Dirigir Bem
Dicas Suaves
Validade da CNH para Idosos: renovação e impactos no trânsito
A Carteira Nacional de Habilitação é o documento necessário para todos na hora da direção e a sua renovação é necessária para evitar penalidades e multas.
Mas, uma dúvida constante é se existe idade máxima para renovar a CNH. E já adiantamos que a resposta é não!
Independente da idade, o que vale é a sua aptidão física e mental para dirigir, por isso, vem com a gente entender qual é a validade da CNH para os idosos e como renová-la.
Como ficou a validade da CNH para idosos?
A CNH é um documento obrigatório para dirigir no Brasil, e em 2021, a Lei nº 14.071/2020 alterou o Código de Trânsito Brasileiro e definiu novos prazos de validade para a CNH de idosos.
A partir dessa mudança, os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos. Já aqueles com 70 anos ou mais devem renovar a cada 3 anos.
{{cta-component}}
Qual a validade da CNH para maiores de 65 anos?
Para os motoristas entre 50 e 69 anos, a validade da CNH é de 5 anos. Por isso, é válido ficar atento ao prazo e renovar a CNH em até 30 dias após o seu vencimento, evitando multas.
Qual a validade da CNH para condutores a partir dos 70 anos de idade?
Para os motoristas acima de 70 anos, a validade da Carteira Nacional de Trânsito é de 3 anos.
Esse prazo menor acontece, pois, a capacidade física e mental dos condutores tende a diminuir com o envelhecimento, afetando as funções necessárias para dirigir com segurança.
Quem tem 80 anos pode renovar a CNH?
Sim, os motoristas com mais de 80 anos podem renovar a CNH a cada 3 anos. E o processo para renovar o documento é bem parecido com o das demais faixas etárias.
E, independente da sua idade, o importante é estar apto tanto fisicamente quanto mentalmente para dirigir em segurança.
A possibilidade de pessoas com 80 anos ou mais renovar a CNH demonstra o compromisso da legislação brasileira em garantir a inclusão e a mobilidade de todos os cidadãos.
O que acontece se a CNH passar da validade?
A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia dependendo da idade do condutor, e renová-la dentro do prazo é super importante para evitar problemas. Veja só o que pode acontecer:
- Até 30 dias após o vencimento: não há penalidades; o condutor pode dirigir normalmente. Porém, é válido fazer a renovação o quanto antes, evitando transtornos.
- Após 30 dias do vencimento: infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, e acréscimo de 7 pontos na CNH. Além disso, o carro pode ficar retido até que o motorista apresente um condutor com CNH válida para retirá-lo.
Então, não esqueça de ficar de olho na validade da sua CNH e renová-la sempre no prazo. Assim, você garante que continua dirigindo tranquilo, sem surpresas desagradáveis no caminho.
Os idosos devem passar por exames médicos mais rigorosos para renovar a CNH?
Independente da sua idade, antes de renovar a CNH, o motorista precisa fazer exames médicos.
Esses exames verificam sua saúde, incluindo visão, audição e habilidades mentais e para os idosos, os exames são os mesmos, mas os critérios são um pouco mais rigorosos.
Com o envelhecimento, é natural que algumas capacidades físicas e cognitivas diminuam, afetando a capacidade de direção e a segurança no trânsito.
Por isso, os exames mais rigorosos garantem que os idoso que dirigem estejam aptos a fazê-lo com segurança, tanto para si quanto para os demais.
E se o médico examinador estiver em dúvida ou encontrar algum problema, poderá pedir mais alguns testes ou diminuir a validade da CNH.
Qual é o impacto da validade da CNH para idosos na segurança no trânsito?
A validade da CNH para idosos, com prazos menores de renovação e exames mais rigorosos, têm um impacto positivo na segurança no trânsito.
Como os exames são mais rigorosos, o risco de acidentes tende a diminuir, pois, a avaliação médica e psicológica periódica ajuda a identificar os motoristas que podem apresentar riscos ao dirigir, como aqueles com problemas de visão, audição, reflexos ou funções cognitivas diminuídas.
Como funciona o Projeto de Lei para isenção de taxa de renovação?
O Projeto de Lei 4036/20 propõe a isenção de taxa para os exames de renovação da CNH destinados a condutores com mais de 60 anos, desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Esta alteração na proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa com o intuito de beneficiar aqueles que verdadeiramente necessitam dessa gratuidade.
O Projeto de Lei já está em vigor?
O PL 4036/2020 ainda está em tramitação e não há previsão de quando será votado em plenário. A aprovação do projeto depende do apoio da maioria dos deputados.
Porém, antes dessa votação, o Projeto de Lei ainda precisa passar por algumas etapas e ser analisado e aprovado por três comissões: a de Viação e Transportes (CVT), a de Finanças e Tributação (CFT) e a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
O condutor idoso pode perder o direito de dirigir por conta da idade?
A legislação brasileira não estabelece uma perda automática do direito de dirigir com base na idade.
Em vez disso, são adotadas medidas para promover a segurança no trânsito, especialmente entre os condutores mais velhos.
Uma dessas medidas é a renovação periódica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com prazos mais curtos e exames mais rigorosos para os condutores a partir dos 70 anos.
Os exames para a renovação da CNH são os mesmos para todas as idades sendo: uma avaliação médica completa, que verifica aspectos como visão, audição, reflexos, pressão arterial, condições cardíacas e funções cognitivas.
Além disso, há o exame psicotécnico, que avalia habilidades como atenção, concentração, tempo de reação, tomada de decisões e traços de personalidade.
E a periodicidade dos exames varia conforme a faixa etária do condutor: para pessoas entre 50 e 69 anos, a renovação é exigida a cada 5 anos. Já para os motoristas com mais de 70 anos, o prazo fica em 3 anos.
E como já falamos por aqui, o médico examinador tem autonomia para diminuir a validade da sua CNH se entender que as capacidades do condutor estão diminuídas.
Todas essas medidas são para garantir a segurança no trânsito, protegendo não apenas os condutores idosos, mas também todos os usuários das vias públicas.
Como renovar a carteira de motorista de idosos?
O processo de renovação da carteira de motorista para idosos é parecido com o de outras idades.
O primeiro passo é ver se o idoso se encaixa na isenção da guia de recolhimento junto ao Detran do seu estado, se for necessário, a guia precisa ser paga.
O próximo passo é reunir apresentar os documentos:
- Documento de Identificação (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência atualizado
- Carteira Nacional de Habilitação anterior
- Comprovante de pagamento da taxa de renovação, caso necessário.
Com os documentos em mãos, agende um horário para os exames em uma clínica credenciada do Detran.
Vale lembrar que se o médico examinador entender necessário, poderá solicitar outros exames como cardiovasculares e neurológicos.
Se aprovado nos exames, basta aguardar a emissão da nova CNH e a entrega pelos Correios.
E se o condutor exercer atividade remunerada?
Se o condutor exercer atividade remunerada, precisa adicionar o EAR na sua CNH, independentemente da sua idade ou categoria de habilitação, seja A, B, C, D, E ou ACC.
EAR, ou "Exerce Atividade Remunerada", é uma declaração do motorista para as autoridades responsáveis, confirmando que está apto a realizar atividades remuneradas enquanto dirige o veículo.
Para incluir a EAR na CNH, o motorista precisa passar por exames físicos e mentais de aptidão, além de um exame psicológico.
A EAR é obrigatória para todos os motoristas que realizam atividades remuneradas com o veículo. Ou seja, prestadores de serviços de transporte de pessoas, cargas ou valores para pessoas físicas, ou jurídicas, utilizando veículos próprios ou de terceiros.
Motoristas de aplicativos, ônibus, entregas, ambulâncias e mototaxistas são exemplos de quem precisa adicionar a EAR válida na CNH para exercer suas atividades remuneradas.
É rápido e fácil renovar a CNH acima dos 60 anos?
O processo para a renovação da CNH é simples e costuma ser rápido, porém, os idosos que têm dificuldade com a tecnologia podem enfrentar algumas dificuldades, principalmente se o agendamento for feito pela internet.
Se tiver dificuldades no processo, peça ajuda de um familiar ou faça o agendamento pelo telefone do Detran do seu estado.
E, para agilizar o processo, mantenha seus documentos em dia e agende atendimento com antecedência.
Além disso, evitar deixar para a última hora a renovação do documento evita multas e apreensão do veículo.
Conclusão
Agora que você já sabe qual é a validade da CNH para idosos, é necessário ficar atento ao prazo e fazer os exames necessários, garantindo a aptidão para a direção.
Além disso, é hora de pensar no seguro auto para o seu carro, garantindo proteção para qualquer imprevisto no trânsito.
E para isso, você pode contar com o seguro auto da Justos que tem uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal; se você contribui para um trânsito mais seguro, é justo que pague menos por isso.
Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Em poucos minutos você tem o valor do seguro e pode personalizar as coberturas do jeito que quiser.
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!