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Saiba como calibrar o pneu e quantas libras usar no seu carro

calibrar pneus
Publicado em 
01
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Calibrar os pneus do carro é uma tarefa simples que precisa ser feita por todos os motoristas não só em momentos de grandes viagens ou quando os pneus estão vazios.

Manter os pneus com a calibragem ideal garante segurança, maior desempenho, durabilidade dos pneus e até economia no consumo de combustível.

Porém, ainda é comum encontrar motoristas com dúvidas sobre como encontrar as libras que podem ser usadas no carro, bem como fazer a calibragem correta. Confira!

O que é a calibragem dos pneus?

Calibrar os pneus nada mais é do que ajustar a pressão de ar dentro deles para os níveis recomendados pelo fabricante do carro.

Pneus com pressão insuficiente podem desgastar de forma irregular, tornar a direção mais lenta, pesada e com puxadas no volante. Por outro lado, pneus com pressão excessiva têm menos área de contato com a estrada, resultando em menor aderência e conforto ao dirigir.

Então, para garantir boa autonomia, segurança, durabilidade dos pneus e economia de gasolina é necessário fazer a calibragem correta dos pneus regularmente.

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Por que calibrar pneu?

A calibragem regular dos pneus é necessária para a segurança, desempenho e também durabilidade dos pneus.

Mantendo a pressão adequada, o motor do veículo não precisa fazer tanta força para se movimentar, isso garante uma economia de combustível significativa.

Além disso, deixar os pneus vazios ou muito cheios podem diminuir a tração e a frenagem, aumentando o risco de colisão.

Portanto, é recomendado verificar e calibrar os pneus regularmente, seguindo as especificações do fabricante do veículo.

Qual a calibragem correta?

A calibragem correta dos pneus varia de acordo com o veículo e as especificações do fabricante. Geralmente, essas  informações podem ser encontradas no manual do proprietário, na porta do motorista ou no tanque de combustível. 

Para facilitar, a pressão dos pneus é medida em libras por polegada quadrada (PSI) ou em kilopascals (kPa). Então, por exemplo, a especificação pode ser algo como "32 PSI dianteiros e traseiros".

Onde está indicada a pressão correta dos pneus?

A pressão correta dos pneus normalmente está descrita no manual do proprietário do veículo. Esse documento do fabricante contém informações específicas sobre o modelo e ano do carro, incluindo a pressão recomendada para os pneus.

Além do manual, é possível encontrar uma etiqueta fixada na porta do motorista, batente da porta ou tampa do tanque de combustível. Nessa etiqueta, contém as especificações de pressão tanto para os pneus dianteiros quanto traseiros.

Vale lembrar que a quantidade de libras indicada para cada veículo pode variar de acordo com o modelo, peso do veículo e tamanho dos pneus.

Com que frequência calibrar os pneus?

Muitos motoristas só se lembram de calibrar os pneus quando estão prestes a fazer uma longa viagem de carro, mas o ideal é que você confira e faça a calibragem a cada 15 dias.

Essa frequência pode ser diferente conforme as condições de uso do seu carro. Por exemplo, carros com pouco uso, a calibragem pode ser feita a cada 30 dias ou conforme sinta os pneus pesados ou murchos.

Agora, para carros com muita rodagem, pode ser necessário verificar a cada 500 quilômetros rodados.

Para todos os casos, é necessário que a calibragem seja feita nos pneus frios, rodando no máximo 2 a 3 quilômetros até o posto mais próximo, pois a pressão dos pneus aumenta à medida que eles se aquecem durante a condução, ocasionando uma leitura incorreta do calibrador quando os pneus estão quentes.

Como calibrar pneu?

Como já falamos por aqui, o ideal é calibrar os pneus frios, para que não interfira na pressão deles, além disso, é necessário verificar o estepe. Confira o passo a passo de como fazer a calibragem corretamente:

Confirmar a pressão do seu pneu (de acordo com o fabricante);

O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante.

Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.

Ajustar no calibrador a pressão correta;

Ajuste o calibrador com a quantidade de libras recomendada pelo fabricante do carro.

Retirar o bico do pneu;

Remova a tampa protetora do bico do pneu e confira se não há objetos obstruindo a entrada de ar. Além disso, guarde o bico em segurança para garantir que você não vai perder após a calibragem.

Inserir a mangueira no encaixe do pneu;

Insira firmemente a mangueira do calibrador no encaixe do bico do pneu. Verifique se está bem encaixada para evitar vazamentos de ar durante a calibração.

Encher até a máquina de calibrar apitar.

Pressione o gatilho do calibrador para liberar o ar e encher o pneu, monitore a leitura no monitor e pare de encher quando atingir a pressão correta, o calibrador vai emitir um sinal sonoro quando a pressão estiver completa.

Preste atenção aos sons de ar que podem ser emitidos, isso pode ser um sinal de que o ar não está indo para dentro dos pneus.

Onde calibrar pneu?

Existem diversas opções disponíveis para calibrar os pneus do seu carro de maneira adequada. Uma das maneiras mais comuns é utilizar os calibradores de pneus encontrados nos postos de combustível que geralmente ficam disponíveis de forma gratuita próximo às bombas de combustíveis.

Outra alternativa é ir até lojas especializadas em pneus, borracharias e oficinas de serviços automotivos. Esses locais contam com bons equipamentos e um profissional para te auxiliar, verificando a pressão e fazendo a calibragem para você.

Além disso, caso você já esteja levando seu veículo a uma oficina mecânica para realizar alguma manutenção ou reparo, aproveite a oportunidade para pedir a calibragem dos pneus.

Calibragem com nitrogênio ou ar comprimido?

Tanto o nitrogênio quanto o ar comprimido são opções viáveis para calibrar os pneus, cada uma com suas vantagens e considerações.

O nitrogênio é mais utilizado em veículos de alto desempenho ou participantes de corridas, já que tem menor taxa de perda de pressão ao longo do tempo e mantém a pressão mais estável. Além disso, o nitrogênio reduz o risco de oxidação e corrosão nos componentes internos dos 

pneus.

Já o ar comprimido é a opção mais comum para carros de passeio, sendo encontrada disponível em postos de combustível e oficinas, é acessível e econômico, muitas vezes oferecido gratuitamente em postos de combustível.

A escolha entre eles depende de suas necessidades e disponibilidade local. Em ambos os casos, é essencial manter a pressão adequada para garantir uma condução segura e a longevidade dos pneus.

No final das contas, a escolha entre nitrogênio e ar comprimido depende das suas preferências pessoais, necessidades específicas e disponibilidade local.

Ambos os métodos podem funcionar bem para a calibragem dos pneus, desde que a pressão adequada seja mantida regularmente. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo em relação à pressão correta dos pneus, independentemente do tipo de calibragem utilizado.

Qual tipo de calibragem é melhor?

Depende. Em alguns casos, como corridas, o nitrogênio é essencial para a performance e desempenho dos carros.

Já no dia a dia, a escolha da calibragem ideal fica por conta do motorista. Vale lembrar que as bombas de ar comprimido são encontradas com maior facilidade.

Além disso, caso você calibre os pneus com ar comprimido e queira fazer a troca por nitrogênio, ou vice-versa é necessário esvaziar totalmente os pneus antes de realizar a calibragem. 

O ideal é ir até uma oficina especializada para fazer essa troca, assim o carro fica suspenso ao esvaziar os pneus, evitando que partes da lataria fiquem danificadas.

Calibrar o estepe

Calibrar o estepe é fundamental para garantir que você esteja com o pneu reserva em dia caso aconteça alguma coisa com algum dos seus pneus.

O ideal é conferir a calibragem toda vez que for encher os pneus do carro. Além disso, pode ser necessário calibrar com três libras a mais do que o habitual já que ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente por não estar sendo utilizado.

Como funciona o calibrador digital?

O calibrador digital é um dispositivo utilizado para medir a pressão dos pneus de forma precisa e conveniente. Ele é composto por um mostrador digital que exibe a leitura da pressão em unidades como polegada quadrada (PSI) ou em kilopascals (kPa).

Com um visor digital, ele exibe a leitura da pressão de forma fácil de entender e para usar o calibrador basta ligar e conectar à válvula de ar do pneu, fazer a leitura da pressão no visor e ajustar conforme necessário. Após isso, basta desconectar o calibrador e desligá-lo.

Os calibradores digitais são populares por sua facilidade de uso, leitura precisa e o visor digital de fácil visibilidade. 

Mas vale lembrar que a calibragem dos pneus deve ser feita quando estão frios, garantindo uma leitura mais precisa, considerando que a pressão dos pneus aumenta durante a condução.

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