Carros

Dicas Suaves

Vazamento de óleo: entenda o que pode causar e como resolver?

vazamento-de-oleo
Publicado em 
04
 de 
September
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Sabe aquela mancha de óleo na garagem, que quando você tira o carro ela aparece e de repente o chão está todo sujo? Esse é um dos muitos problemas que assustam os motoristas. 

O vazamento de óleo pode ser causado por diversos fatores, então é necessário ter cautela e atenção para detectar a real fonte do problema. O vazamento pode vir de alguns lugares diferentes, por isso, procure um mecânico especializado, se for preciso, para sanar o problema.

Nesse artigo você irá entender porque esse tipo de vazamento ocorre e como é possível resolver. 

{{cta-component}}

O que é vazamento de óleo do motor?

São diversos motivos que contribuem para que o vazamento de óleo ocorra. As causas mais comuns do vazamento geralmente são o excesso de óleo, deterioração da junta do cabeçote e/ou dos retentores e desgaste do cárter.

Na maioria dos casos quando o vazamento não vem do motor, é provável que a causa seja por conta da quantidade de óleo que foi aplicada pelo motorista ou frentista. Usar pouco óleo irá desgastar as peças do motor, mas se usar em excesso pode prejudicar ainda mais o funcionamento do mesmo.

É normal vazar óleo do motor?

Esse é um problema comum quando se tem um carro. Mas não é normal, e é possível evitar esse problema. Uma dica boa para que você não coloque óleo em excesso é verificar se realmente existe a necessidade de completar o nível do óleo, mas faça isso quando o carro estiver frio. Se tiver usado o carro, espere pelo menos 10 minutos com o veículo desligado para não ter a falsa sensação de necessidade de completar.

Mecânicos especializados recomendam que os motoristas analisem semanalmente o nível do óleo, a fim de evitar más surpresas e se prevenir. Se notar que o óleo está baixando muito rápido, é recomendado que se faça uma manutenção preventiva no veículo para evitar problemas grandes.

O que pode causar o vazamento de óleo?

Existem alguns fatores diversos que podem causar o vazamento de óleo no motor do carro. Se você fizer manutenção no seu veículo com um mecânico que não tem muita experiência, você pode se prejudicar e ter problemas com o carro, por exemplo. 

Algumas causas são:

  • Excesso de óleo. Pode danificar a estrutura do motor e peças no sistema de lubrificação, além de ocasionar a liberação de fumaça preta no escapamento, pois os anéis precisarão remover uma maior quantidade de óleo da câmara de combustão;
  • Deterioração da junta do cabeçote e/ou dos retentores;
  • Deterioração dos retentores e desgaste do cárter;
  • Quantidade de óleo aplicada pelo próprio condutor ou frentista. Completar o óleo tendo a falsa sensação de vazio no motor irá prejudicar o veículo,  pois o motor precisa estar frio para verificar o nível exato.

Quais são os tipos de óleo?

Se você notar alguma mancha de óleo no chão após retirar seu carro da garagem ou vaga, fique calmo e comece analisando a coloração da substância para tentar entender de onde vem.

O óleo pode ter cores diferentes. Assim ele pode indicar de onde pode ter vazado, sanando mais rapidamente a origem do problema.

Coloração preta

Se você notar que o óleo que vazou possui a coloração preta, ou puxada para o marrom mais escuro, é muito provável que o problema seja com o lubrificante que você está utilizando no motor.

Caso note apenas gotas no chão, isso não é necessariamente um problema, afinal é comum que escapem algumas gotas pelo sistema, e isso não é um alerta de perigo.

Porém, se notar uma mancha relativamente grande e por mais de três dias, o problema pode ser na má qualidade do óleo que está sendo usado, prejudicando o motor em si.

Coloração marrom ou vermelha

Neste caso, notando a coloração marrom ou mais avermelhada e com uma consistência mais espessa, o problema pode ser um pouco mais complicado. Nessa situação é provável que o vazamento esteja no motor, especificamente no selo de transmissão ou na junta.

Um carro com transmissão automática geralmente possui um tipo de eixo cardam, onde é mais comum que esse tipo de vazamento aconteça, então fique bem atento nesse caso. 

Também é possível notar o vazamento do fluido da transmissão automática caso a troca de marchas esteja com trancos repentinos. Se o câmbio do veículo estiver mole ou parecendo solto na caixa de transmissão, é um indício de problema no sistema de transmissão.

Coloração marrom clara ou avermelhada

Notando que a mancha está mais à frente do carro e não em baixo, é bem provável que o vazamento esteja vindo da direção hidráulica. Isso representa um problema no sistema de direção, sendo notável que a direção fique desestabilizada, também podendo causar grandes acidentes.

Coloração rosa, amarelada ou verde

Esse caso é bastante comum, principalmente em casos mais antigos. O óleo mais “colorido” indica um problema com o líquido de arrefecimento. É importante que esse vazamento seja identificado rapidamente, pois indica que precisa completar o reservatório urgentemente. Sanar esse problema também irá evitar um superaquecimento no motor.

O que fazer quando vaza óleo do motor?

Em qualquer tipo de situação de vazamento ou outros sintomas que o carro apresentar, é recomendado que procure um mecânico especializado para consultar e ter um parecer de um profissional sobre como prosseguir com a situação. 

Os vazamentos de óleo podem prejudicar muito o motor pois diminuem rápido, oferecendo riscos graves ao veículo e passageiros.

Listamos alguns passos para que você prossiga com mais informação e segurança caso o seu carro esteja apresentando um problema com vazamentos:

Realizar a manutenção preventiva do veículo

Faça a manutenção preventiva para manter o bom funcionamento do veículo e a integridade das peças, conservando o carro, principalmente a mecânica. 

A manutenção preventiva pode te trazer economia e segurança pois, você pode sanar um problema simples pagando pouco, ao invés de manter o problema até se tornar uma grande dor de cabeça e ter de pagar caro para a manutenção. Além de ter o veículo em bom estado e seguro, evitando acidentes. 

Trocar o lubrificante periodicamente

É importante ter uma rotina para trocar o óleo. Geralmente, coloca-se um adesivo no parabrisa indicando quando foi realizada a última troca. Assim você consegue ter um controle sobre quando irá precisar realizar a próxima troca no lubrificante.

Tome o costume de verificar as condições e nível do óleo semanalmente para não ter surpresas repentinas, seja por má qualidade, excesso ou falta de óleo.

Seguir as orientações do manual do fabricante do veículo

O manual do seu carro é feito pela marca fabricante, e lá você encontra todas as recomendações de peças e marcas que devem ser aplicadas no seu carro, tanto de peças como de componentes.

Leia a seção sobre troca de óleo e manutenção para se informar sobre qual tipo de óleo o seu carro foi feito para receber, a fim de não utilizar algo que possa prejudicar o seu veículo.

Procure uma oficina ou um mecânico

Em todo caso, sempre tenha o contato de um bom mecânico ou da própria concessionária. Recomendamos você possuir esse contato, pois em caso de qualquer imprevisto, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para a manutenção do seu veículo.

Quanto custa para arrumar vazamento de óleo?

Essa parte é bastante relativa, visto que o vazamento pode ter diferentes origens. Após a análise do problema e identificação de onde o vazamento vem, aí sim podemos começar a falar sobre valores para a manutenção.

Certamente os preços irão variar de acordo com o modelo e marca do veículo. Pense que se o problema for resolvido após o motor ser lavado, você gastará em média R$80. Note que essa é uma manutenção relativamente barata.

Agora, se o problema estiver no cárter, o vazamento pode ser mais complexo de resolver. No mínimo você irá gastar R$250 em uma boa oficina, e isso se o seu carro for popular. 

Se você tiver um carro com uma manutenção mais cara, você terá de desembolsar mais dinheiro para sanar o problema.

Tenha em mente que a manutenção é mais simples do que estragar o motor e ter de pagar um preço absurdo ou perder o veículo por não compensar o preço da manutenção. Logo, não fique “empurrando com a barriga” os problemas que o carro apresenta, para não ter um grande prejuízo daqui um tempo.

Conclusão

Após essa leitura, podemos concluir que, cuidar de um carro não é fácil, mas também não é complicado se você tem as informações necessárias para entender e reparar os problemas apresentados pelo veículo.

Além de ficar atento com o seu veículo e o motor dele, faça o seu seguro para não ficar dependendo da sorte num momento ruim. Conte com a Justos para ser a sua seguradora e não fique na mão nem a pé. 

Com a Justos, você consegue coberturas com um preço que cabe no seu bolso, além da praticidade e rapidez nós serviços que prestamos para você. 

Baixe agora o nosso App e faça sua cotação, podendo ganhar até um ano de seguro gratuito! Não perca tempo e faça seu seguro conosco, em busca de um trânsito mais seguro e suave. 😀 

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos