Economize

Seguro Auto

O que é apólice de seguro de veículo: entenda para que serve

casal olhando o celular
Publicado em 
21
 de 
March
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

O motorista que deseja se proteger contra qualquer imprevisto tem como dever fundamental entender o que é apólice de seguro de veículo. Afinal, estamos falando do principal documento dessa contratação.

A seguir, confira em detalhes para que serve a sua apólice, o que consta na documentação e como facilitar esse processo com a Justos. Vamos nessa?

O que é apólice de um veículo?

A apólice de veículo é a documentação referente ao seu seguro auto. Nela, constam as coberturas que você escolheu no momento da contratação, assim como detalhes sobre as franquias e muito mais. 

Além disso, o documento traz os dados do carro, assim como os do segurado e da seguradora. Dessa forma, fica ainda mais fácil acionar ambas as partes quando for necessário.

A seguir, confira os principais fatores considerados para construir a sua apólice!

Bônus da apólice de seguro

Quando o segurado completa um determinado número de anos sem sinistros, o bônus surge como um critério capaz de reduzir o valor do prêmio.

{{cta-component}}

O termo nada mais é do que um sinônimo para a prestação que o motorista paga para contratar a proteção. 

Ou seja, é possível pagar um valor menor caso você não se envolva em acidentes. E apesar da SUSEP não definir regras específicas para a aplicação de bônus, é possível conhecer mais detalhes junto à seguradora. 

Coberturas

Um dos pontos mais importantes na hora de entender o que é apólice de seguro de veículo diz respeito às coberturas.

Isso porque o documento comprova quais proteções você escolheu no momento da contratação. Nessa parte, qualquer cobertura incluída deverá ser descrita. 

Além de colisão, furto e roubo e incêndio, que costumam fazer parte da cobertura compreensiva, existem outras possibilidades. 

Quer alguns exemplos? A Responsabilidade civil facultativa de veículos (RCF-V), também conhecida como seguro contra terceiros, e de acidentes pessoais para passageiros (APP).

Nessa etapa, é possível também encontrar os critérios referentes à indenização. Via de regra, o valor integral é repassado em caso de furto ou roubo, sem recuperação do veículo. 

Junto a esse caso, ela é feita quando o valor a ser indenizado atinge ou ultrapassa os prejuízos de um mesmo sinistro em 75%. 

Há a possibilidade de indenizar mesmo quando os acidentes não ultrapassam essa porcentagem, mas tudo depende do que está descrito na apólice.

Franquias na apólice de seguro de carro

Logo em seguida, o motorista poderá conferir as franquias descritas no documento.

Em outras palavras, o valor que o segurado deverá arcar em casos de sinistro. Essa informação é de extrema importância, pois apenas a partir dela será possível tomar a melhor decisão em qualquer imprevisto. 

Em colisões, por exemplo, a nossa recomendação é acionar o Seguro Auto apenas quando o valor do conserto superar o da franquia. Caso seja menor, é melhor pagar do próprio bolso, já que provavelmente não haverá indenização. 

Para que serve uma apólice de seguro? 

A apólice de seguro é o meio do segurado proteger o automóvel e assim prevenir-se contra acidentes e imprevistos.

Além de te ajudar a dirigir com maior tranquilidade, a apólice simboliza o comprometimento da seguradora em cumprir o que foi estabelecido no contrato. 

Então, basicamente, o documento serve para comprovar os seus direitos.

Como funciona uma apólice?

Além de documentar os dados do bem segurado, a apólice de seguro funciona como uma garantia do serviço que você contratou. 

Afinal, o documento contém as condições e cláusulas acordadas entre as duas partes: motorista e seguradora.

Tudo que está na apólice deve ser cumprido à risca. Então, você poderá conferir todos os seus deveres enquanto segurado e assim evitar perder direitos. 

Do mesmo modo, as responsabilidades da seguradora estarão registradas, trazendo mais segurança para o contratante.  Nos próximos tópicos, vamos explicar quais outras informações devem constar no seu documento.

Quais informações devem estar na apólice?

Além das coberturas e franquias, existem outros dados relevantes que devem ser descritos na apólice de seguro.

Condições gerais 

As condições gerais tratam dos direitos e deveres do segurado e da seguradora. Além disso, nessa parte você encontra pontos já destacados como coberturas, juntamente com formas de pagamento do prêmio e prazo de vigência.

Condições especiais

Aqui são tratadas as regras específicas de cada contrato, que podem variar de acordo com o tipo de seguro contratado. A partir dessas condições, é possível garantir que a negociação entre as duas partes seja cumprida até nos mínimos detalhes.

Condições particulares

As condições particulares detalham as coberturas e indenizações. Do mesmo modo, os beneficiários, assim como o valor que cada um poderá receber, serão descritos em detalhes nessa etapa.

Quais são os principais tipos de apólice de seguro?

Além de descobrir o que é apólice de seguro de veículo, saber os principais tipos auxilia na compreensão do seu documento.

Apólice de riscos nomeados 

Além de descobrir o que é apólice de seguro de veículo, saber os principais tipos auxilia na compreensão do seu documento.

Apólice compreensiva ou multirrisco

O tipo mais utilizado de apólice de seguro garante coberturas para diferentes tipos de risco em um único documento. Furto, roubo, incêndio e perda total e parcial são alguns exemplos de proteção presentes neste documento.

Apólice de recibo

A apólice de recibo é usada majoritariamente para contratos temporários. O maior exemplo são as viagens, mas outras situações com data de início e fim também se enquadram. Além disso, esse documento também serve para comprovar pagamentos e garantir a cobertura do prêmio.

Apólice contra danos a terceiros

Essa apólice diz respeito ao seguro contra terceiros, que indeniza os danos materiais, corporais e morais de responsabilidade do motorista segurado. Isso significa que se o contratante do seguro causar qualquer prejuízo a outra pessoa em um acidente, isso será coberto pelo seguro.

Apólice aberta e fechada

A apólice aberta permite alterações ao longo do contrato conforme as necessidades do condutor. Já no documento fechado, não são permitidas mudanças após a assinatura, e nem mesmo adicionar ou retirar pessoas e bens do seguro.

Apólice de seguro resgatável

Essa modalidade diferenciada permite ao segurado o resgate do valor investido no seguro. Nesse tipo de apólice, quanto mais tempo o contrato permanecer ativo, maior a porcentagem sobre o valor do prêmio poderá ser conquistado.

Apólice individual e coletiva

O que poucos imaginam é que os seguros podem ser adquiridos de forma coletiva ou individual. É sobre isso que os dois tipos de apólice tratam, e o primeiro caso normalmente se refere a contratos feitos por empresas ou associações.

Apólice compulsória ou facultativa

Essa diferenciação ocorre por conta da obrigatoriedade legal de alguns seguros, como o DPVAT. Nesse caso, se trata de uma apólice compulsória onde os termos não podem sofrer negociação. Já a apólice facultativa fala da cobertura realizada por vontade própria do segurado.

Quais são as partes envolvidas no contrato da apólice de seguro?

Para entender o que é apólice de seguro de veículo, saiba quais são as partes envolvidas no contrato:

  • Seguradora: a empresa responsável por gerir e assumir os riscos descritos na apólice.
  • Estipulante: o contratante do seguro, seja uma pessoa física ou jurídica, responsável por assinar a proposta, realizar o pagamento e solicitações.
  • Segurado: a pessoa que terá seus direitos e interesses garantidos pela seguradora.  
  • Beneficiário: a pessoa que tem direito a receber a indenização. 

Qual o valor da apólice de seguro?

O valor da apólice de seguro diz respeito ao prêmio, que deve ser pago à seguradora para transferir o risco relativo ao automóvel.

Esse valor será fixado a partir de informações sobre o veículo, o segurado e o condutor. Nesse último ponto, pode-se aplicar um questionário de avaliação de risco.

Além disso, é adicionado ao prêmio o I.O.F, referente às Operações de Crédito, Câmbio e Seguros.

Portanto, esse preço pode variar de acordo com a situação e os serviços oferecidos pela seguradora. E o mais importante, de qualquer forma, é conhecer cada detalhe da sua apólice de seguro para evitar qualquer complicação. 

Conte com a ajuda da Justos

Sabemos que entender o que é apólice de seguro de veículo é um tema burocrático e repleto de complexidades. 

Por isso, você pode contar com a Justos para facilitar todo o processo, e assim descobrir como contratar um seguro do seu jeito.

Através de um aplicativo intuitivo e contratação 100% digital, você pode escolher as coberturas que deseja incluir em sua proteção. Além disso, a apólice está disponível para consulta em poucos cliques, garantindo ainda mais praticidade.

Contamos com assistência 24h para te salvar de qualquer imprevisto, e trabalhamos para que sua experiência seja sempre personalizada e justa, em todos os sentidos. 

Aproveite nossas facilidades para dirigir sem preocupações e contribuir para um trânsito mais seguro! E você também pode se inscrever no canal da Justos no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades.

Faça sua cotação agora mesmo e descubra como a tecnologia de uma insurtech traz a segurança que você precisa!

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos