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Freio ABS: entenda como funciona o sistema antitravamento

freio abs
Publicado em 
01
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Quem está em busca de mais segurança na hora de dirigir deve não apenas se atentar para as normas de trânsito e para as boas práticas de direção, mas investir em equipamentos que colaborem para isso.

O freio ABS é um grande aliado do motorista - e de todas as pessoas que ele carrega ou que passam por perto de seu veículo.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto: afinal, quais são os veículos que possuem esse sistema? Como, na verdade, ele funciona? O que significa “antitravamento”?

Se você tem interesse em saber as respostas para todas essas perguntas e aprender um pouco mais sobre as particularidades do ABS, não deixe de conferir o material que preparamos para você a seguir!:

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O que é o freio tipo ABS?

O freio ABS (anti-lock braking system) também é chamado de freio antitravamento. Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema criado para evitar o travamento das rodas na ocasião de uma frenagem de emergência. Ele é, portanto, muito útil na prevenção de acidentes.

O travamento das rodas é responsável pela diminuição do espaço de frenagem, o que impede que o carro derrape, ao mesmo tempo que dá ao motorista a possibilidade de controlar a direção do veículo.

Desde 2014, felizmente, os carros novos vendidos no Brasil devem ter o freio ABS. Veículos que foram fabricados antes disso, porém, nem sempre vêm com o sistema. Uma dica: além de conferir o manual, verifique se há um ícone com a sigla ABS no painel do seu veículo. Se ela estiver lá, ela acenderá sempre que você der partida em seu carro.

Convém sinalizar, porém, o seguinte: se a luz continuar acesa depois do início do veículo, é importante fazer uma investigação, porque algo pode estar errado. Uma visita a um profissional capacitado é a melhor opção nessas horas - inclusive para proteger a sua segurança.

Qual a diferença entre o freio ABS e normal?

O sistema ABS não é um sistema de freio por si só: na verdade, ele é uma tecnologia específica, que atua com os tipos de freio existentes (sobre os quais falaremos a seguir), para auxiliar nas frenagens de emergência.

Os principais sistemas de freio são:

  • Freios a disco: é um sistema bastante seguro, com boa durabilidade e custo de manutenção em conta. É comum em carros de passeio e veículos como motocicletas;
  • Freios a tambor: comum em modelos populares de passeio, trata-se de um tipo de freio que é financeiramente mais interessante. Apesar disso, a sua manutenção costuma ser mais onerosa e pequenas coisas, como o acúmulo de água ou detritos, podem comprometer a sua segurança;
  • Freios pneumáticos: também chamados de freios a ar, são comuns em carros de grande porte ou veículos de carga. Inicialmente, foi desenvolvido para ser utilizado em trens. Hoje, é uma escolha comum para veículos como caminhões e ônibus;
  • Freios de estacionamento: popularmente chamados de freios de mão, são literalmente acionados por um movimento manual. Como você possivelmente sabe, eles são um sistema complementar de freios e estão disponíveis em veículos em geral.

O BAS é diferente do ABS?

Há quem acredite que se tratem da mesma coisa, mas a verdade é que, embora as siglas tenham as mesmas letras, elas dizem respeito a funções distintas.

O ABS, como já mencionamos, é um sistema que impede o travamento das rodas quando há uma frenagem brusca. O BAS, por sua vez, é o Brake Assist System, ou Sistema de Assistência à Frenagem. 

Por que ele existe? Vamos lá: quando é preciso frear de forma emergencial, o natural é que o motorista pise no pedal com muita força. A trepidação que ocorre depois disso é esperada, mas geralmente faz com que o motorista se assuste e, então, tire o pé do freio.

Para compensar a oscilação comportamental do motorista, que pode exercer menos ou mais pressão no pedal, existe o BAS. Ou seja: quando o motorista "abranda" a força da sua pisada, o BAS faz essa compensação.

Sistemas ABS x ESC

ESC é a sigla de Eletronic Stability Control ou Controle Eletrônico de Estabilidade. A sua função é monitorar a trajetória do veículo de maneira frequente, para impedir que algo saia do controle.

Na ocorrência de um deslizamento lateral, o ESC é capaz de ativar freios específicos para fazer a compensação. Na prática, isso significa que ele é capaz de corrigir a trajetória do veículo no momento em que ele se desvia do caminho.

Qual a função do ABS?

O freio ABS, para recapitular, é um sistema de frenagem emergencial que impede que a roda trave nesse instante, aumentando a segurança e permitindo que o motorista tenha controle de seu carro.

Quais são os componentes do sistema ABS?

Agora, vamos dar uma olhada nos componentes do freio ABS:

  • quatro sensores de velocidade, um em cada roda;
  • uma bomba hidráulica com fluido de freio;
  • quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido;
  • controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.

Como usar o freio ABS?

Essa é uma ótima pergunta.

Quando há uma frenagem de emergência, o motorista precisa literalmente pisar fundo - sem medo! O ideal é que ele não retire o seu pé do pedal até que o veículo esteja parado.

Quando o motorista pisa no freio com força, há uma trepidação no pedal. Isso tende a assustar, mas não retire o pé de onde está: do contrário, você aumentará o tempo de paragem do carro.

Não se esqueça, porém, de que para ter um sistema funcional é preciso fazer manutenção regular. Se o seu carro não passar por manutenção há algum tempo ou se as luzes do sistema ABS estão sempre acesas no painel, leve-o o mais depressa possível a um mecânico de sua confiança.

Por que o pedal do freio ABS trepida?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como funciona o sistema ABS em si.

Quando há uma frenagem brusca, os sensores presentes nos discos de freio enviam uma mensagem a uma central eletrônica - a qual, por sua vez, é responsável por ativar o freio de forma gradual, mas sem o travamento da roda (o que, por sua vez, evita a derrapagem).

Esse sistema do freio tem um movimento contínuo de ativação e desativação de válvulas. É justamente por isso que o pedal trepida.

Não é natural, no entanto, que o pedal do carro esteja sempre trepidando. Se você sente essa movimentação fora de frenagens mais dramáticas, saiba que isso pode ser um indício de que há defeito no sistema do freio.

Freio ABS é capaz de evitar que o carro derrape na curva?

O sistema ABS evita a derrapagem no asfalto quando o condutor aperta o pedal com força e de forma "inesperada". Derrapagens laterais, como já mencionamos, estão dentro da capacidade de funcionamento do ESC.

Carro com freio ABS é realmente mais seguro?

Sim. O sistema antitravamento é bastante eficaz e impede derrapagens, ao mesmo tempo em que permite que o condutor tenha o controle do carro.

Quais carros possuem ABS?

No início do artigo, mencionamos que todos os veículos novos, produzidos a partir de 2014, possuem o sistema ABS no Brasil. Se o seu carro é mais antigo, o ideal é que você consulte o manual ou entre em contato com o fabricante para se informar sobre a existência desse equipamento.

Muitas pessoas questionam: é possível instalar o freio ABS em um carro que não o possui?

Se ele possui uma estrutura que permite a instalação, sim. Isso terá, no entanto, um valor bastante elevado. Convém ao motorista, nesse caso, verificar se fazer a troca do veículo não é uma opção mais interessante.

Defeito no ABS deixa o carro sem freio?

Uma boa notícia: mesmo quando o sistema está com problemas, os freios continuam a funcionar. O recurso antitravamento, porém, pode estar comprometido - e isso não é interessante para quem deseja dirigir com segurança.

Atente-se não apenas para o sinal luminoso no painel, mas para os seguintes "sintomas" de que o seu freio ABS precisa de atenção:

  • Presença de barulhos durante a frenagem;
  • Trepidações em situações cotidianas;
  • Ausência de manutenção por um longo período.

Quais as vantagens do freio ABS?

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das maiores vantagens do sistema de freio ABS:

  • possibilita a introdução de outras tecnologias automotivas;
  • mantém o controle da direção durante manobras perigosas;
  • menor tempo e distância de frenagem;
  • eficiência em pistas adversas.

Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre esse sistema de frenagem emergencial!

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