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Seguro com carro reserva: quando usar e quais são as vantagens

carro com problemas
Publicado em 
09
 de 
March
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Dirigir é algo necessário para muita gente, seja para ir ao trabalho, faculdade, levar as crianças à escola ou simplesmente dar aquele passeio pela cidade.

Mas o que acontece se o seu carro tiver um sinistro? Você terá direito a um carro nesse período?

O carro reserva pode ser tanto uma cobertura (se incluído dentro do seguro) ou um serviço (se for concedido como assistência), a depender do produto de cada seguradora.  Costuma ser adicional e opcional e é oferecido pelas seguradoras, na intenção de fornecer um veículo extra em caso de sinistro, porém, nem sempre é um carro igual ao seu.

Diversas dúvidas surgem sobre essa modalidade, pensando nisso, vamos te explicar nesse artigo quando o carro reserva  é uma boa opção a ser contratada. Confira:

O que é o carro reserva?

O carro reserva é uma cobertura ou uma assistência adicional oferecida pelas seguradoras. Essa modalidade oferece um veículo para que você possa se locomover enquanto seu carro estiver impossibilitado em função de um sinistro, seja por perda total, parcial, roubo ou furto.

Nesse período, você pode continuar com sua rotina, sem maiores transtornos, já que terá um carro alugado disponível pelo prazo contratado.

Mas é válido saber que o carro reserva é oferecido por um período limitado que geralmente varia de 5 a 30 dias, dependendo das condições contratadas , bem como pode ter algumas restrições de quilometragem e de condições apresentadas pela empresa locadora, por exemplo.

Além disso, nem todas as seguradoras oferecem a opção de carro reserva em caso de sinistro, por isso é necessário verificar com sua seguradora quais opções de assistências e coberturas estão disponíveis no seu seguro.

Mas fique suave! Aqui na Justos, oferecemos a  assistência de carro reserva em caso de sinistro por 7 ou 21 dias, ou seja, depois de avaliar o imprevisto, podemos alugar  um carro para que você não passe mais aperto.

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As vantagens do seguro com a assistência carro reserva em caso de sinistro incluem a conveniência de ter um carro à disposição, levando em consideração alguns detalhes: podem existir custos adicionais, já que, caso o valor do sinistro seja abaixo da franquia contratada, ou se o cliente não apresentar documentação para o sinistro, o condutor deverá apresentar cartão de crédito com limite mínimo e pagar pela locação.

Quando o cliente tem direito a carro reserva?

Você tem direito a carro reserva, quando  contrata de forma opcional a  assistência ou cobertura, dependendo do produto de seguro, para carro reserva em caso de sinistro.

O carro alugado é disponibilizado pelas seguradoras em casos de perda total, parcial ou roubo do veículo segurado, de acordo com a assistência contratada.

Isso significa que, em determinadas situações de sinistros — que significam acontecimentos não esperados e involuntários, que resultem em danos ou perda do veículo cobertos pela apólice de seguro --, haverá  o direito de usar a assistência carro reserva, se contratado.

Além disso, o tempo de uso do carro reserva pode mudar de acordo com o pacote contratado, e é importante que você tenha conhecimento dessas informações antes de contratar esse serviço.

Como falamos, aqui na Justos você pode personalizar a sua assistência e optar por 7 ou 21 dias de carro reserva.

Para ficar mais claro, agora você confere como funciona o uso da assistência carro reserva nas diferentes modalidades de sinistro que pode ocorrer em seu seguro:

Perda parcial do veículo coberto pelo seu seguro

A perda parcial do veículo acontece quando os danos identificados correspondem a menos de 75% do valor de mercado do carro.

Nesse caso, a seguradora avalia e leva o seu carro até uma oficina especializada para que sejam feitos os reparos necessários e você será responsável pelo pagamento da franquia do seguro (vale lembrar que a franquia é o valor que você divide com a seguradora para arcar com o conserto do carro, então nesse caso).

Então, se você contratou a assistência com carro reserva, um veículo alugado poderá ser disponibilizado durante o período de 7 a 21 dias, enquanto você aguarda o reparo do seu veículo pela Seguradora, ou até o limite do prazo contratado.

Perda integral do veículo coberto pelo seu seguro

Já a perda integral ocorre quando os danos no veículo ultrapassam 75% de seu valor de mercado. Ou seja, os danos causados ao veículo são tão grandes que não compensa levar para o conserto.

A seguradora assume a posse do carro danificado, e o condutor recebe um valor integral de acordo com a Tabela Fipe e o que está na sua apólice, sem precisar pagar a franquia do seguro.

Se você tiver a assistência carro reserva, poderá pedir o seu veículo alugado de acordo com o prazo que está estipulado no contrato deste serviço. Isso quer dizer que, nem sempre você irá ficar com o veículo alugado por todo tempo até a indenização da sua seguradora.

Furto Coberto pelo seu Seguro

A assistência  carro reserva pode ser acionada em casos de furto.

Roubo Coberto pelo seu Seguro

Nesse caso, você pode acionar a assistência carro reserva se o seu veículo for roubado e não puder ser encontrado, já que você só receberá a indenização completa da seguradora quando o processo de indenização estiver concluído.

Além disso, é possível acionar o carro reserva se o seu veículo foi roubado, encontrado e precisou ficar alguns dias na oficina para realizar os reparos necessários. 

Vale mencionar que não são todas as seguradoras que oferecem a assistência adicional de carro reserva para furto e roubo, por isso, é preciso estar de olho e ver se você contratou o serviço para essas situações.

Por quanto tempo tem-se direito ao carro reserva?

O período de tempo em que você tem direito a um carro reserva pode variar de acordo com o contrato de assistência que você possui.

Normalmente, as seguradoras por meio de  locadoras parceiras disponibilizam o carro reserva por um período limitado, que pode ser de alguns dias a algumas semanas, dependendo da assistência que foi contratada.

Aqui na Justos, você pode personalizar o seu seguro  e assistência do início ao fim, inclusive a quantidade de dias desejada para o carro reserva em caso de um imprevisto, de acordo com as suas necessidades.

O carro reserva não está incluso em todos os seguros?

Isso vai depender dos serviços oferecidos por cada seguradora, além disso, quando a assistência adicional é solicitada, ela pode valer para casos de perda parcial ou total, roubo e furto ou quaisquer dessas que estejam previstas no seu contrato.

Por isso, é preciso verificar o que consta no seu contrato de seguro e serviços ou fazer as simulações necessárias para entender qual será a melhor opção para você.

Quais as exigências para ter a Assistência carro reserva em caso de sinistro?

Como o carro reserva não pertence às seguradoras, algumas condições podem aparecer por parte das locadoras que podem incluir: 

  • Tenha mais de 21 anos;
  • Disponibilize um cartão de crédito, com limite mínimo, ou cheque para deixar como caução no ato da retirada do veículo.

Preenchido esses requisitos, basta retirar o carro e aproveitar a assistência contratada.

Como solicitar carro reserva?

Se o seu seguro inclui a assistência carro reserva, é necessário entrar em contato com a seguradora para solicitar o serviço. E na Justos é super fácil, basta entrar em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp.

Com a solicitação aberta, a seguradora irá indicar o local correto para que você retire o seu carro reserva. Isso acontece porque o carro extra não é da seguradora e sim de uma locadora de veículos.

Vale lembrar que, para a retirada é necessário ter em mãos alguns documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um cartão de crédito.

A locação do carro reserva ficará disponível para você a quantidade de dias previstos no seu contrato..

Caso haja algum imprevisto e você precise utilizar o carro reserva por um período maior, é possível estender o prazo de uso. No entanto, será necessário desembolsar os valores adicionais dessa prorrogação.

Mas, é sempre bom verificar todas as condições com a seguradora antes da contratação da assistência carro reserva para evitar imprevistos.

É cobrado algum valor para usar o carro reserva?

Se você  utilizar o serviço seguindo as condições, regras e períodos do seu contrato de assistência carro reserva, não será cobrado nenhum valor.

Veja aqui o que diz o seguro auto da Justos:

Caberá ao cliente Justos arcar com os custos da locação junto à locadora desde o primeiro dia, caso, após o fornecimento do carro reserva, ficar comprovado que o Seguro Auto da Justos não foi utilizado em razão: (i) dos prejuízos apurados estarem dentro do valor da franquia de casco; (ii) do cancelamento por parte do segurado ou seu representante; (iii) da não apresentação da documentação necessária; ou (iv) por outro motivo qualquer. Também caberá ao cliente Justos arcar com os custos da locação junto à locadora, a partir do dia subsequente: (i) a negativa de indenização do seguro (sinistro negado) pela seguradora; ou (ii) a não autorização de reparo do veículo pelo cliente.

Mas já mencionamos aqui que o carro reserva pertence a uma locadora, então, na maioria das vezes é necessário apresentar um cartão de crédito como precaução para a locação do veículo, mesmo que você não precise desembolsar nenhum dinheiro. 

Além disso, estadia ou serviços adicionais contratos direto com a locadora e valores como multas, combustível e outras despesas são desembolsadas pelo segurado.

O carro reserva vai ser igual ao meu?

Na maioria das vezes, o carro reserva disponibilizado é um modelo mais simples e básico, como 1.0 e sem ar condicionado,  por exemplo.

Mas caso você queira um upgrade ou um modelo mais parecido com o seu veículo, pode optar por isso na hora da contratação da assistência ou arcar com os custos adicionais na hora da locação.

No seguro auto da Justos, oferecemos o Carro Reserva Básico: ele garante a locação de um veículo modelo popular com ar condicionado, respeitando a quantidade de diárias conforme opção de contratação, e com quilometragem livre.

Terceiro tem direito a solicitar carro reserva?

Essa não é uma modalidade de assistência oferecida por todas as seguradoras..

Mas é válido verificar com a seguradora se pode ser possível adicionar esse extra em sua assistência carro reserva.

Quais os benefícios de pedir o carro reserva?

Ter um seguro auto com  assistência carro reserva te dá comodidade de ter um carro disponível após algum sinistro, sem ocasionar maiores problemas de mobilidade, além de garantir:

  • Alternativa viável quando ficar sem o veículo principal
  • Liberdade
  • Segurança

As vantagens do carro reserva também incluem a conveniência de ter um carro à disposição.

Como usar o carro reserva?

Um sinistro é algo que não queremos vivenciar, mas caso aconteça, é necessário acionar a Justos ou a sua seguradora para que o carro reserva seja disponibilizado para você.

Você será orientado a retirar o carro em uma locadora de veículos, precisa preencher alguns requisitos e apresentar alguns documentos para formalizar a locação.

No momento, nenhum valor adicional será cobrado, a menos que haja uma escolha de upgrade no carro reserva, por exemplo.

Depois, é só aproveitar o período de carro reserva e voltar a rotina.

Previna-se: conte com a Justos

Contar com um seguro auto com assistência carro reserva é uma opção para evitar gastos extras e garantir maior comodidade em caso de sinistro.

Por isso, o seguro personalizado da Justos é a melhor maneira de nunca ficar na mão e nem a pé. Nossa modalidade traz uma proposta diferente e descomplicada para quem dirige bem, afinal se você deixa o trânsito mais seguro é importante pagar mais barato.

Tudo é 100% digital, pelo app e sem burocracia, além disso, você pode fazer o teste de direção e ganhar até 1 ano de seguro grátis.

Faça o teste de direção no aplicativo da Justos e descubra se você dirige bem!

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Finalmente, é possível chamar um seguro auto
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