Economize

Seguro Auto

Entenda se o seguro cobre roubo de estepe e o que deve ser feito

pneu furado estepe
Publicado em 
24
 de 
May
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

O estepe, como sabemos, é um pneu reserva, o qual deve ser transportado pelo motorista para casos emergenciais, como quando o pneu regular furar ou estourar. 

Trata-se de um equipamento de segurança - e é visto, por lei, dessa maneira. Isso está disposto no artigo 1° da Resolução CONTRAN n° 14, de 06 de fevereiro de 1998.

Ela postula que todos os veículos que desejam circular em vias públicas devem estar munidos de uma série de itens de segurança. Entre elas está o item 24, que é uma "roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso". 

Ou seja: caso o motorista não porte um estepe e isso seja descoberto, ele será considerado um infrator e, então, penalizado. Trata-se de uma infração de natureza grave, com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

{{cta-component}}

Além disso, o veículo ficará retido até que a situação seja regularizada. Ou seja: é sempre melhor (sem contar que é mais seguro!) estar com o seu estepe em dia.

Uma vez que pontuamos a necessidade de ter um estepe, vamos para a segunda parte do assunto: o que acontece quando o nosso estepe por acaso é usurpado por outra pessoa? O seguro cobre roubo de estepe? Falaremos mais sobre essas questões nos parágrafos a seguir. Confira!

O seguro cobre roubo de estepe?

É importante que entendamos que o seguro cobre roubo de estepe, mas apenas se o valor do estepe e os demais consertos necessários sejam maiores do que o valor da franquia.

É possível informar à sua seguradora que você foi vítima de roubo e solicitar auxílio. Porém, vale lembrar que será necessário para a franquia - e, se ela for mais alta do que o valor do próprio estepe, às vezes não faz muito sentido prosseguir dessa maneira.

Se você teve outros prejuízos durante o roubo, como danos na estrutura do veículo, nos vidros e similares, no entanto, pode ser mais interessante para você entrar em contato com a sua seguradora.

O que o seguro veicular não cobre?

Primeiro, é necessário que entendamos que existem diferentes tipos de seguros, com valores e coberturas bastante distintas (as quais, inclusive, também podem variar de acordo com o perfil do motorista, com o veículo escolhido por ele e até com a localização).

Em geral, no seguro básico não há cobertura dos acessórios que fazem parte do automóvel. Por acessórios, podemos citar: bancos de couro, rodas esportivas e até mesmo o sistema de som.

É possível fazer uma cobertura adicional de acessórios. Para tal, será preciso pagar uma taxa extra, a qual deve ser exposta pela seguradora e incluída na apólice de seguros.

Acidentes causados por terceiros não habilitados também não são cobertos pelo seguro. Há a possibilidade de cobertura para terceiros, mas nesse caso é primordial que o motorista em questão possua habilitação e tenha toda a documentação em dia.

Se o segurado, por alguma razão, não estiver com a sua CNH em ordem, ele também não terá direito a indenizações em caso de sinistros.

É preciso falar, além disso, da perda de direito à indenização. 

Ela pode ocorrer quando:

  • Há exposição deliberada a grandes riscos - ou seja, quando o motorista por alguma razão facilita um dano ou um acidente;
  • O motorista submete o veículo a uma série de desgastes naturais, como andar pela areia da praia ou por estradas muito acidentadas;
  • O carro segurado é utilizado para atividades ilícitas, como "rachas" e competições análogas.

Quando o seguro não cobre roubo?

Como já mencionamos, o seguro cobre roubo de estepe apenas se o valor ultrapassar o da franquia. 

Uma dica: se o seu carro tem rodas muito valiosas, esportivas ou personalizadas, pode ser uma boa ideia conversar com a sua seguradora e verificar a possibilidade de adquirir um plano adicional de proteção às suas rodas. 

Pensando em "roubo" em um sentido mais amplo, agora, o que acontece é o seguinte: se o carro como um todo for roubado e depois encontrado, ele será avaliado. 

Se ele possuir danos que não ultrapassem 75% do valor de mercado, a seguradora arcará com os valores. Se não houver danos, o segurado não receberá nenhuma indenização.

Caso seja constatado que o veículo foi danificado intencionalmente pelo usuário ou mesmo que ele forjou um furto para conseguir o dinheiro do seguro, ele não receberá nenhuma indenização, perderá o seguro e poderá responder criminalmente.

Como incluir a proteção do estepe ao seguro?

Existe a possibilidade de incluir em seu plano a proteção de acessórios ou de outros equipamentos (como os que já citamos). Isso implicará no pagamento de uma taxa extra, cujos valores devem ser discutidos diretamente com a seguradora.

Como evitar que o estepe seja roubado?

Para inibir a ação de possíveis malfeitores, o ideal é proteger o seu estepe com uma trava de segurança ou por meio da utilização de correntes e/ou cadeados. 

Há, para os que preferirem, a possibilidade de investir em um alarme para estepe. Alarmes para veículos como um todo também são bem-vindos.

Outros cuidados incluem tomar medidas de seguranças extras, como:

  • Evitar estacionar em ruas muito desertas, com iluminação escassa;
  • Estacionar em locais seguros, de preferência em estacionamentos fechados e com segurança privada;
  • Verifique se todos os itens do seu carro que podem ser ocultados estão "escondidos", para evitar que sejam visados por ladrões.

É necessário apresentar Boletim de Ocorrência em todos os sinistros ocorridos com meu veículo?

Não. O boletim de ocorrência (B.O.) torna-se obrigatório apenas quando é necessário registrar casos de furto ou roubo de veículos ou quando há algum tipo de acidente que envolve outras pessoas ou vítimas.

Em caso de sinistro, quanto tempo tenho para acionar a Justos?

Você pode acionar a Justos em até um ano após a ocorrência do sinistro. Caso tenha dúvidas, porém, você pode entrar em contato conosco antes - estamos sempre à disposição para conversar e esclarecer questões.

Esperamos ter respondido se o seguro cobre roubo de estepe e os seus demais questionamentos!

Conte com a Justos

Nunca queremos que algo nos aconteça, é verdade, mas não é possível prever intercorrências - como, por exemplo, o roubo de um estepe!

Ter um seguro, especialmente se você mora em uma grande cidade ou faz uso do seu automóvel de forma frequente ou por longas distâncias, é uma necessidade. Caso algo saia do controle, você terá garantias de que será bem auxiliado.

A Justos é uma startup especializada em seguros, mas que tem como pilar a defesa do bem-estar e da segurança de todos. É por isso que damos benefícios aos motoristas que mais se preocupam em seguir as leis e, assim, prezam pela vida de todos.

Esse é o seu caso? Então não perca tempo: faça agora mesmo a cotação do seu seguro no app da Justos! É rápido, fácil e sem burocracia.

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos