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Manutenção de carro: o que é, quais os tipos e principais dicas

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Publicado em 
24
 de 
April
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Muitos motoristas ainda têm dificuldade em identificar quais são os pontos importantes para uma boa manutenção de carro. Neste post, vamos compartilhar os principais itens de manutenção veicular para manter o seu carro em bom estado e evitar dores de cabeça no futuro.

O que é manutenção de um veículo?

Manter o carro em dia é uma forma de evitar surpresas desagradáveis, como panes mecânicas, problemas no sistema elétrico, problemas de suspensão, entre outros. Além disso, a manutenção básica de veículos também ajuda a economizar dinheiro a longo prazo, já que a substituição de peças danificadas pode ser mais cara do que a manutenção preventiva.

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Por que fazer a manutenção do carro?

Outro aspecto importante para a manutenção de carros é a segurança no trânsito. Um carro mal conservado pode apresentar problemas em momentos críticos, como ao fazer uma curva ou frear bruscamente. Nesses casos, a falta de manutenção pode colocar em risco a segurança do motorista, dos passageiros e de outros usuários da via.

Quando fazer uma manutenção de carros?

Os prazos podem mudar de acordo com o modelo do carro, da finalidade que é usado e da quantidade de quilômetros rodados. Para a primeira manutenção preventiva de carros, o recomendado é procurar um estabelecimento de confiança quando o visor indicar 10.000 quilômetros rodados.

Você pode conferir aqui a tabela de manutenção preventiva com as médias de tempo em que cada peça ou parte do veículo deve ser revisada. Lembrando sempre que os períodos podem sofrer alterações de acordo com a forma que o motorista dirige e para qual o uso do carro.

Por exemplo, há uma diferença no desgaste de peças e da necessidade de manutenção entre um veículo que faz apenas trajetos curtos e outro que faz longas viagens.

Quais os tipos de manutenção de um veículo?

Existem diferentes tipos de manutenção de um veículo, que podem ser classificados de acordo com o objetivo e a periodicidade. Os principais tipos de manutenção são:

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva de carros é uma manutenção realizada regularmente, com o objetivo de evitar problemas futuros e garantir o bom funcionamento do veículo. É feita com base no tempo de uso ou na quilometragem percorrida pelo veículo.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva de carros é aquela realizada quando o veículo já apresenta algum problema ou falha. Nesse caso, a manutenção é realizada para corrigir o problema e restaurar o funcionamento normal do veículo.

Ela é realizada quando acontece algum problema com o veículo, seja um motivo simples como a troca de uma lâmpada em um dos faróis até a troca de uma peça ou conserto de funilaria e/ou pintura.

No comparativo, a manutenção preventiva é considerada a mais eficaz e econômica, pois permite evitar problemas futuros e prolongar a vida útil do veículo. No entanto, é importante lembrar que cada veículo tem suas próprias necessidades de manutenção, e o proprietário deve seguir as recomendações do fabricante para garantir o melhor desempenho e segurança.

O que deve ser revisado no veículo?

A revisão de um carro deve ser feita de forma periódica para garantir que todos os sistemas estejam em bom funcionamento e prevenir problemas futuros. 

Vamos listar abaixo quais são os principais itens de manutenção veicular e você pode conferir e saber mais sobre cada parte do carro e como realizar a manutenção de forma correta.

Filtro de óleo e óleo de motor

Trocar o óleo do motor é uma das principais medidas de manutenção preventiva que você pode fazer para prolongar a vida útil do seu carro. O óleo lubrifica as partes móveis do motor, evitando o desgaste excessivo e a corrosão.

A frequência recomendada para a troca do óleo varia de acordo com o modelo do carro e as condições de uso. Em geral, é recomendado trocar o óleo entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro.

O filtro de óleo também é uma peça importante nessa engrenagem, eles são desenvolvidos para deixar o óleo limpo para ser utilizado no sistema de lubrificação do veículo e deve ser revisado a cada troca de óleo.

A troca pode ser feita em oficinas mecânicas, postos de gasolina e, para os mais treinados, pode ser realizada em casa.

Filtro de combustível

Assim como o filtro de óleo, o filtro de combustível também tem a função de remover impurezas. Com o tempo, essas impurezas se acumulam no filtro, reduzindo a eficiência do sistema e, em casos mais graves, podem até causar danos ao motor.

Por isso, é importante fazer a troca do filtro de combustível regularmente, seguindo as recomendações do fabricante do veículo. A periodicidade pode variar dependendo do modelo do carro, do tipo de combustível utilizado e das condições de uso. Em média é recomendado trocar o filtro de combustível a cada 20.000 a 30.000 km rodados, mas é importante verificar o manual do veículo para ter certeza.

Ao trocar o filtro de combustível, você ajuda a garantir a qualidade do combustível que chega ao motor e evita problemas de desempenho.

Filtro de ar-condicionado

O filtro de ar-condicionado é responsável por proteger o motor contra a entrada de impurezas, como poeira e sujeira no carro. Segundo os fornecedores, existe uma média que podemos usar como base para a troca do filtro de ar-condicionado, geralmente é recomendado trocar o filtro de ar-condicionado a cada 10.000 a 15.000 quilômetros rodados, mas é importante verificar o manual do veículo para ter certeza.

Assim como outras peças do carro, além dos períodos médios indicados vale também a observação. No caso do filtro de ar-condicionado, perceba se ele não está muito sujo ou se ao ligar o ar-condicionado você percebe um odor, pode ser o momento da troca da peça.

Correias

As correias são responsáveis por transmitir a força do motor para outras partes do veículo, como o alternador, o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a direção hidráulica. Por isso, é fundamental que elas estejam em bom estado de conservação e sejam trocadas regularmente para evitar problemas e danos ao motor.

Com o tempo, as correias podem se desgastar, ressecar e até mesmo romper, o que pode causar danos graves ao motor. Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante e fazer a troca das correias no intervalo recomendado, que geralmente fica entre 50.000 e 100.000 quilômetros rodados, dependendo do modelo do veículo e das condições de uso.

Alguns sinais de que as correias podem estar desgastadas ou precisando ser trocadas incluem ruídos estranhos vindos do motor, vibrações ou oscilações do volante e luzes de advertência acesas no painel.

Velas de ignição

As velas de ignição são responsáveis por produzir a faísca elétrica que faz a mistura ar/combustível acontecer dentro dos cilindros do motor, permitindo que o motor funcione corretamente.

Com o tempo, as velas de ignição podem se desgastar e acumular depósitos de sujeira, o que pode afetar a eficiência do motor e até mesmo causar problemas de partida e funcionamento do carro. Geralmente a manutenção é indicada a cada 30.000 a 100.000 quilômetros rodados.

Alguns sinais de que as velas de ignição podem estar desgastadas ou precisando ser trocadas incluem dificuldade para ligar o motor, falhas de ignição, perda de potência, aumento no consumo de combustível e emissão de fumaça escura pelo escapamento.

Fluido de freio

O sistema de freios é um dos componentes mais importantes do carro e deve ser mantido em boas condições para garantir a sua segurança. Verifique regularmente o fluido de freio e faça a sua troca conforme a recomendação do fabricante.

É importante se atentar a alguns sinais de que o sistema de freios precisa de manutenção, como:

  • Necessidade de maior força ao pisar no pedal;
  • Maior tempo de resposta da frenagem;
  • Luz de advertência acesa no painel do carro.

Fluido do câmbio

O fluido de câmbio é responsável por lubrificar e refrigerar as engrenagens e outras peças móveis do câmbio, além de transmitir a força do motor para as rodas. Assim como outros itens apresentados neste post, o fluido de câmbio pode se deteriorar, acumular impurezas e perder suas propriedades lubrificantes e de refrigeração.

Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante e fazer a troca do fluido no intervalo recomendado, geralmente a cada 40.000 a 100.000 quilômetros rodados, dependendo claro do modelo do veículo e das condições de uso.

Alguns sinais de que o fluido de câmbio pode estar desgastado ou precisando ser trocado incluem dificuldade para trocar as marchas, barulhos estranhos vindos do câmbio, vazamentos de fluido e aumento da temperatura do câmbio.

Pastilhas e discos de freio

Assim como o fluido de freio, as pastilhas e discos de freio fazem parte do sistema de frenagem do veículo e são itens super importantes para a segurança do motorista. Eles são responsáveis por reduzir a velocidade do veículo e pará-lo completamente quando necessário.

A troca é indicada pelos fabricantes entre 30.000 e 60.000 quilômetros rodados e alguns sinais de que as pastilhas e os discos de freio podem estar desgastados incluem ruídos estranhos vindos do freio, balanços ou trepidações do volante durante a frenagem e aumento da distância de frenagem.

Tambor e lonas de freio

Alguns veículos possuem freios a tambor nas rodas traseiras, que utilizam um conjunto de lonas de freio para reduzir a velocidade do veículo e pará-lo completamente quando necessário. 

Nesse caso, as peças têm uma média de troca recomendada entre 30.000 e 60.000 quilômetros rodados e, assim como os outros itens do sistema de freios, é necessário observar ruídos estranhos no momento da frenagem e balanços ou trepidações do volante.

Bateria

O sistema elétrico do carro é responsável por diversas funções importantes, como a iluminação, o ar-condicionado e o sistema de áudio. A bateria é o ponto principal nesse sistema e fornece energia para que todos esses itens funcionem de modo perfeito.

Segundo o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo, o Sindirepa-SP, o prazo ideal para a revisão do sistema elétrico é de seis meses, porém nem sempre é possível a manutenção nesse curto período de tempo. Se não for possível, o indicado é realizar a manutenção a cada fim de ciclo da bateria, que dura em média dois anos.

Aditivo do radiador

O aditivo do radiador é uma substância química adicionada à água do radiador para proteger o sistema de arrefecimento do veículo contra a corrosão, o superaquecimento e o congelamento em temperaturas baixas.

Alguns sinais de que o aditivo do radiador pode estar precisando ser trocado incluem superaquecimento do motor, vazamentos no sistema de arrefecimento, mau funcionamento do aquecedor e acúmulo de sujeira ou resíduos no radiador.

A troca do aditivo do radiador é indicada a cada 2 anos ou 40.000 quilômetros rodados, o que acontecer primeiro.

Amortecedores

A suspensão do carro é responsável por absorver as irregularidades do terreno e garantir o conforto dos ocupantes do veículo. O sistema de suspensão do carro é composto por 04 peças principais: amortecedor e molas, braço oscilante, pivô de suspensão e barra estabilizadora. Cada um possui uma função importante na estabilidade do carro e da direção.

Como já apontamos por aqui, a observação é essencial para identificar se existe algo errado com o carro e realizar a manutenção correta. No caso do amortecedor, é importante se atentar a barulhos e ruídos estranhos durante o funcionamento do carro.

Quais carros têm manutenção barata?

A manutenção de um carro pode variar bastante, dependendo do modelo, marca, idade e condições de uso do veículo. Porém, alguns carros tendem a ter manutenção mais barata do que outros, devido a fatores como a disponibilidade de peças de reposição, facilidade de manutenção e baixo custo de mão de obra.

Aqui estão alguns modelos de carros que costumam ter a manutenção mais barata:

  • Volkswagen Gol: o modelo é muito popular no mercado brasileiro e tem uma grande oferta de peças de reposição, o que contribui para uma manutenção mais barata;
  • Chevrolet Onix: também é um modelo bem popular e conta com uma rede de concessionárias e oficinas especializadas grande em todo o país;
  • Ford Ka: o modelo é conhecido por ter manutenção relativamente simples e por não apresentar muitos problemas mecânicos, por isso também entra em nossa lista.

No entanto, é importante lembrar que a manutenção de um carro não deve ser baseada apenas no preço, mas também na qualidade dos serviços prestados e na reputação das oficinas mecânicas e concessionárias que realizam a manutenção. 

Quais dicas de manutenção de carro?

Muitos motoristas não possuem muito conhecimento em mecânica e funcionamento de carros, o que pode ser um prato cheio para profissionais e estabelecimentos de má índole.

Assim como frisamos por aqui, é importante a observação do carro para saber a hora certa da troca de peças e para realizar os serviços de manutenção. Essa dica de ouro também vale na hora de escolher um profissional e/ou estabelecimento de confiança.

Agora vamos apresentar uma tabela de manutenção preventiva para vocês acompanharem mais alguns itens para ficar de olho para manter seu carro em bom funcionamento.

Calibragem dos pneus

A calibragem correta dos pneus é uma das medidas mais simples e importantes que podem ser tomadas para garantir a segurança e a durabilidade dos pneus e do veículo. 

A calibragem adequada dos pneus ajuda a:

  • Reduzir o desgaste prematuro dos pneus;
  • Economizar combustível;
  • Melhorar a estabilidade e o controle do veículo;
  • Reduzir o risco de acidentes.

Você pode calibrar os pneus de maneira fácil e gratuita em postos de gasolina que oferecem bombas digitais de ar. É recomendável verificar a pressão dos pneus regularmente, pelo menos uma vez por mês, e sempre antes de uma viagem mais longa.

Verifique o óleo

Como falamos mais acima, trocar o óleo do motor é essencial para prolongar a vida útil do seu carro. O óleo lubrifica as partes móveis do motor, evitando o desgaste excessivo e a corrosão.

A frequência recomendada para a troca do óleo varia de acordo com o modelo do carro e as condições de uso. Em geral, é recomendado trocar o óleo entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro.

Limpeza e manutenção

A limpeza regular do carro não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde financeira. Manter o carro limpo e com a manutenção em dia evita desgastes maiores, preservando assim o veículo e evitando grandes reparos.

Vale lembrar também que veículos que possuem limpeza e manutenção frequentes têm um valor mais alto no momento da revenda. Compradores de carros usados se atentam muito a esses fatores para tomar a decisão final.

A limpeza também ajuda na longevidade das peças, um carro com peças e motor sujos tem um nível de desgaste maior em comparação a um carro limpo.

Rodízio de pneus

O rodízio de pneus é um procedimento que consiste em trocar as posições dos pneus do veículo para garantir que o desgaste seja uniforme e que a vida útil dos pneus seja prolongada. Isso é feito movendo os pneus dianteiros para as rodas traseiras e vice-versa.

O objetivo do rodízio de pneus é reduzir o desgaste desigual dos pneus, que pode ocorrer devido ao peso do motor, à tração e à direção do veículo. Quando os pneus não são rodiziados regularmente, é comum que os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente do que os pneus traseiros.

O intervalo de tempo para fazer o rodízio de pneus varia de acordo com o modelo do veículo e com as condições de uso. Geralmente, recomenda-se fazer o rodízio de pneus a cada 10.000 quilômetros ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro.

Troca dos pneus

Os pneus são a única parte do carro que fica em contato com a estrada, e por isso é importante mantê-los em boas condições. Verifique regularmente a pressão dos pneus e faça a sua calibragem de acordo com a recomendação do fabricante. 

Em média, segundo os fabricantes, o tempo máximo de utilização de um pneu gira em torno de 4 a 5 anos, um período que pode variar entre 40 a 70 mil quilômetros de rodagem. Esse período pode reduzir de acordo com o clima, pressão e umidade.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento é o processo de ajuste das rodas e suspensão do veículo para garantir que elas estejam alinhadas corretamente. O alinhamento correto ajuda a prevenir o desgaste irregular dos pneus e proporciona uma condução mais suave e segura.

O balanceamento é o processo de distribuição equilibrada do peso do veículo em cada roda. Isso é feito adicionando pesos de chumbo nas rodas, a fim de corrigir qualquer desequilíbrio que possa causar vibração e desgaste irregular dos pneus.

Recomenda-se que o alinhamento e balanceamento sejam realizados a cada 10.000 quilômetros ou sempre que o veículo apresentar vibração ou alterações na direção.

Painel

O painel é a central de controle para o motorista, nele ficam os indicadores luminosos que alertam quando os níveis de fluidos do veículo estão baixos e necessitam de troca entre outras funcionalidades. 

Conclusão

Depois dessas dicas ficou fácil identificar os possíveis problemas no seu veículo e realizar a manutenção correta de seu carro, né?! Vale lembrar que cada modelo de carro possui um funcionamento próprio e específico, o que pode impactar e alterar os prazos para manutenção.

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