Dirigir Bem

Dicas Suaves

O que é laudo cautelar: saiba para que serve e como ele é feito

carro preto
Publicado em 
27
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

A venda de carros usados/seminovos cresceu muito de 2020 para cá. Só em 2021, o setor de vendas de veículos usados cresceu 18%, o que representa quase 6 vezes mais que a venda de veículos 0km.

Porque as vendas de usados cresceu muito? Bom, os preços de carros seminovos são muito mais atrativos, sem dúvidas. E também a situação econômica do país influencia diretamente no comércio automotivo.

Porém, para comprar um carro usado, é necessário avaliar e certificar-se de que o carro está em boas condições para não ter dores de cabeça e problemas e gastos com o veículo após a compra. Para isso, é necessário realizar uma vistoria para obter o Laudo Cautelar. Entenda:

O que é laudo cautelar?

O laudo cautelar ou perícia cautelar é um procedimento de vistoria feito especificamente nos carros usados. Esse laudo é um relatório completo sobre as condições totais do veículo.

Esse relatório é emitido por um engenheiro ou técnico que verifica diversos pontos do carro. Itens como: Chassi, vidros, suspensão, motor, borrachas da porta, cinto de segurança, etc. Após a análise, o veículo pode ser classificado no estado “verde”, “amarelo” ou “vermelho”.

Informamos também que na hora de comprar um carro seminovo, a relação laudo cautelar - valor do veículo é de extrema importância para o negócio. Esse relatório pode ajudar a comprovar o bom uso de um veículo ou servir como um alerta para carros que estão em condições mais precárias.

{{cta-component}}

Qual a diferença entre vistoria e laudo cautelar?

Esses dois termos são frequentemente usados no contexto automotivo. Eles descrevem processos de avaliação e inspeção de veículos. Mas, embora eles tenham funções um pouco semelhantes, existem algumas diferenças.

Vistoria é uma inspeção geral realizada em um veículo para avaliar seu estado geral, condição mecânica, documentação e conformidade com os requisitos legais. Este procedimento é realizado em diversos contextos como transferência de propriedade, renovação de licenciamento, seguros e inspeções periódicas obrigatórias. O objetivo da vistoria é verificar se o veículo está em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades competentes.

Laudo Cautelar é o resultado de uma avaliação detalhada e minuciosa do veículo. Geralmente é realizada por empresas especializadas em vistorias veiculares. Esse tipo de laudo geralmente é requisitado por compradores ou vendedores de veículos a fim de obter informações adicionais sobre o veículo antes da compra ou venda. O laudo cautelar abrange uma gama de aspectos, fornecendo um relatório com detalhes sobre o estado atual do veículo, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão dos envolvidos na transação.

O que é analisado no laudo?

O laudo cautelar é vantajoso na hora de tomar uma decisão de compra, pois ele irá te mostrar detalhes que podem estar escondidos no carro que está à venda. O relatório que o laudo traz, abrange uma série de fatores que atestam a legalidade do veículo e suas condições. Então, ao passar por um laudo cautelar, será avaliado os seguintes itens do veículo em questão:

  • Histórico financeiro do carro: será muito útil para verificar se existem débitos em aberto para serem quitados. Às vezes o carro pode estar com um bom preço, mas com um acúmulo de dívidas grande que não compensa a compra;
  • Autenticidade da documentação do veículo: fique atento com documentação falsa;
  • Histórico dos antigos proprietários: tome conhecimento sobre o histórico dos antigos donos para saber se o carro já foi envolvido em algum sinistro ou B.O.
  • Vestígios de sinistros: é necessário pesquisar se o carro foi envolvido em algum sinistro, se já foi batido e o estado da sua estrutura;
  • Indícios de que o automóvel foi clonado ou adulterado: um dos aspectos que mais podem ser prejudiciais é ter um veículo clonado. Ter outro carro com a mesma placa que o seu rodando pode ser muito prejudicial e trazer muitos problemas burocráticos para resolver. O laudo cautelar também analisa esse aspecto;
  • Pendências jurídicas: analisando as pendências jurídicas irá atestar se o carro está envolvido em algum processo legal;
  • Se o veículo já sofreu algum recall ou se foi comprado em leilão: veículos comprados em leilão costumam ter um histórico ruim tanto mecânico quanto de dívidas dependendo do carro. Por isso, é importante ter conhecimento se o carro em questão já passou por algum leilão ou recall;
  • Condições dos itens de identificação: isso pode incluir uma variedade de itens como chassi, placas, pintura, vidros, etc. É importante saber se o carro está com itens originais ou se por alguma eventualidade ocorreu a troca de itens de identificação e o motivo da troca. Esses itens não são comuns de serem alterados;
  • Estado de itens estruturais: o laudo irá realizar a perícia dos painéis do motor, longarinas, almas de parachoque, entre outros. O recomendado ao comprar um carro é que a estrutura dele esteja original de fábrica e sem o histórico de colisões;
  • Condições dos itens de segurança: o laudo irá avaliar o básico do veículo também como pneus, freios, motor, velocímetro, amortecedores, parachoques, entre outros.

Quem pode fazer o laudo cautelar?

O laudo cautelar pode ser realizado por empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias). As empresas credenciadas no EVC também deve estar regulamentadas junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). É uma forma que garante mais segurança e autenticidade no processo de avaliação do carro, além de que todo o processo de realização do laudo é filmado para segurança.

A pessoa especializada pode realizar o laudo no local que for mais conveniente. É possível que seja na própria loja onde o carro esteja, a domicilio ou na concessionária.

Quanto tempo demora o procedimento?

Depende muito da empresa contratada e do técnico. Mas geralmente a vistoria para emissão do laudo dura, em média, entre 1h a 2h. Algumas empresas fazem o agendamento da vistoria e outras fazem por ordem de chegada.

Qual o valor de um laudo cautelar?

Às vezes falar sobre valores pode ser um tanto complicado, independente do assunto. Em relação ao valor do laudo, o preço pode variar muito de acordo com o modelo do veículo.

Mas podemos dizer que existe uma média de preço para você se programar se estiver se planejando para fazer um laudo cautelar. O preço para avaliação em carros populares custa em média R$500.

Mas também existe o cálculo que se baseia no preço da tabela Fipe do carro, porém não existe uma tabela de preços unificada para esse tipo de serviço. Cada empresa irá orçar de acordo com seu método de avaliação.

Quem deve pagar pelo laudo cautelar?

No Brasil existe a Lei Federal nº 13.111/2015 que diz que um comprador, antes de finalizar a compra, deve ser informado pelo vendedor sobre a real situação do veículo.

Simplificando, o vendedor deve fornecer ao comprador alguns itens como registro policial, impostos, multas e todas as taxas anuais. Essa prática deve ser feita em qualquer tipo de relação de compra e venda praticada no Brasil, pois é determinada pelo Procon, garantindo os direitos do consumidor. 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o cliente tem o direito de ter informações precisas e claras sobre o produto que ele pretende comprar. Mas, notamos que existe um detalhe que passa despercebido na maioria dos casos para os compradores.

As determinações impostas no Código de Defesa do Consumidor só são válidas apenas para compras entre pessoa física e jurídica. Logo, só será válido essa determinação se o comprador for direto numa loja ou concessionária, e não com o proprietário particular.

Em todo caso, o cliente tem direito de requisitar um laudo cautelar para verificar as condições reais do veículo. Se caso o vendedor negar o pedido, o cliente pode reclamar no Procon ou até entrar com uma ação em um Juizado de Pequenas Causas.

Mas o mais recomendado é entrar em um acordo com o vendedor para que ideal para ambas as partes. O cliente pode até pagar uma parte do valor ou o valor total. Mas é preciso que o comprador esteja bastante interessado no veículo para realizar essa verificação.

Fique atento também, pois se você quer comprar o carro e for pagar por um laudo antes de realizar a compra, o veículo pode ser reprovado na inspeção, gerando prejuízo e também ficando sem o carro.

O que consta no laudo cautelar do veículo?

A inspeção aponta níveis de condições do veículo em questão. Dependendo do nível, você consegue ter noção se o carro está apto para rodar ou se precisa de uma manutenção. Você também pode avaliar se vale a pena ou não fazer a compra do veículo inspecionado.

Realizar o laudo cautelar é importante para ambas as partes, pois quem compra tem um registro do histórico oficial do veículo e quem vendeu também fica assegurado com provas se caso o comprador questione algo.

É muito mais fácil ser enganado e levar um golpe sem o laudo feito.

Níveis de classificação

Veja abaixo os níveis de classificação de acordo com as cores:

Verde

No nível verde, o veículo está em ótimo estado, sem nenhuma observação, pronto para rodar. Com esse nível você pode ter certeza que a compra valerá a pena.

Amarelo

Com o nível amarelo, o laudo aponta que alguma peça está em más condições ou que área estrutural foi afetada por algum motivo, mostrando que a restauração foi feita sem comprometer o bom funcionamento do veículo.

Vermelho

Se caso constar o nível vermelho, o veículo foi reprovado, portanto, é importante que negociação entre as duas partes (vendedor e comprador) tenha sido feita de maneira bem clara.

O veículo em estado vermelho pode ser vendido, mas com um preço bem abaixo da tabela atual.

Quais os benefícios do laudo cautelar?

O laudo cautelar irá garantir mais tranquilidade para o seu negócio se caso você for um vendedor, e também para um comprador, entregando um registro sobre as condições gerais do veículo.

Ele pode te livrar de dores de cabeças burocráticas e ainda traz vantagens como:

  • Definição mais precisa do valor de revenda;
  • Mais facilidade para revender o carro;
  • Prevenção contra possíveis irregularidades;
  • Segurança e tranquilidade para quem compra;
  • Garantia quanto á procedência do automóvel;
  • Prevenção contra roubos e fraudes.

Quais as consequências de não fazer o laudo cautelar?

Não fazer o laudo cautelar antes de comprar um veículo seminovo ou usado pode trazer algumas dores de cabeça. É importante ter o laudo em mãos para evitar surpresas após a compra e redução de acidentes por falta de informação sobre a manutenção do veículo.

Além disso, existem outras duas consequências muito comuns que são enfrentadas por quem não faz essa vistoria de precaução. Entenda:

Risco de apreensão

Às vezes o veículo pode estar em perfeito estado, com toda a manutenção em dia. Mas caso a documentação esteja irregular, o automóvel corre risco de apreensão a qualquer momento. O laudo te proporciona um relatório sobre as documentações do veículo.

Vulnerabilidade a golpes

Hoje em dia é muito comum que a polícia receba denúncias de veículos clonados. Saiba que, só de realizar a vistoria você já fica imune de cair em golpes como a clonagem. Isso porque é realizado uma análise de procedência, que se não for feita, você pode acabar recebendo um veículo clonado em mãos e ter de encarar muitas burocracias até provar o contrário.

O que reprova o laudo cautelar?

Você também pode realizar algumas manutenções para o veículo não reprovar na inspeção cautelar. Geralmente, o carro reprova quando existe algum problema com peças originais do carro, ou caso elas tenham sido adulteradas. Ou então quando algum equipamento ou acessório está com algum tipo de problema.

Itens como a suspensão, numeração de chassi, sistema de sinalização, vidros e janelas, pneus e documentação são um dos mais avaliados na inspeção para o laudo. Ter essas partes em boas condições e regulamentadas irá garantir um melhor resultado no laudo.

Conclusão

Agora que você entendeu qual é a função do laudo cautelar, você já pode comprar um veículo com mais segurança e solicitar uma vistoria antes de fechar a compra, pois você sabe quais são os itens que devem estar em dia para que o veículo não te traga dores de cabeça.

Além de ter um veículo com toda a manutenção e documentação em dia, não esqueça de fazer um seguro para o seu carro. A Justos é sua seguradora e não te deixa na mão nem a pé.

Somos uma seguradora registrada pela SUSEP e você pode conseguir até um ano de seguro grátis conosco. Faça sua cotação e seu teste de motorista agora. Baixe o App e em menos de 5 minutos tenha sua cotação pronta.

É rápido e prático com a Justos 🚗😄

CONHEÇA A JUSTOS,
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!
CONHECER A JUSTOS

Os mais lidos