuitos de alta corrente, feito através de uma bobina.

O relé automotivo possui componentes essenciais: uma bobina, um núcleo magnético, contatos móveis e contatos fixos.

Quando a corrente percorre a bobina, um campo magnético é gerado, atraindo os contatos móveis e conectando-os aos contatos fixos.

Essa ação permite a passagem de uma corrente mais intensa pelo circuito, podendo controlar dispositivos como faróis, ventiladores do radiador, motor de partida, e outros sistemas elétricos do veículo.

O componente é usado para evitar que a fiação de baixa corrente seja sobrecarregada e para controlar com segurança equipamentos que requerem alta corrente.

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Como funciona o relé automotivo?

O relé automotivo funciona como um interruptor controlado eletricamente, já que é usado para controlar o fluxo de corrente elétrica de baixa corrente para circuitos de alta corrente.

Quando a corrente elétrica atravessa a bobina, gera um campo magnético que aciona o contato, viabilizando o fluxo da corrente para o circuito controlado pelo relé.

Agora, quando a corrente na bobina é interrompida, o campo magnético cessa e o contato se abre, interrompendo o fluxo de corrente elétrica.

Grande parte dos sensores como de estacionamento, luzes internas e painel multimídia são ligados aos relés, por isso, se você notar um mau funcionamento desses componentes, pode ser que o relé esteja queimado.

Quais são os tipos de relés automotivos?

Os relés automotivos são divididos em duas categorias e você confere os tipos aqui embaixo:

Relés auxiliares

Os relés auxiliares apresentam quatro variações que podem auxiliar no funcionamento da bomba de combustível, sistemas de vidros e travas elétricas, além das luzes baixas e altas.

Relé normalmente aberto (NA)

Esse relé é usado para a ligação de dispositivos. Nesse caso, os contatos ficam abertos quando não há corrente passando pela bobina.

Quando a corrente é aplicada à bobina, os contatos se fecham, permitindo o fluxo de corrente.

Relé normalmente fechado (NF)

Já esse modelo é usado para desligar dispositivos. Este tipo de relé mantém os contatos fechados quando não há corrente na bobina.

Nesse relé, quando a corrente é aplicada à bobina, os contatos se abrem, interrompendo o fluxo de corrente.

Relé reversor

É capaz de inverter a polaridade do circuito quando ativado, alterando a direção do fluxo de corrente. Nesse caso, o relé ativa um dispositivo enquanto desativa outro ao mesmo tempo.

Relé duplo normalmente aberto

Possui dois conjuntos de contatos normalmente abertos que podem ser acionados independentemente, permitindo controlar dois circuitos separados.

Relés Eletrônicos

Os relés elétricos, como o nome já diz são ligados em um circuito eletrônico e um relé eletromecânico, além disso, são divididos em duas categorias:

Relés pisca

Utilizados para controlar o piscar das setas e pisca alerta do veículo, interrompendo e restabelecendo o circuito elétrico em um padrão intermitente.

Relés temporizadores

Permitem a ativação ou desativação de um circuito após um intervalo de tempo predefinido, como temporizadores para sistemas de iluminação, por exemplo.

Qual a diferença entre fusível é relé?

Os fusíveis são dispositivos de proteção que cortam o fluxo de corrente elétrica em um circuito quando há uma sobrecarga ou curto-circuito.

Eles queimam para proteger os componentes elétricos e prevenir danos ou incêndios e precisam depois de serem queimados.

Já os relés são interruptores controlados eletricamente que abrem ou fecham um circuito de alta corrente usando um circuito de baixa corrente.

Eles permitem que um dispositivo de baixa corrente controle um dispositivo de alta corrente, protegendo os circuitos menores e permitindo o controle seguro de equipamentos elétricos 

potentes.

Tanto os fusíveis quanto os relés são componentes essenciais para a segurança e funcionamento adequado dos sistemas elétricos do seu carro.

Como testar um relé automotivo?

Para testar um relé, você pode levar o seu carro até uma oficina especializada para que o profissional utilize um multímetro digital e uma fonte de tensão.

Procedimento inicial

Antes de realizar o procedimento, o profissional vai desligar o carro e remover a chave da ignição para evitar qualquer acidente.

Tenha cuidado com os capacitores, pois podem reter carga mesmo após a energia ser desligada.

Uma inspeção visual no relé pode ser feita, já que alguns têm uma parte transparente, permitindo ver a parte interna.

Alguns relés têm uma luz que mostra se estão funcionando, por isso, se essa luz estiver apagada, mesmo quando há energia chegando nos terminais pode ser um sinal de que o componente está danificado.

Teste de um relé eletromecânico

Para testar um relé eletromecânico o profissional vai utilizar um multímetro configurado para testar a continuidade ou resistência.

O dispositivo irá testar a resistência entre os terminais de controle e carga para garantir que haja a resistência adequada quando o relé está ativado e desativado.

Além disso, uma tensão é aplicada aos terminais da bobina para ativar o relé e verificar se os contatos internos se fecham corretamente enquanto ele está energizado.

Se o relé não estiver funcionando, é hora de fazer a substituição do componente para garantir que os sistemas elétricos do carro continuem funcionando.

Teste de um relé de estado sólido

Para testar um relé em estado sólido, o profissional vai usar um ohmímetro. Nesse caso, o teste precisa ser feito com componente desenergizado.

Se o componente estiver com defeito, o visor do equipamento mostrará 0 ou OL. Se estiver funcionando corretamente, a leitura será por volta de 0.7. Assim, você saberá se o relé precisa ser substituído ou não.

Como saber se o réle do carro está queimado?

Como já mencionamos por aqui, para saber se o relé está queimado, é necessário utilizar um multímetro.

Por isso, leve o seu carro até a oficina mecânica mais próxima e peça ao profissional que faça uma inspeção detalhada no componente.

Além disso, você pode fazer uma pequena inspeção visual no relé, procurando se ele está muito quente ao toque, se está deformado ou cheirando queimado.

Perguntas frequentes

Ainda tem dúvidas sobre o relé automotivo? Confira as principais perguntas e respostas:

Qual a tensão do relé?

A tensão do relé corresponde à voltagem aplicada à sua bobina. Nos relés automotivos, a tensão nominal é de 12V para carros e motocicletas, e de 24V para ônibus e caminhões.

É normal o relé do carro esquentar?

Sim, é normal que o relé do carro aqueça um pouco, principalmente quando a bobina do componente é ativada, gerando um campo magnético e, consequentemente, dissipando calor, levando ao aquecimento do relé.

Contudo, caso o relé esteja muito quente, pode indicar que ele esteja com defeito. Se você perceber um superaquecimento no relé ou notar mau funcionamento de componentes como farol, seta e outros, é fundamental levar o seu carro até uma oficina especializada e verificar seu funcionamento e, se for necessário, fazer a troca do componente.

Qual a função do 30 e 87 do relé auxiliar?

O terminal 30 do relé auxiliar está associado à entrada de corrente da fonte de alimentação da energia elétrica que é fornecida ao relé, como a bateria do veículo.

Já o terminal 87 está ligado a saída e corrente para acionamento de componentes elétricos.

Como saber se o relé da bomba de combustível queimou?

Se o relé da bomba de combustível estiver queimado, o motor não liga ou dá partida e morre em seguida.

Se você notar algum desses sinais, é válido testar o relé da bomba de combustível para verificar se ele está funcionando corretamente.

Você pode testar o relé usando um multímetro ou uma lâmpada de teste em uma oficina mecânica da sua confiança.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o relé automotivo, se houver um imprevisto no caminho, você pode contar com um seguro como o da Justos, para te auxiliar.

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