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Fluido de arrefecimento: entenda quando ele deve ser trocado

fluido de arrefecimento
Publicado em 
01
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Quem deseja estar com o carro sempre em bom estado não pode esquecer de fazer a manutenção preventiva - e deve, além disso, estar sempre atento aos sinais que o veículo dá.

O fluido de arrefecimento deve ser checado com alguma regularidade. Infelizmente, quando não fazemos a manutenção em um profissional de nossa confiança, às vezes esse cuidado não é tomado. E isso é um problema!

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto, além de respondermos à questão principal: quando o líquido de arrefecimento deve ser trocado? Se este conteúdo lhe interessa, prossiga com a leitura.

O que é fluido de arrefecimento?

Você pode conhecer o fluido de arrefecimento como "líquido (ou fluido) do radiador". De forma bem simplificada, é por meio dele que o motor do carro consegue trabalhar com eficiência, uma vez que ele fornece a temperatura ideal para isso.

Ele é um produto químico cuja base é feita de polietilenoglicol. Após ser misturado com água, ele é utilizado para resfriar os componentes do propulsor e para a manutenção do bom estado do motor. 

Convém dizer, porém, que não basta apenas "adicionar água" ao produto já citado. É importante que utilizemos, nesta hora, apenas água desmineralizada. Água de torneira ou similares podem fazer com que o produto perca a sua eficácia.

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No mercado, há dois tipos de fluido para radiador: o concentrado e o pronto para uso. 

No primeiro caso, será necessário fazer a mistura do produto com a água, o que exige algum cuidado e expertise - e esse é o motivo pelo qual o ideal é que esse trabalho seja feito por um especialista. No segundo caso, o nome já diz: ele está pronto para ser utilizado, então basta seguir as orientações da embalagem.

Quais são as funções de um líquido de arrefecimento?

A principal utilidade do fluido de arrefecimento está no fato de que ele mantém e regula a temperatura do motor, impedindo que haja degeneração precoce de uma série de componentes ou superaquecimento.

Isso não significa, porém, que o produto possui uma única função. O líquido do radiador também colabora para:

  • A diminuição do ponto de congelamento e aumento do ponto de ebulição: ambas as circunstâncias ocorrem por conta da reação que ocorre com a junção da água e do etilenoglicol;
  • A troca de calor eficiente;
  • A proteção os componentes do motor contra a corrosão;
  • Em certas aplicações, proteção contra cavitação ;
  • Proteção das vedações, componentes de plástico e mangueiras.

Quando trocar o líquido de arrefecimento?

Não existe uma "data certa" para fazer a troca do fluido de arrefecimento. O indicado é sempre estar atento ao que sugere o fabricante.

Em alguns casos, a primeira substituição pode ser feita após os 30 mil quilômetros rodados ou depois de um ano. Em outros, sugere-se ao motorista que o líquido seja substituído após os 120 mil quilômetros rodados ou depois de cinco anos de uso.

O que fazer? De novo, atente-se às instruções do fabricante. Além disso, quando fizer a sua manutenção preventiva, pergunte ao especialista de confiança como está o líquido do radiador e se ele acredita que já está na hora de fazer a troca. 

Existem, além disso, alguns sinais que podem nos sugerir que está na hora de fazer a troca. Verifique:

Marcador de temperatura

O marcador de temperatura, presente no painel do veículo, avisa quando algo está fora do desejado. Se houver algum alerta, significa que a temperatura está acima do que deveria. Isso pode indicar que o fluido de arrefecimento está abaixo do nível, mas também pode denunciar outros problemas. Na dúvida, investigue.

Nível do fluido

Se o nível de fluido está baixo, é preciso avaliar se existe algum vazamento ou se o sistema está danificado de uma forma - afinal, o líquido do radiador não pode simplesmente evaporar.

Posso completar a água do radiador?

Muitas pessoas acreditam que, quando o nível de fluido de arrefecimento está baixo, basta apenas completá-lo. Se você leu até aqui, sabe que isso não é uma boa ideia!

Primeiro, é preciso investigar a razão pela qual o nível está baixo. Como dissemos há pouco, isso pode nos sugerir problemas estruturais, vazamentos e similares. 

Nesse caso, "completar" a água apenas faria com que mascarássemos um problema que pode ser muito mais severo (e que pode colocar nossa segurança e bem-estar em risco).

Em segundo lugar, é importante que entendamos que não podemos apenas encher o radiador. O tipo de água, como também já sinalizamos, é relevante. Assim, utilizar a água disponível, que pode não ser desmineralizada, pode danificar componentes do motor ou simplesmente não permitir que o líquido faça o seu efeito.

Posso completar o líquido de arrefecimento em casa?

Se você tiver conhecimentos específicos, pode. O ideal, porém, é contar com a ajuda de um mecânico de sua confiança. Lembra-se daquele ditado, "o barato sai caro"? Pois é: não compensa economizar o valor do mecânico e correr o risco de ter um carro com superaquecimento ou com danos precoces no motor.

Essa não é uma tarefa fácil, embora pareça "só" colocar líquido em um reservatório específico.

A troca do fluido ocorre, em ambiente especializado, após a limpeza de todo o sistema do carro e a checagem do estado de todos os componentes. Apenas um mecânico poderá verificar se há, por exemplo, algum vazamento no radiador que precise ser consertado.

Quanto custa a troca do fluido de arrefecimento?

Os valores dependem bastante. Em geral, o interessado faz a compra do fluido - que tem preço bastante variado, a depender da marca, da qualidade, etc - e, então, paga a um mecânico para fazer a manutenção desejada.

Se o mecânico verificar, durante a avaliação do carro, que há problemas no sistema de arrefecimento, pode ser necessário fazer a troca de algum item, como a bomba de água, a válvula termostática, o próprio radiador ou as mangueiras.

Vale lembrar que, além disso, devem ser considerados os valores cobrados pela limpeza do sistema de arrefecimento do motor. Tais valores também são variáveis.

Quanto custa consertar o sistema de arrefecimento?

Como foi dito no tópico anterior, depende bastante. Nem sempre é necessário fazer a substituição de todos os itens - e cada um possui um preço distinto.

Um radiador, por exemplo, custa cerca de 500 reais. Uma bomba de água, por sua vez, gira em torno de 150 reais.

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