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Sintomas de correia dentada ruim: como identificar o problema?

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Publicado em 
26
 de 
August
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Fazer as revisões e manutenções do carro é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo.

Porém, algumas vezes podemos identificar barulhos e ruídos que podem ser sinais de peças ruins, e esse é o caso da correia dentada.

A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões.

Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.

Vem com a gente entender melhor qual é a função dessa peça e quando é o momento ideal para fazer sua manutenção:

O que é a correia dentada?

A correia dentada é uma faixa de borracha com dentes que conecta o virabrequim, peça que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas.

Ela é responsável por sincronizar e garantir o funcionamento adequado das partes móveis do motor, como os pistões e as válvulas. Sua principal função é assegurar que esses componentes trabalhem em perfeita harmonia, seguindo o ritmo necessário para um desempenho eficiente do motor.

Ela ajuda a controlar o tempo em que as válvulas se abrem e fecham e mantém o movimento dos pistões em harmonia.

Pense nisso como uma dança bem coreografada: a correia dentada garante que todas as partes do motor estejam se movendo no ritmo certo, evitando que elas se batam e causem danos.

Por isso, é necessário fazer as revisões periódicas e seguir as recomendações do fabricante para a troca da correia dentada, já que o mau funcionamento do componente pode fazer o motor parar por completo.

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Como saber se a correia dentada está ruim?

No geral, a correia dentada tem um prazo previsto pelo fabricante para ser trocada, mesmo que não haja sinais óbvios de desgaste, se a correia atingiu a quilometragem recomendada para troca, é aconselhável substituir a peça.

Mas, alguns barulhos podem ser indícios de que a peça não está funcionando corretamente.

Então, se você ouvir chiados ou batidas vindas do motor, pode ser um sinal de desgaste na correia dentada. Isso ocorre quando os dentes estão danificados, fazendo com que a correia escorregue nas polias e produza esses ruídos.

Se o motor perder potência, estiver falhando ou tendo dificuldades na partida, a correia dentada pode estar deslizando nas polias ou ter pulado alguns dentes, esse problema afeta a sincronização correta das partes móveis do motor.

Você também pode abrir o capô e fazer uma inspeção visual, procurando por rachaduras, desgaste excessivo, dentes quebrados ou soltos, ou qualquer sinal de danos.

Vale lembrar que o mais recomendado é levar o carro até um mecânico de confiança para fazer uma avaliação precisa e, se necessário, fazer a troca.

Quando eu devo trocar a correia dentada do motor?

Além do período recomendado para fazer a troca de acordo com o fabricante, pode ser necessário ficar atento a vibrações anormais do motor, perda de energia, entre outros sintomas.

Por exemplo, se você perceber trancos ao trocar de marcha, pode ser que a correia dentada esteja com problemas e precise ser substituída.

Um possível problema pode ser o tensionamento excessivo da correia dentada. Com o tempo, isso pode resultar no desgaste prematuro da peça, perda de desempenho e até mesmo danos ao motor.

Pode não ser comum, mas o superaquecimento do motor pode causar danos na correia, bem como a possibilidade de fusão do motor e o derretimento de peças próximas.

Esses problemas podem surgir quando as correias dentadas responsáveis pelo resfriamento do motor não estão funcionando corretamente.

É válido ficar atento a qualquer ruído incomum vindo do motor do seu carro, esses sons como “rangidos” geralmente indicam desajustes ou desalinhamentos na correia dentada.

Portanto, é essencial acompanhar de perto e garantir o bom estado das correias dentadas para evitar o superaquecimento.

Além disso, é bom prestar atenção em outros fatores que podem afetar a vida útil da correia dentada, por exemplo, condições de condução severas, como tráfego intenso ou uso em áreas com estradas de terra.

Da mesma forma, a exposição a temperaturas extremas ou a presença de vazamentos de óleo podem prejudicar a correia dentada.

Se você tiver dúvidas sobre a condição da correia dentada ou se estiver se aproximando do intervalo recomendado para a substituição, é aconselhável procurar um mecânico de confiança.

O profissional vai realizar uma inspeção adequada e te orientar sobre a necessidade de trocar a correia dentada.

É melhor prevenir problemas maiores realizando a manutenção adequada e seguindo as recomendações do profissional, não é mesmo?

Como evitar problemas na correia dentada?

A melhor forma de evitar problemas na correia dentada é fazer as revisões preventivas e respeitar o prazo estabelecido no manual do proprietário.

Não espere até que a correia dentada esteja muito desgastada, a melhor forma é substituir de acordo com as orientações do fabricante, mesmo que não haja sinais visíveis de problemas.

Além disso, ao fazer a troca da correia, é aconselhável substituir também as polias, tensionadores e outras peças próximas, garantindo melhor sincronização do motor.

Se possível, faça acelerações graduais para não forçar tanto o motor, também evite dirigir em condições extremas, como altas temperaturas ou estradas de terra com frequência, essas condições podem acelerar o desgaste da correia dentada.

Perguntas frequentes sobre sintomas correia dentada ruim

Confira as perguntas e respostas frequentes sobre a correia dentada:

Correia dentada ruim faz barulho?

Sim, quando a correia dentada está apresentando algum problema, um dos primeiros sinais é o barulho que pode fazer.

Os dentes desgastados ou danificados da correia podem causar chiados, ou rangidos, especialmente durante a partida ou aceleração do veículo.

Se você ouvir esses ruídos, é válido dar uma atenção especial e levar o carro até uma oficina mecânica especializada para fazer uma inspeção na peça.

O que acontece quando a correia dentada folga?

Quando a correia do motor fica folgada, podem acontecer problemas problemas se estiver dirigindo em alta velocidade ou quando o carro está carregado demais.

Ou seja, a falta de tensão adequada na correia resulta na perda de sincronização das válvulas quando estiverem em sua posição mais baixa, e isso faz com que o motor falhe, engasgue e até mesmo não ligue.

Então, é fundamental garantir que a correia do motor esteja sempre bem tensionada para evitar esses tipos de transtornos e manter o carro funcionando direitinho.

O que causa a quebra da correia dentada?

A quebra da correia dentada pode ser causada por diversos fatores, como desgaste natural ao longo do tempo, falta de substituição no tempo indicado pelo fabricante, uso do carro em estradas de terra e barro, bem como tensão inadequada e danos nos componentes.

Por isso, para evitar a troca precoce da peça, é fundamental seguir as recomendações do fabricante e manter as revisões em dia.

Além disso, é necessário identificar sinais de desgaste e danos por meio de inspeções de um profissional evitando a quebra da correia dentada. Assim, medidas preventivas podem ser tomadas antes da quebra da correia.

Quanto tempo dura uma correia dentada?

Na maioria dos carros, a vida útil da correia dentada é 50 mil km percorridos a cada ou 3 anos, mas é válido sempre consultar o manual do proprietário ou as recomendações do fabricante para garantir o tempo certo para troca.

Vale lembrar que mesmo que você apenas ligue o carro, a correia dentada está funcionando corretamente, e também há desgaste. Portanto, é essencial considerar esse procedimento ao planejar sua substituição, garantindo assim a segurança e o desempenho adequado do carro.

Além disso, as revisões preventivas têm um papel fundamental na durabilidade da correia dentada, já que evita a sobrecarga do motor, evitando imprevistos e garantindo maior vida útil ao seu carro.

Quanto custa uma correia dentada?

Em média a correia dentada custa de R$ 18,00 até R$750,00, tudo vai depender do tipo de correia e da qualidade que a peça oferece.

Além do custo da correia dentada em si, existe o valor da mão de obra do profissional especializado e também de outras peças que fazem parte do conjunto do motor que podem ser trocadas. 

Se a correia dentada quebrar, o que acontece?

A quebra da correia dentada durante o funcionamento do motor pode acarretar parada repentina do motor e danos graves nas válvulas e pistões.

E caso isso aconteça, as chances de precisar substituir as outras peças são grandes, tornando o reparo um pouco mais caro do que o esperado.

Por isso, é válido ficar atento a eventuais desgastes, ressecamento e danos visíveis na correia dentada e claro, fazer as manutenções preventivas, garantindo a sua segurança e a do veículo.

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