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Tipos de pneu de carro: importância e quais são os mais utilizados

tipos de pneu de carro
Publicado em 
23
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Os pneus são itens de segurança, além de serem fundamentais para que o veículo consiga se locomover dentro e fora da cidade, por distâncias longas ou mais curtas.

É preciso que compreendamos que existem tipos de pneu de carro bastante diferentes. Eles dialogam com os modelos dos veículos, mas também com as necessidades do motorista e com o tipo de desafio que será enfrentado - afinal, cada estrada possui as suas particularidades e o pneu deve ser capaz de lidar com elas.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os tipos de pneu de carro que existem, dando informações relevantes sobre as suas indicações. Se este assunto lhe interessa, prossiga com a leitura!

O que é o pneu?

O pneu é o responsável pelo contato entre o carro e o solo. Ele se prende à roda e, na maioria das vezes, é inflado com o auxílio de gases.

Ele é composto por uma mistura de elementos. Em geral, há no pneu borrachas, petróleo, poliéster e aço.

Sem um pneu adequado e em bom estado, há menos aderência das rodas ao solo. Sem o atrito oferecido por um pneu de boa qualidade, há maior chance de derrapagem - o que, por sua vez, atrapalha a direção do motorista, aumentando a possibilidade de acidentes.

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Qual é a importância de saber escolher os pneus?

Primeiro, é preciso que compreendamos que existem vários tipos de pneu de carro. Isso significa que a escolha deve levar em consideração não apenas o tipo de carro, mas a necessidade do motorista e as vias que serão desbravadas com o auxílio desses equipamentos de segurança.

Uma escolha equivocada pode impedir que o carro tenha a performance desejada, fazer com que o processo de condução se torne mais difícil e até facilitar acidentes. Como isso não é de nosso desejo, vale estudar um pouco mais sobre as particularidades de cada pneu. Vamos lá:

Quais são os tipos de pneus?

Confira nos próximos tópicos quais os tipos de pneu de carro mais comuns.

Pneus off-road

Pneus off road são ótimas opções para aqueles que têm o costume de trafegar por solos irregulares ou muito acidentados.

Não é por acaso que esse tipo de pneu de carro é comum em veículos com tração 4x4, que são utilizados fora das estradas pavimentadas - ou seja, geralmente em estradas de terra, rurais, etc. As SUVs e as caminhonetes, por exemplo, são frequentemente equipadas com pneus off road.

Em geral, esse tipo de pneu é mais largo e alto, com maior resistência e capacidade de lidar com impactos e dificuldades particulares de terrenos mais "inóspitos".

Dentro dos off roads, há dois modelos: o AT e o MT. A primeira sigla, AT, é o diminutivo de All Terrain. Nesse caso, há a indicação de que o pneu consegue lidar bem com terrenos múltiplos. Na prática, você terá facilidade para lidar com estradas tranquilas e estradas mais difíceis, pavimentadas ou não.

MT, por sua vez, é a sigla para Mud Terrain. Nesse caso, os pneus são bons para estradas enlameadas - o que faz, aliás, com que tenham tração excelente, além de muita resistência.

Se você vai rodar apenas no asfalto, os pneus MT podem não ser uma boa opção, já que são bastante pesados e podem vir a queimar mais combustível. Na dúvida, converse com um mecânico de sua confiança!

Pneus on-road ou convencionais

Também conhecidos como pneus HT (Highway Terrain), são mais comuns em veículos que trafegam majoritariamente em estradas asfaltadas.

Por essa característica, os pneus on road geralmente são os escolhidos para compor carros de passeio - que são comuns na cidade.

Se você planeja fazer um trajeto mais desafiador com o seu carro de passeio, é importante que verifique a viabilidade disso. De novo, uma visita a um especialista de sua confiança pode lhe dar boas dicas sobre o melhor caminho a seguir!

Pneus Mistos

Esse tipo de pneu de carro é uma opção interessante para quem passa um tempo na cidade e um tempo no campo.

Ele não é tão potente quanto um pneu desenvolvido para veículos que desbravam estradas mais íngremes e desafiadoras, mas costuma ter bom desempenho.

É um pneu geralmente utilizado em SUVs e picapes.

Pneus Radiais

Pneus radiais são geralmente utilizados em veículos de passeio, caminhões leves e SUVs. Eles são bastante seguros e possuem boa resistência.

O nome "radial" vem porque a malha interna do pneu é colocada no sentido radial. Isso significa que o reforço do pneu fica na base, permitindo mais flexibilidade nas laterais do pneu. Isso, por sua vez, aumenta a vida útil da banda de rodagem, além de reduzir o aquecimento interno.

Pneus verdes

O nome não tem nada a ver com a cor do pneu. O verde, nesse caso, dialoga com a necessidade de um tipo de pneu que seja, ao mesmo tempo, eficiente e sustentável.

Os pneus verdes foram desenvolvidos para ajudar na redução da emissão de gases poluentes, ao mesmo tempo em que permitem que o veículo gaste menos combustível.

Pneus para carga

Bastante auto explicativo: pneus desse tipo são apropriados para veículos de maior carga, que geralmente são mais pesados (e ficam ainda mais quando carregam outros objetos, líquidos e afins).

Como funciona a manutenção dos pneus?

Cuidar dos pneus é uma atitude que deve ser cotidiana! Ao contrário de outras partes do carro, que podem ser checadas de forma mais espaçada, os pneus precisam ser olhados quinzenalmente.

O primeiro cuidado é com a calibragem. Ela é feita para que os pneus possam rodar com as condições certas, sem que haja dano nas estruturas internas e na borracha. A calibragem é feita por meio de modificações na pressão interna dos pneus.

Ela pode ser feita em diversos lugares. A maioria dos postos de gasolina tem essa facilidade, que inclusive pode ser feita pelo próprio motorista. Caso prefira, converse com um dos frentistas e verifique se ele pode ajudá-lo.

Mas atenção: se o seu pneu tem ficado murcho muito depressa, pode ser necessário levá-lo à atenção de um especialista. Isso pode indicar algum problema maior - o qual, por sua vez, pode colocar em risco a sua segurança e o próprio desempenho dos pneus.

Deve haver, além disso, uma preocupação com o balanceamento e o alinhamento dos pneus.

O balanceamento permite que as rodas do veículo sejam capazes de girar sem provocar vibrações. Tal situação é necessária para que haja mais conforto e facilidade na hora da condução, mas também influencia diretamente na performance dos pneus.

Quando o carro está desbalanceado, pode haver trepidação do motorista, dos bancos e até do piso do carro.

O alinhamento, por sua vez, tem como objetivo ajustar os ângulos das rodas, permitindo que elas estejam retas em relação ao solo e perfeitamente paralelas entre si. Tal circunstância é fundamental para que o motorista tenha bom controle do veículo, especialmente durante as curvas.

Quais são os aspectos mais evidentes de desgaste nos pneus?

No fundo dos sulcos dos pneus há o que chamamos de Tread Wear Indicator (ou apenas TWI), um indicador do desgaste da banda de rodagem. Se o pneu estiver encostando neles, é porque chegou a hora de fazer a troca do seu equipamento de segurança.

Pneus carecas não entregam a performance desejada e podem prejudicar o sistema de frenagem, a estabilidade e a dirigibilidade. Da mesma forma, eles estão mais propensos a estourar ou a furos.

Vale lembrar que, além disso, pneus carecas estão suscetíveis à aquaplanagem, gerando perda de controle e aumentando a possibilidade de acidentes.

Como cuidar dos pneus?

Fazer o rodízio dos pneus é uma prática muito recomendada! A cada 10 mil KM, faça essa troca. Isso permite que você prolongue a vida útil dos pneus, desgastando-os de maneira igual.

A direção cautelosa, por sua vez, colabora não apenas para o seu bem-estar, diminuindo a possibilidade de acidentes, mas para a durabilidade dos seus pneus - independentemente do tipo de pneu de carro que estamos falando. Evite, sempre que possível, fazer frenagens bruscas.

Por fim, é importante salientar dois pontos que já mencionamos, mas que colaboram imensamente para o prolongamento da vida útil dos seus pneus:

Calibragem dos pneus

A calibragem, como já dissemos, deve ocorrer a cada quinze dias. Dessa maneira, você garantirá que os seus pneus estejam sempre com a pressão adequada e possam entregar ótima performance.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento podem ser feitos a cada dez mil quilômetros. Se você tiver a oportunidade de fazer antes, porém, pode ser interessante - afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar!

Conte com a Justos

Independentemente do tipo de pneu que você vier a escolher para o seu veículo, uma coisa é certa: devemos sempre buscar formas de fazer um bom uso de nosso carro e de seus equipamentos! É possível fazê-lo por meio da manutenção preventiva e da direção cautelosa.

Acreditamos tanto nisso que decidimos criar planos de vantagens para motoristas que buscam não apenas obedecer às leis de trânsito, mas manter o seu carro sempre responsivo, no melhor estado possível!

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